-
Gabarito: Errado
A Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos
e condições de guarda tendo em vista a transferência, o recolhimento, o descarte ou a eliminação de documentos. Deve ser concebida como o produto gerado pelo processo da avaliação documental.
-
A avaliação documental é o processo que determina quais documentos serão mantidos na instituição e quais serão descartados. E, mesmo entre os que serão descartados, por quanto tempo eles ainda serão guardados.
Este é um processo subjetivo, pois o prazo de guarda desses documentos tem relação com seu valor, com sua importância para a instituição, e esse valor não tem uma medida. Devido a essa subjetividade, a avaliação sempre deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar.
A amostragem documental serve para identificar aqueles documentos que, originalmente destinados à eliminação, serão preservados permanentemente, em razão de informações que possam acrescentar à entidade produtora. Por exemplo, um documento destinado à eliminação possui informações triviais às suas rotinas (por isso será eliminado), mas também pode retratar a maneira como a instituição realiza seus procedimentos (informação secundária); neste caso, por amostragem, alguns desses documentos deverão ser preservados, e os demais, eliminados.
Gabarito do professor: Errado
-
A Tabela de Temporalidade é o instrumento de destinação, aprovado por autoridade competente, que determina prazos
-
Pelo que eu entendi do comentário do professor, a amostragem documental seria um procedimento posterior à escolha dos documentos destinados à eliminação.