SóProvas


ID
3171520
Banca
ADM&TEC
Órgão
SAAE de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Lei Complementar nº 101/2000 define receita corrente líquida como o somatório das receitas tributárias e patrimoniais, exclusivamente.
II. As informações financeiras não são relevantes, ainda que sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Item I

    Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:

    (...)

    IV - receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes.

    CORRENTE TRIBUTA CON PAIS TRANSOU.

    Item II

     Art. 12. As previsões de receita observarão as normas técnicas e legais, considerarão os efeitos das alterações na legislação, da variação do índice de preços, do crescimento econômico ou de qualquer outro fator relevante (...)

  • Vamos analisar a questão.

    Temos uma afirmativa mais relacionada a Administração Financeira Orçamentária (AFO) e outra mais relacionada a Contabilidade Pública. Vejamos:

    I. Falsa. De acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF):

    Art. 2º Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:

    IV- receita corrente líquida: somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, industriais, agropecuárias, de serviços, transferências correntes e outras receitas também correntes, deduzidos: (...)

    Perceba que a Receita Corrente Líquida (RCL) é muito mais do que o somatório das receitas tributárias e patrimoniais, como afirmou o item.

    II. Falsa. De acordo com a NBC TSP ESTRUTURA CONCEITUAL:

    As características qualitativas da informação incluída nos RCPGs [Relatório Contábil de Propósito Geral] são atributos que tornam a informação útil para os usuários e dão suporte ao cumprimento dos objetivos da informação contábil.

    Uma dessas características é a relevância. Observe o que a referida norma tem a falar sobre ela:

    Relevância

    3.6 As informações financeiras e não financeiras são relevantes caso sejam capazes de influenciar significativamente o cumprimento dos objetivos da elaboração e da divulgação da informação contábil. As informações financeiras e não financeiras são capazes de exercer essa influência quando têm valor confirmatório, preditivo ou ambos. A informação pode ser capaz de influenciar e, desse modo, ser relevante, mesmo se alguns usuários decidirem não considerá-la ou já estiverem cientes dela.


    Gabarito do Professor: Letra D.