SóProvas


ID
3172615
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.

Piscina

    Era uma esplêndida residência, na Lagoa Rodrigo de Freitas, cercada de jardins e tendo ao lado uma bela piscina. Pena que a favela, com seus barracos grotescos se alastrando pela encosta do morro, comprometesse tanto a paisagem.
    Diariamente desfilavam diante do portão aquelas mulheres silenciosas e magras, lata d’água na cabeça. De vez em quando surgia sobre a grade a carinha de uma criança, olhos grandes e atentos, espiando o jardim. Outras vezes eram as próprias mulheres que se detinham e ficavam olhando.
   Naquela manhã de sábado ele tomava seu gim-tônica no terraço, e a mulher um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina, quando perceberam que alguém os observava pelo portão entreaberto.
    Era um ser encardido, cujos molambos em forma de saia não bastavam para defini-la como mulher. Segurava uma lata na mão, e estava parada, à espreita, silenciosa como um bicho. Por um instante as duas mulheres se olharam, separadas pela piscina.
    De súbito pareceu à dona da casa que a estranha criatura se esgueirava, portão adentro, sem tirar dela os olhos. Ergueu-se um pouco, apoiando-se no cotovelo, e viu com terror que ela se aproximava lentamente: já transpusera o gramado, atingia a piscina, agachava-se junto à borda de azulejos, sempre a olhá-la, em desafio, e agora colhia água com a lata. Depois, sem uma palavra, iniciou uma cautelosa retirada, meio de lado, equilibrando a lata na cabeça – e em pouco sumia-se pelo portão.
    Lá no terraço o marido, fascinado, viu toda a cena. Não durou mais de um ou dois minutos, mas lhe pareceu sinistra como os instantes tensos de silêncio e de paz que antecedem um combate.
    Não teve dúvida: na semana seguinte vendeu a casa.
(Fernando Sabino, A mulher do vizinho. Adaptado)

Num contexto em que as expressões destacadas fossem expressas por pronomes, a forma entre colchetes de acordo com a norma-padrão seria:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) ? como os instantes tensos de silêncio e de paz que antecedem um combate. [o antecedem] ? correto, temos o pronome relativo "que" sendo fator atrativo, fator de próclise; logo o pronome "o" está corretamente usado e posicionado.

    B) De súbito pareceu à dona da casa que a estranha criatura se esgueirava? [pareceu-a] ? ISSO pareceu a ela; o correto seria o uso do pronome oblíquo "lhe" (pareceu-lhe).

    C) Pena que a favela [?] comprometesse tanto a paisagem. [lhe comprometesse tanto] ? comprometesse alguma coisa (o uso do pronome "lhe" está incorreto, pois equivale a um complemento preposicionado, o correto é: a comprometesse tanto).

    D) ? surgia sobre a grade a carinha de uma criança, olhos grandes e atentos, espiando o jardim. [espiando-no] ? os pronomes -no(s), -na(s) são usados quando os verbos terminam em som nasal, não é o caso; o correto é: espiando-o.

    E) Segurava uma lata na mão, e estava parada? [Segurava ela] ? não se pode usar o pronome pessoal do caso reto como um complemento direto, o correto é: segurava-a.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Complementando...

    algumas lógicas importantes para matar a fera:

    1º O (s), A(s) substituem objetos diretos.

    2º No(s), Na (s) aparecem quando temos ligados verbos transitivos diretos com terminações nasais.

    Compraram a casa= compraram-na.

    A)

    O que é fator atrativo e estamos diante de um VTD= Chuta que é gol , cara!

    B) ]

    algumas coisa= OD apareceu a alguém!

    O (s), A (s) = substitutos de objetos diretos.

    C)

    Comprometesse ----algo= VTD= tire esse lhe!

    D)

    Só empregue o No (s) , Na (s) quando diante de verbos transitivos diretos com terminações nasais.

    compraram a moto!

    compraram-na

    E)

    Aqui reside uma máxima importante: Os pronomes pessoais não podem ser empregados como OD , mas como sujeito!

    chute-ele (incorreto)

    pegue-ele (incorreto)

    chute-o, pegue-o.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • cuidado quando juntam duas regras: substituição pronominal + colocação pronominal.

    primeiro veja qual pronome substitui e depois se ele fica antes ou depois do verbo

    ''que antecedem um combate. [o antecedem]''

    I Analisando a substituição pronominal = anteceder = VTD \ está termino em m então pode ser antecedem-no ou o-antecedem.

    II - Analisando a colocação pronominal = o ''que'' esta puxando próclise. resp certa -> o antecedem

  • porque não existe comentário do professor referente a essas aulas.