SóProvas


ID
3174874
Banca
IF-PE
Órgão
IF-PE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Em maio deste ano, aconteceu em Ibimirim, município do Sertão de Pernambuco, o maior surto de doença de Chagas na fase aguda do estado e, possivelmente o maior do Brasil. Pelo menos 20 pessoas apresentaram sintomas de contaminação pelo Trypanosoma cruzi. Sabe-se que uma das formas de transmissão da doença de Chagas é através da ingestão de alimentos ou água contaminados. Dessa forma, para evitar a contaminação por esse tipo de doença e muitas outras veiculadas por alimentos, procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação devem ser estabelecidos. Para assegurar as corretas condições higiênico-sanitárias nos serviços de alimentação, alguns cuidados na produção de alimentos devem ser tomados, entre eles:


I. manter a edificação, as instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios livres de vetores e pragas urbanas.

II. supervisionar e capacitar periodicamente os comensais em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos.

III. utilizar somente água potável para manipulação de alimentos. Quando utilizada alguma solução alternativa de abastecimento de água, a potabilidade deve ser atestada semestralmente mediante laudos laboratoriais.

IV. armazenar as matérias-primas, os ingredientes e as embalagens sobre paletes, estrados e/ou prateleiras, confeccionados de material liso, resistente, impermeável e lavável.

V. assegurar que as matérias-primas, os ingredientes e as embalagens utilizadas para a preparação do alimento estejam em condições higiênico-sanitárias adequadas e em conformidade com a legislação específica.


Estão CORRETAS, apenas,

Alternativas
Comentários
  • II. supervisionar e capacitar periodicamente OS COMENSAIS em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos.

    De acordo com a RDC 216:

    Os manipuladores de alimentos devem ser supervisionados e capacitados periodicamente em higiene pessoal,

    em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos. A capacitação deve ser

    comprovada mediante documentação

  • II. supervisionar e capacitar periodicamente os comensais (manipuladores) em higiene pessoal, em manipulação higiênica dos alimentos e em doenças transmitidas por alimentos.