-
Não entendi. Equidade significa tratar desigualmente os desiguais na medida de suas desigualdades. Se diz que a atuação deve privilegiar a equidade de tratamento, subtende-se que a atuação variaria em função de características pessoais. Ou não?
-
Eu acredito que o tratamento não deve variar em função de gênero, etnia ou condição socioeconômica desses pacientes. Isso não seria tratar desigualmente os desiguais, por exemplo, favorecer o mais pobre em detrimento do mais rico, ou, dar melhor tratamento à mulher em detrimento do homem. Agora, dar mais atenção a uma pessoa idosa ou deficiente, aí sim, seria razoável. Acho que os exemplos dados é que definem a questão.
-
CREIO QUE eu tenha errado por confundir o conceito com isonomia, que trata os desiguais nas medidas de suas desigualdades. A questão fala de equidade, em que todos são iguais.
-
Pensei exatamente como você manuelle cardozo... e respondi com total confiança de que a questão estava errada.
Depois relendo a questão, ficou mais claro compreender o que realmente estava escrito... Quando ele diz características pessoais, ele exemplifica em gênero, etnia ou condição social, e realmente não se pode fazer essas distinção...
Minha primeira interpretação foi em relação aos portadores de necessidades especiais, mas a questão não deixou margem para esta dúvida, apenas meu cérebro já cansado que interpretou desta forma.
Cai do cavalo. ¬¬
-
creio que em um hospital, todos os paciêntes devem ser tratados de forma igual ( sem discriminação ).
-
relevem, é a Cespe. Continuem estudando, e motivados, pois existem outras organizadoras mais confiáveis que esta.
-
É verdade. Não importa se hétero ou gay, coxinha ou mortadela. É claro que serão avaliados outros critérios como gravidade do enfermo, mas em termos de aspectos subjetivos, o atendimento igualitário não poderá ser guiado por tais critérios.
Logo, a questão está certa.
-
Alternativa Certa
Equidade é um dos princípios doutrinários do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem relação direta com os conceitos de igualdade e de justiça. No âmbito do sistema nacional de saúde, se evidencia, por exemplo, no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. Busca-se, com este princípio, reconhecer as diferenças nas condições de vida e saúde e nas necessidades das pessoas, considerando que o direito à saúde passa pelas diferenciações sociais e deve atender a diversidade.
Fonte: https://pensesus.fiocruz.br/equidade
-
essa questao caberia recurso