SóProvas


ID
3167575
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue  o item relativo  aos  fundamentos  da  arquivologia.


Com a transferência de funções de uma autoridade para  outra  como  resultado  de  mudança  política  ou  administrativa,  os  documentos  também  serão  transferidos  para  se  assegurar  a  continuidade  administrativa.  Esse  conceito  é  conhecido  como  proveniência territorial.  

Alternativas
Comentários
  • gab: errado. De acordo com tal princípio, não necessariamente os documentos devem acompanhar a transferência. Devem ser conservados o mais próximo possível do local emanado ou que influenciaram a sua produção. Esse local pode ser nacional, regional ou institucional.

  • Princípio da proveniência funcional – com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa. Também chamado pertinência funcional.

  • Gente, a questão ta errada pq confunde conceitos, vejam:

    Princípio da PROVENIÊNCIA territorial: os documentos devem ser arquivados no território onde foram produzidos.

    Princípio da PERTINÊNCIA territorial: os documentos devem ser arquivados no território sobre o qual se referem.

    O correto seria PERTINÊNCIA.

    Bons estudos .

    Fonte: Estratégia Concursos.

  • Fonte: Fonte: ARQUIVO NACIONAL, Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, 2005)

    Princípio da proveniência funcional – com a transferência de funções de uma autoridade para outra como resultado de mudança política ou administrativa, documentos relevantes ou cópias são também transferidos para assegurar a continuidade administrativa. Também chamado pertinência funcional.

  • O princípio da Proveniência Territorial determina que os documentos devem ser mantidos nos serviços de arquivos que atendam ao local onde foram produzidos, com exceção dos documentos de operações militares e diplomáticas.

    Com a alteração informada na questão, deve sim haver a transferência de propriedade dos arquivos, a fim de dar continuidade à gestão institucional. Contudo, podemos ter resultados:

    Transferência de fundo aberto: quando a instituição continua a existir e funcionar, ela continua a produzir documentos, e, portanto, seus conjuntos continuam a se modificar.

    Transferência de fundo fechado: quando a instituição deixa de existir, não realizando mais atividades, seu conjunto de documentos será entregue à instituição sucessora, mas se manterá inalterável, apenas servindo de fontes de consulta.

    Em ambos os casos há o respeito ao princípio da Proveniência (e não Proveniência Territorial).

    Gabarito do professor: Errado