SóProvas


ID
3167671
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

A gestação é o período de maior demanda nutricional do ciclo de vida da mulher, uma vez que envolve rápida divisão celular e desenvolvimento de novos tecidos e órgãos. Os complexos processos que ocorrem no organismo durante a gestação exigem uma oferta maior de energia, proteínas, vitaminas e minerais para suprir as necessidades básicas e formar reservas energéticas para a mãe e o feto. Sobre esse assunto, analise as afirmativas abaixo e marque V para as verdadeiras e F, para as falsas.
( ) A carência de ferro durante a gestação pode levar à anemia, que aumenta o risco de parto prematuro e morte perinatal. Pode haver, também, consequências para toda a vida do bebê, como a diminuição da capacidade cognitiva, de aprendizagem e de concentração.
( ) O acido fólico tem papel fundamental no processo de multiplicação celular, sendo, portanto, imprescindível durante a gravidez. Sua deficiência pode ocasionar alterações na síntese de DNA e alterações cromossômicas, como defeitos do tubo neural e espinha bífida.
( ) A deficiência de zinco na gestação está relacionada a aborto espontâneo, retardo do crescimento intrauterino (RCIU), prematuridade e pré-eclâmpsia.
( ) Náuseas e vômitos são frequentes no primeiro trimestre gestacional e podem ser amenizados com a suplementação de ácido fólico e vitamina B1.
( ) A pirose, na gestação, ocorre mais comumente após longos períodos de jejum e pode ser amenizada através do aumento do consumo de lipídios, que retardarão o esvaziamento gástrico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTAS:

    (V) A carência de ferro durante a gestação pode levar à anemia, que aumenta o risco de parto prematuro e morte perinatal. Pode haver, também, consequências para a vida toda do bebê, como a diminuição da capacidade cognitiva, de aprendizagem e de concentração.

    (V) O ácido fólico tem papel fundamental no processo de multiplicação celular, sendo, portanto, imprescindível durante a gravidez. Sua deficiência pode ocasionar alterações na síntese de DNA e alterações cromossômicas , como defeitos no tubo neural e na espinha bífida.

    (V) A deficiência de zinco na gestão está associada a aborto espontâneo, retardo do crescimento intrauterino (RCIU), prematuridade e pré-eclampsia.

    (F) Náuseas e vômitos são frequentes no primeiro trimestre gestacional e podem ser amenizados com a suplementação de ácido fólico e vitamina B1. FALSO, pois a suplementação de ácido fólio e vitamina B1 não são utilizadas para amenizar náuseas e vômitos.

    (F) A pirose, na gestação, ocorre mais comumente após longos períodos de jejum e pode ser amenizada através do aumento do consumo de lipídios, que retardarão o esvaziamento gástrico. FALSO, pois não ocorre mais comumente após longos períodos de jejum, mas sim com o excesso de alimentos. Além disso, o aumento do consumo de lipídios é uma contraindicação.

  • De acordo com a Vitollo, no seu clássico livro "Nutrição: da gestação ao envelhecimento", é a suplementação com B6, 3 vezes ao dia, 25mg, que pode amenizar náuseas.