SóProvas


ID
3167626
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 



Os arquivos privados que  forem identificados como de  interesse  público  e  social  poderão  ser  alienados  e  transferidos para o exterior.

Alternativas
Comentários
  • Art. 13 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.

    http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8159.htm

    Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IPHAN Prova: CESPE - 2018 - IPHAN - Técnico I - Área 4

    À luz da legislação pertinente à arquivologia, julgue o item subsecutivo.

    Os arquivos privados identificados pelo Estado como de interesse público e social não podem ser transferidos para o exterior.

    Gabarito: CORRETO.

  • GABARITO: ERRADO

    ⁂DOS ARQUIVOS PRIVADOS⁂

    ✦ Art. 13 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.     

    LEI N 8.159, DE 8 DE JANEIRO DE 1991.

  • ERRADO

    Vejam como se repetem:

    Q1085735: Ano: 2018 Banca: Quadrix Órgão: CRO-MT

    Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental nem transferidos para o exterior.(Correto)

    :)

  • A Lei nº 8.159/91 dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados. No capítulo III, ao tratar dos arquivos privados, a Lei estabelece que os arquivos privados que possuam características de interesse público e social devem ser protegidos de duas formas:

    Art. 13 - Os arquivos privados identificados como de interesse público e social não poderão ser alienados com dispersão ou perda da unidade documental, nem transferidos para o exterior.    
    A questão afirma que há a possibilidade de alienação e transferência para o exterior. A alienação não pode ocorrer com dispersão ou perda e a transferência não deve ocorrer.

    Fonte: BRASIL. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991. Dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. 

    Gabarito do Professor: ERRADO.

  • GABARITO ERRADO.

    Esses arquivos não poderão ser transferidos para o exterior.

    Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério de Sousa.