SóProvas


ID
3172246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considerando as sanções aplicáveis pela administração pública à contratada, definidas na Lei n.º 8.666/1993, relativamente à inexecução total ou parcial do contrato, o fato de ter seu direito de participação em licitação suspenso temporariamente

Alternativas
Comentários
  • LEI 8666/93

    Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos

  • LETRA E

     

    LEI 8666

     

    Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração PODERÁ, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

     

    Macete  : Impedimento de licitar e contratar com a Administração :

    Lei 10.520 (pregão) (10-5) =  até 5 anos  (Art. 7)

     Lei 8.666 (licitação) (8-6) = até 2 anos (Art. 87 III)

     

    Dicas e mnemônicos : https://www.instagram.com/qciano/

  • GABARITO: E

    Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções: III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

  • A respeito dos contratos administrativos, de acordo com o que dispõe a Lei 8.666/1993:

    A questão trata das sanções administrativas que, no caso apresentado, devem-se à inexecução total ou parcial do contrato. Dispõe o art. 87 da referida lei que, nesta hipótese, pode-se aplicar advertência (inciso I); multa (inciso II); suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos (inciso III); e declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública (...) (inciso IV).

    Portanto, quando a empresa tem seu direito de participação em licitação suspenso temporariamente, a contratada fica impedida de contratar com a Administração Pública por até dois anos.

    Gabarito do professor: letra E

  • Atenção, como complemento:

    STJ:

    Interpretação literal da Lei 8.666, ou seja, impedimento de contratar e licitar (por até 2 anos) com todas as esferas da Administração Pública.

    TCU:

    Recentemente tem adotado a posição de que a sanção "suspensão temporária" se restringe ao órgão ou entidade que aplicou a sanção. Por outro lado, a declaração de inidoneidade (sanção mais grave) aplica-se a toda a Administração Pública.

    Lei 8.666/93

    Art. 87 - Pela inexecução total ou parcial do contrato a Adminsitração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    (...)

    III) suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração (genérico), por prazo não superior a 2 anos.

    IV) declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos deeterminantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o contratado ressarcir a Administração pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no inciso anterior (susp. temp.)

  • Art. 86 § 1°  A multa a que alude este artigo não impede que a Administração rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas nesta Lei.

  • Outro comentário que vi no Qc

    Pregão -10.520 - 10-5 = 5 anos

    Lei geral - 8.666 - 8-6 = 2 anos

  • Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

  • Ao aplicar a pena de suspensão temporária de participação em licitações e contratações, a administração deve estipular a duração da medida no caso concreto, tendo em conta a gravidade das infrações comprovadas no processo administrativo correspondente, não podendo a restrição ultrapassar o prazo de dois anos.

    Direito Administrativo Descomplicado ' Marcelo Alexandrino & Vicente Paulo

  • Atenção para a diferença com a nova lei de licitações (14133-2021):

    Art. 156. Serão aplicadas ao responsável pelas infrações administrativas previstas nesta Lei as seguintes sanções:

    III - impedimento de licitar e contratar; (a suspensão temporária foi trocada pelo termo impedimento)

    § 4º A sanção prevista no inciso III do caput deste artigo será aplicada ao responsável pelas infrações administrativas previstas nos quando não se justificar a imposição de penalidade mais grave, e impedirá o responsável de licitar ou contratar no âmbito da Administração Pública direta e indireta do ente federativo que tiver aplicado a sanção, pelo prazo máximo de 3 (três) anos. (prazo máximo aumentado de 02 para 03 anos);

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K  
  • Resposta Correta Letra E

    Art. 87.  Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração poderá, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;

  • EM CASO DE INEXECUÇÃO TOTAL OU PARCIAL DO CONTRATO:

    • ADVERTÊNCIA;

    • Multa. Se esta for superior ao ato da garantia prestada, o contratado responde por sua diferença que será descontada dos pagamentos devidos pela administração e/ou cobrada judicialmente.

    Suspensão temporária não superior a 2 anos.

    • Declaração de inidoneidade moral para licitar ou contratar com a administração enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

    • Quem pode aplicar: Ministro de Estado, Secretário estadual ou Municipal.

    GABA E

  • Novidade da Lei 14.133/2021 - Resumo:

    Art. 156 Sanções :

    1. Multa de 0,5 a 30% do contrato
    2. Impedimento p/ licitar por inexecução >>> 3 anos >>>somente o ente federativo.
    3. Impedimento p/ licitar - falsa inidoneidade > >>3 a 6 anos>>> alcança todos os entes.
  • Art. 87. Pela inexecução total ou parcial do contrato a Administração PODERÁ, garantida a prévia defesa, aplicar ao contratado as seguintes sanções:

    I - advertência;

    II - multa, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato;

    III - suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração, por prazo não superior a 2 (dois) anos;