SóProvas


ID
317344
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PREVIC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Tendo como referência os conceitos básicos de governança corporativa, julgue o item a seguir.

A implementação dos controles internos como instrumentos de gestão corporativa deve ser de responsabilidade da alta administração da organização, cujas funções devem ser segregadas, de modo que o conselho de administração, na qualidade de supervisor, responsabilize-se pela gestão de riscos, e a diretoria executiva, pelo estabelecimento de boas práticas, que incluem a definição de procedimentos relativos à administração dos riscos.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Segundo o IBGC, o principal executivo é responsável pela criação de sistemas de controle internos que organizem e monitorem um fluxo de informações corretas, reais e completas para a sociedade, como as de natureza financeira, operacional, de obediência às leis e outras que apresentem fatores de risco importantes. Assim, o American Institute of Certified Public Accountants (AICPA), citado por Crepaldi (2007, p. 269), define controle interno: O controle interno compreende o plano de organização e todos os métodos e medidas adotados na empresa para salvaguardar seus ativos, verificar a exatidão e fidedignidade dos dados contábeis, desenvolver a eficiência nas operações e estimular o seguimento das políticas administrativas prescritas. 

    Para aderência às políticas existentes aplicam-se as atividades de supervisão, sistema de revisão e aprovação e auditoria interna. A supervisão dos funcionários permite o acompanhamento das atividades e a correção quando há desvios e dúvidas na execução das tarefas, logo, os sistemas de revisão e aprovação indicam através da revisão e aprovação se as políticas e os procedimentos estão sendo adequadamente seguidos. Nesse processo, cabe ao Conselho de Administração a definição de diretrizes específicas, ligadas à otimização do processo de supervisão. A Diretoria Executiva deve implementar as ações diretas necessárias para o cumprimento dessas diretrizes. 


    http://www.unioeste.br/campi/cascavel/ccsa/VIIISeminario/PESQUISA/CIENCIAS_CONTABEIS/ARTIGO_42.pdf

  • Gabarito: Errada.

    Até a parte em que afirma que a alta administração é responsável pela implementação dos controles internos, a questão estava correta. porém el inverteu as responsabilidades do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva.

     

    Vejamos um dos instrumentos/mecanismos de governança corporativa:

     

    Verificação do alinhamento da atuação da diretoria executiva às diretrizes estratégicas estabelecidas pelo conselho de administração – a supervisão da gestão de risco e à aderência dessa gestão ao nível de propensão ao risco previamente estabelecido pode ser desdobrada como o alinhamento a normas internas, tanto ao nível operacional quanto no estratégico, e o atendimento a normas externas, decorrentes de leis e regulamentos.

     

    Comentário Tullio Herbeth

  • As lideranças em todos os níveis  devem estar conscientes da relevância da gestão de riscos e devem estar capacitados e motivados nos níveis estratégico, tático e operacional. 

    O direcionamento para a gestão de riscos é dado pela alta Administração do Tribunal, mas deve ser gerenciado nos três níveis, de forma integrada. A gestão de riscos deve ser incorporada aos processos, atividades e rotinas da organização.

    A organização precisa ter meios de assegurar que a gestão de riscos ocorra de forma apropriada em todos os níveis e cada gerência precisa ser capacitada com as competências necessárias para tal finalidade.

     

    Fonte (com adaptações)

    Brasil. Superior Tribunal de Justiça. Gestão de riscos / Superior Tribunal de Justiça. Ed. rev. e atual. em dezembro/2016. -- Brasília : STJ, 2016.