SóProvas


ID
3168613
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Caxias do Sul - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

        Até a minha adolescência, toda véspera de prova de matemática era um pesadelo. Perdia o sono, tinha dores no peito, recusava qualquer atividade que não fosse estudar equações e transformava a vida da minha família em um inferno. Só de pensar que teria que interagir com números sem ajuda de ninguém acelerava meu coração, minhas mãos tremiam e suava frio.

      Tinha colocado na cabeça que não era uma pessoa matemática e ponto. Minha praia eram as letras, interpretação, literatura, idiomas, história – números só se fossem romanos, ________, apesar de serem números, continuavam sendo letras. Acreditava que meu cérebro não era capaz de ler algarismos.

        Mas minhas notas mostravam o contrário, meu cérebro conseguia decodificá-los. Na época, meus pais achavam que esse “auê” era apenas exagero, nem imaginavam que matemática pudesse doer. E dói.

    Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovaram que conexões neurais relacionadas à dor são ativadas quando pensamos em números. Se eu fizesse parte dos voluntários da pesquisa, provavelmente seria diagnosticada com o que eles chamam de HMA (High Math Anxiety), ansiedade matemática elevada.

    Nas horas que antecediam a prova, minha mãe dizia que, se eu estudasse e me concentrasse naquelas equações e teoremas, o pavor passaria. O conselho estava certo: os pesquisadores descobriram que os sentimentos de apreensão, pânico e tensão acontecem quando cogitamos resolver os problemas matemáticos, não quando, de fato, calculamos. No momento em que sentamos a bunda na cadeira para determinar ângulos, catetos ou os valores de x, y ou z, nosso cérebro se ocupa e não sentimos mais os efeitos da ansiedade.

   Os cientistas também explicam o porquê de pessoas avessas aos números continuarem sempre com o estigma de pessoas “não matemáticas”. Além do bloqueio emocional, isso ocorre _________ fugimos de todas as situações em que precisamos calcular – colamos na escola, passamos a conta do bar para um amigo, contratamos um contador para fazer nosso imposto de renda – esses escapes impedem que nossas habilidades numéricas melhorem e que encaremos o medo de números.

http://super.abril.com.br/ciencia/... - adaptado.

Em relação ao texto, analisar a sentença abaixo:

Alguns dos motivos para as pessoas continuarem a serem consideradas não matemáticas são: colar na escola, passar a conta do bar para um amigo e contratar um contador para fazer o imposto de renda, e isso impede o desenvolvimento das habilidades numéricas (1ª parte). Segundo pesquisa realizada, as conexões neurais relacionadas à dor são ativadas quando pensamos em números (2ª parte). O texto está redigido em primeira pessoa do singular (3ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Todas partes corretas:

    ? Alguns dos motivos para as pessoas continuarem a serem consideradas não matemáticas são: colar na escola, passar a conta do bar para um amigo e contratar um contador para fazer o imposto de renda, e isso impede o desenvolvimento das habilidades numéricas (1ª parte) ? correto, de acordo com o último parágrafo do texto.

    ? Segundo pesquisa realizada, as conexões neurais relacionadas à dor são ativadas quando pensamos em números (2ª parte) ? correto, de acordo com o texto (= Pesquisadores da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovaram que conexões neurais relacionadas à dor são ativadas quando pensamos em números).

    ? O texto está redigido em primeira pessoa do singular (3ª parte) ? correto (=Perdia o sono, tinha dores no peito, recusava qualquer atividade que não fosse estudar equações e transformava a vida da minha família em um inferno ? todas ações marcam a 1ª pessoa do singular "eu").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Não entendo como a 3ª parte pode estar correta.

    O texto sim tem trechos redigidos em primeira pessoa, mas não é só em primeira pessoa.

    Também a trechos em terceira pessoa:

    PESQUISADORES, ..., COMPROVARAM (ELES COMPROVARAM)

    MINHA MÃE DIZIA (ELA DIZIA)

    OS CIENTISTAS ... EXPLICAM (ELES EXPLICAM)

    Do jeito que foi perguntado entendi como se fosse apenas na primeira pessoa ou eu estou doidão?