SóProvas


ID
317491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos tesauros.

Na criação e na manutenção de um tesauro, os diversos fenômenos da linguagem natural devem ser controlados, tais como a polissemia, em que diferentes termos representam um único conceito, e a homografia, em que um único termo representa mais de um conceito, sem que seja estabelecida relação semântica entre esses conceitos.

Alternativas
Comentários
  • Polissemia: é o nome que se dá quando uma palavra pode ter mais de uma significação. Ex.: Manga (de camisa), manga (fruto).
  • Em tesauros há sim as relações semânticas.
  • Errada

    Polissemia: um único termo representa mais de um conceito, sem que seja estabelecida relação semântica entre esses conceitos. Exs.: manga (fruta), manga (parte da camisa); terra (planeta), terra (pó).

    Homografia: palavras que possuem forma gráfica igual ou semelhante, mas que se pronunciam de maneira diferente, possuindo também significados diferentes. Exs.: alívio (nome), alivio (verbo); este (pronome), este (ponto cardeal).

    Espero ter ajudado. Força, foco e fé!

  • Alternativa correta = ERRADO

  • Na criação e na manutenção de um tesauro, os diversos fenômenos da linguagem natural devem ser controlados, tais como a polissemia, em que diferentes termos representam um único conceito, e a homografia, em que um único termo representa mais de um conceito, sem que seja estabelecida relação semântica entre esses conceitos.

     

    Polissemia = 1 TERMO ---> vários signicados !

    [Do lat. cient. polysemia < gr. polWsemos, ‘que tem muitas significações’, + lat. cient. -ia (v. -ia1).]
    Substantivo feminino.


    1.E. Ling. O ter uma palavra muitas significações:
    “Quando um termo se usa com várias acepções diz-se que há polissemia.” (M. Said Ali, Meios de Expressão e Alterações Semânticas, p. 83.).

     

    Homógrafo ---- >rel. Homografia --- > 

    [De hom(o)- + -grafo.]


    1.E. Ling. Diz-se de, ou vocábulos que têm a mesma grafia, mas significações diferentes. Ex.: cedo (advérbio) e cedo (do v. ceder); canto (esquina) e canto (do v. cantar). [Antôn.: heterógrafo. Cf. homônimo.]

     

    Bônus: 


    Homógrafo imperfeito. 1. E. Ling. Aquele que se distingue apenas pela acentuação gráfica e, portanto, não é homófono. [Ex.: pode e pôde, do v. poder; fábrica, s. f., e fabrica, do v. fabricar.]

     

  • quando menciona homografia, já entende que tem vários significados , um só termo, jamais.

  • Polissemia: um termo é utilizado para designar dois ou mais conceitos. Ex. ponte (engenharia); ponte (odontologia).

    Homografia: um mesmo termo designa conceitos diferentes em domínios distintos do conhecimento. Ex.: planta (biologia); planta (arquitetura).

    Gabarito: E