- ID
- 3177469
- Banca
- IF-PE
- Órgão
- IF-PE
- Ano
- 2019
- Provas
- Disciplina
- Odontologia
- Assuntos
Nas últimas décadas, tem havido um declínio marcante na prevalência de cárie não só Brasil mas também em outros países, e o uso generalizado de dentifrícios contendo flúor tem sido frequentemente apontado como um dos principais responsáveis. Há evidência de que o flúor previne a instalação da cárie e pode retardar ou interromper a progressão de lesões já existentes. Além do flúor constituinte dos dentifrícios, no entanto, há também formas de flúor de ingestão/administração sistêmica que podem contribuir para a prevenção da cárie. Nesse âmbito, analise as seguintes afirmações:
I. A suplementação sistêmica de flúor deve ser prescrita para todos os indivíduos com necessidades especiais.
II. Como a água do sistema de abastecimento público do Recife é fluoretada, nenhuma outra forma sistêmica de flúor é necessária para os seus residentes.
III.O flúor administrado por via sistêmica exerce seus efeitos anticariogênicos primariamente por uma ação local na cavidade bucal.
IV. Apesar de o flúor ter a capacidade de atravessar a barreira hematoplacentária, a sua administração a gestantes no período pré-natal não reduz a incidência de cárie nos seus filhos após o nascimento.
V. O flúor é menos eficaz na prevenção da cárie em regiões de cicatrículas e fissuras do que em superfícies livres.
É CORRETO apenas o que se afirma em