SóProvas


ID
3169792
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Caxias do Sul - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Atenção! Em todas as questões de legislação desta prova, serão consideradas as leis e suas alterações até a data do início das inscrições deste concurso, exceto a Lei Orgânica do Município, cujas atualizações deverão ser consideradas até a Emenda nº 44/13.

Em relação aos contratos administrativos, analisar a sentença abaixo:

Quando a Administração celebra contratos administrativos, as cláusulas pétreas existem expressamente, pois são indispensáveis para assegurar a posição de supremacia do contratado sobre o Poder Público e a prevalência dos interesses do particular sobre o público (1ª parte). Mais do que o tipo de atividade, o que se considera essencial para a caracterização do contrato administrativo é a utilidade pública que resulta diretamente do contrato. Nesses casos, é patente a desigualdade entre as partes: o particular visa à consecução de seu interesse individual; a Administração objetiva o atendimento do interesse geral (2ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • cláusulas pétreas não cláusulas exorbitantes!

  • [...] pois são indispensáveis para assegurar a posição de supremacia do contratado sobre o Poder Público e a prevalência dos interesses do particular sobre o público. (1º parte)

  • Absurdo a primeira parte. Jamais o interesse privado estará prevalecendo sobre o interesse público.

    A segunda parte é lógica, até porque tudo está firmado sob instrumentos contratuais para manter o equilíbrio.

    Então, altenrantiva "b".

  • JAMAIS que o interesse privado prevalecerá sobre o interesse público

  • Há supremacia, por mais que seja acordo recíproco de obrigações, a Adm Pública tem posição vertical de superioridade, haja visto a exceção de contrato não cumprido, rescisão unilateral, aplicação de penalidades...e a única forma do particular rescindir o contrato é via judicial.

  • questão muito óbvia! só pra ninguem zerar a prova!