SóProvas


ID
3172276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Na composição de custos dos BDI, o item taxa de rateio de administração central corresponde a custos

Alternativas
Comentários
  • 3.2.2 - RATEIO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL

    DEFINIÇÃO: Rateio é a parcela de despesa da Administração Central, debitada a determinada obra segundo os critérios estabelecidos pela direção da empresa.

    No Rateio da Administração Central considerar o seguinte; A média mensal de todos os gastos da estrutura administrativa e operacional da empresa como Diretoria, engenheiros de apoio técnico, gerentes, contador, comprador, contas à pagar, secretária, ofice-boy, vigilante, faxineira, etc. mais todas as despesas administrativas e de consumo do escritório central. Levantar o faturamento médio mensal da empresa e o faturamento médio mensal da obra. Determinar o Custo Direto da obra e o seu prazo de execução e em seguida aplicar a fórmula da Taxa de Rateio.

    As despesas da Administração Central são aquelas incorridas durante um determinado período com salários de todo o pessoal administrativo e técnico lotado ou não na sede central, no almoxarifado central, na oficina de manutenção geral, pró-labore de diretores, viagens de funcionários à serviço, veículos, aluguéis, consumos de energia, água, gás, telefone fixo ou móvel, combustível, refeições, transporte, materiais de escritório e de limpeza, seguros, etc.

    Fonte: http://www.sinduscon-se.com.br/sinduscon/arquivos/Calculo%20BDI.pdf

  • Segundo Mattos (2006), no livro “Como Preparar Orçamento de Obras", os custos do rateio da administração central têm como objetivo manter o escritório da construtora, espaço não vinculado a uma obra específica, mas necessário para todas as obras desenvolvidas pela empresa. Assim, todas as despesas de pessoal, de instalações e demais custos decorrentes do espaço físico utilizado devem ser constituem um puro gerador de despesas, ou seja, não geram receita por si só. Nesse sentido, as empresas precisam embutir esses custos nas obras, as quais geram receita, motivo pelo qual entre 2,5 e 5% do custo da obra é destinado para esse rateio.

    Diante disso, percebe-se que os custos relacionados ao rateio da administração central não dizem respeito à obra, mas sim a despesas da empresa que não estão vinculadas diretamente a um empreendimento.

    Gabarito do Professor: Letra C.

    FIQUE ATENTO! Todas as demais alternativas podem ser facilmente identificadas como incorretas por descreverem custos vinculados diretamente à obra.