SóProvas


ID
3167641
Banca
Quadrix
Órgão
CRF-BA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Em relação aos arquivos permanentes, à Política Nacional de  Arquivos Públicos e Privados, à preservação e à conservação  de  documentos  e  às  tecnologias  aplicadas  aos  arquivos,  julgue o item, 



A  microfilmagem  é  mais  vantajosa  quando  aplicada  a  grandes volumes documentais, com prazo de guarda de  até cinco anos. 

Alternativas
Comentários
  • Modelo caro de arquivamento .

    Torna-se mais vantajosa quando aplicada a documentos com longo prazo de guarda.

  • ERRADO

    A microfilmagem é um método de gerenciar e armazenar informações através da captação de imagens dos documentos por um processo fotográfico.

    O volume e tamanho dos arquivos é drasticamente reduzido através da microfilmagem, tornando-se um método de armazenamento prático e eficiente. Além disso, proporciona acesso rápido, limpo, seguro e confere autenticidade às informações arquivadas.

     O microfilme é um recurso prático para facilitar o armazenamento de documentos de seu escritório. Armazenado adequadamente, é capaz de durar até 500 anos.

  • A microfilmagem, que é uma técnica de reprodução de documentos em imagens reduzidas, possui um alto custo de aplicação. Portanto, o seu uso é recomendado para documentos que possuem uma temporalidade grande ou que sejam de valor permanente. 

    Um prazo de guarda de cinco anos é considerado curto, o que torna desnecessário aplicar a técnica nesse conjunto documental extenso.

    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • A microfilmagem foi muito utilizada nas décadas de 1970 e 1980. Atualmente, o custo ficou muito elevado e existe muita dificuldade na manutenção dos equipamentos.

  • Resolução:

    A microfilmagem, que é uma técnica de reprodução de documentos em imagens reduzidas, possui um alto custo de aplicação. Portanto, o seu uso é recomendado para documentos que possuem uma temporalidade grande ou que sejam de valor permanente. 

    Um prazo de guarda de cinco anos é considerado curto, o que torna desnecessário aplicar a técnica nesse conjunto documental extenso.

    Resposta: errada