-
Principio da indivisibilidade ou integrigade: Determina que os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida.
gab certo
-
Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística:
Integridade Arquivística:
Objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas. Também chamado integridade do fundo.
Fonte: http://www.arquivonacional.gov.br/images/pdf/Dicion_Term_Arquiv.pdf (pág 108)
-
O princípio da Integridade Arquivística determina que os conjuntos de documentos não podem sofrer alterações, reduções ou adulterações não autorizadas, sob pena de comprometer seu caráter probatório.
Significa que os conjuntos de documentos não podem ser alterados de qualquer forma, sem que isso tenha relação com as atividades da instituição produtora, pois se sua integridade for comprometida, também será comprometida a fidedignidade das informações que ele guarda.
Sendo assim, não se pode eliminar, acrescentar ou mesmo modificar a ordem de guarda dos documentos sem um devido procedimento, aprovado por colegiado de profissionais devidamente constituído, e executado por profissionais de arquivo, em conformidade com as leis e com as normas institucionais.
Gabarito do professor: Certo
-
Princípio da indivisibilidade ou integridade arquivística: é preciso manter a integridade do arquivo, sem dispersar, mutilar, alienar, destruir sem autorização ou adicionar documento indevido.
Gab. Certo.
-
Impedir a mistura de fundos não é o que diz o Princípio do respeito aos fundos/Princípio da proveniência? Alguém pode esclarecer isso?