SóProvas


ID
3170095
Banca
COTEC
Órgão
Prefeitura de Unaí - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No período entre 2002 e 2014, a dengue consolidou-se como um dos maiores desafios da saúde pública no Brasil. A epidemiologia da doença apresentou alterações importantes, destacando-se o aumento do número de casos e hospitalizações, com epidemias de grande magnitude, agravamento do processo de interiorização da transmissão, registro de casos em municípios de diferentes portes populacionais, e a observação de casos graves a acometer pessoas em idades extremas (crianças e idosos). Nos pacientes com suspeita de dengue, a pressão arterial deve ser verificada em duas posições, para identificação de hipotensão postural e pressão arterial convergente. Nas situações em que se verifica pressão arterial convergente, podemos afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • 8.3 Caso suspeito de dengue grave

    É todo caso de dengue que apresenta um ou mais dos resultados a seguir.

    • Choque devido ao extravasamento grave de plasma evidenciado por taquicardia, extremidades frias e tempo de enchimento capilar igual ou maior a 3 segundos, pulso débil ou indetectável, pressão diferencial convergente ≤20 mmHg; hipotensão arterial em fase tardia, acumulação de líquidos com insuficiência respiratória.

    • Sangramento grave, segundo a avaliação do médico (exemplos: hematêmese, melena, metrorragia volumosa, sangramento do sistema nervoso central).

    • Comprometimento grave de órgãos, tais como: dano hepático importante (AST/ALT>1.000), sistema nervoso central (alteração da consciência), coração (miocardite) ou outros órgãos.

    FONTE: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/janeiro/14/dengue-manejo-adulto-crianca-5d.pdf