SóProvas


ID
3172621
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.

Piscina

    Era uma esplêndida residência, na Lagoa Rodrigo de Freitas, cercada de jardins e tendo ao lado uma bela piscina. Pena que a favela, com seus barracos grotescos se alastrando pela encosta do morro, comprometesse tanto a paisagem.
    Diariamente desfilavam diante do portão aquelas mulheres silenciosas e magras, lata d’água na cabeça. De vez em quando surgia sobre a grade a carinha de uma criança, olhos grandes e atentos, espiando o jardim. Outras vezes eram as próprias mulheres que se detinham e ficavam olhando.
   Naquela manhã de sábado ele tomava seu gim-tônica no terraço, e a mulher um banho de sol, estirada de maiô à beira da piscina, quando perceberam que alguém os observava pelo portão entreaberto.
    Era um ser encardido, cujos molambos em forma de saia não bastavam para defini-la como mulher. Segurava uma lata na mão, e estava parada, à espreita, silenciosa como um bicho. Por um instante as duas mulheres se olharam, separadas pela piscina.
    De súbito pareceu à dona da casa que a estranha criatura se esgueirava, portão adentro, sem tirar dela os olhos. Ergueu-se um pouco, apoiando-se no cotovelo, e viu com terror que ela se aproximava lentamente: já transpusera o gramado, atingia a piscina, agachava-se junto à borda de azulejos, sempre a olhá-la, em desafio, e agora colhia água com a lata. Depois, sem uma palavra, iniciou uma cautelosa retirada, meio de lado, equilibrando a lata na cabeça – e em pouco sumia-se pelo portão.
    Lá no terraço o marido, fascinado, viu toda a cena. Não durou mais de um ou dois minutos, mas lhe pareceu sinistra como os instantes tensos de silêncio e de paz que antecedem um combate.
    Não teve dúvida: na semana seguinte vendeu a casa.
(Fernando Sabino, A mulher do vizinho. Adaptado)

Assinale a alternativa em que o verbo deter, presente na passagem – Outras vezes eram as próprias mulheres que se detinham … –, está conjugado de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    A) Outras vezes talvez as próprias mulheres se detessem? ? O correto é "detivessem"; segue a conjugação do verbo "ter".

    B) Outras vezes foi a própria mulher que se deteu? ? o correto seria "deteve".

    C) Outras vezes foram mulheres que se detiveram?

    D) Outras vezes as próprias mulheres se detiam? ? o correto é "detinham".

    E) Outras vezes foi uma mulher que se detera? ? o correto é "detivera".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O verbo Deter segue a conjugação do verbo Ter.

    eu detenho

    tu deténs

    ele detém

    nós detemos

    vós detendes

    eles detêm.

    É preciso ter disciplina pois nem sempre estaremos motivados.

  • COMENTÁRIO DO @ARTHURCARVALHO, NA LETRA "D" ESTÁ, DATA VÊNIA, ERRADO.

    DETIAM (TERMINAÇÃO "IA" ESTÁ NO PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO. ASSIM, SENDO O VERBO "DETER" DERIVADO DO VERBO "TER", COLOCANDO-O NESSE TEMPO, TEMOS: NAQUELA ÉPOCA ELES/ELAS TINHAM. ACRESCENTANDO-SE O PREFIXO "DE" FICA: DETINHAM.

  • OBS: ANTES QUE ME JULGUEM, TINHA MANDADO MSG PRIVADA PRO ARTHUR, ALERTANDO SOBRE O EQUÍVOCO. ELE VIU E EDITOU O COMENTÁRIO.

    COMO BOM ADVOGADO, TENHO PRINTS, SE ALGUÉM DUVIDAR.

    NÃO QUERO CRIAR INTRIGAS, SÓ ME ESCLARECENDO, UMA QUE CONHEÇO A REAÇÃO DE CERTAS PESSOAS.

    ABRAÇOS.

  • Obs: Como achar o tempo verbal do do Pretérito Mais-que-perfeito? Conjuga na 3ª pessoa do pretérito perfeito e tira o M (-RAM / -RA) — (1ª pessoa do singular do pretérito Mais-que-perfeito).

    Exemplo: Outras vezes foi uma mulher que se detera. — 3ª pessoa do pretérito Mais-que-perfeito e tira o M do final (eles detiveram) — Conjugação correta da 1ª pessoa do singular: eu detivera

  • Um comentario mas errado que outro meu deus