SóProvas


ID
31693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Internacional Público
Assuntos

Nos últimos anos, a reforma da ONU ganhou lugar de destaque na agenda global, mobilizando esforços diplomáticos de toda a
comunidade internacional. No que concerne a esse processo de reforma, julgue (C ou E) os itens a seguir.

O estabelecimento do Conselho de Direitos Humanos e o da Comissão de Construção da Paz representam avanços concretos no processo de reforma da ONU.

Alternativas
Comentários
  • A Criação do Conselho de DHU se deu em 2006, apesar da oposição dos EUA.  Já a Comissão de Construção da Paz foi criada em 2005.
  • Sim, do ponto de vista da intenção (da qual o inferno está cheio) até que foi um avanço, mas um Conselho em que até pouco tempo atrás contava com integrantes como Irã, Sudão, Cuba e até a antiga Líbia do finado Cel. Khadafi ser relacionado a Direitos Humanos é uma piada macabra.
  • Mesmo com empecilho dos EUA, o Conselho de Direitos Humanos foi criado com ampla aprovação da AGNU, que é um órgão democrático. Seu papel na ONU é aconselhar a própria AGNU sobre a matéria de direitos humanos que, por sua vez, faz recomendações ao CSNU.

  • Aos não assinantes,

    GABARITO: CERTO

  • O Governo brasileiro participou ativamente da criação da  das Nações Unidas, em 2005. Além da CCP, compõem a Arquitetura de Consolidação da Paz da ONU o Escritório de Apoio à Consolidação da Paz e o Fundo de Consolidação da Paz.

    Inspirada em princípios promovidos pelo Brasil desde o final da década de 1990, a CCP auxilia países recém-egressos de conflitos armados a consolidar a segurança, bem como a alcançar estabilidade política e desenvolvimento sustentável com inclusão social. Atualmente, estão na agenda da CCP a situação dos seguintes países: Burundi, Gâmbia, Guiné-Bissau, Libéria, República Centro-Africana e Serra Leoa. (Site do MRE)