SóProvas


ID
317833
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em relação aos diferentes procedimentos e recomendações de enfermagem, julgue os itens de 76 a 82.
A hipoglicemia, que ocorre quando a glicose sanguínea cai abaixo de 50 mg/dL a 60 mg/dL, pode ser causada por uma quantidade excessiva de insulina ou agentes hipoglicemiantes orais, quantidade muito pequena de alimento ou atividade física excessiva. Na sua forma grave, pode incluir comportamento desorientado, convulsões, dificuldade em despertar do sono ou perda da consciência, para cujo tratamento imediato é indicada uma injeção de 1 mg de glucagon por via subcutânea ou intramuscular.

Alternativas
Comentários
  • indicação do Glucagon: TTO de hipoglicemia grave via SC IM 1mg, caso não haja resposta a dose deverá ser repetida

    Fonte: Dic. adm de medicamentos na enfermagem.
  • ficou uma dúvida, pois se o tratamento é imediato como poderá ser administrado via subcutânea ou intramuscular se o efeito é mais demorado do que por via endovenosa. A resposta deveria ser errada. Mandem justificativas!!!
  • Hipoglicemia é a diminuição dos níveis glicêmicos – com ou sem sintomas – para valores abaixo de 70 mg/dL. Os sintomas clínicos, entretanto, usualmente ocorrem quando a glicose plasmática é menor de 60 mg/dl a 50 mg/dl, podendo esse limiar ser mais alto, para aqueles pacientes cujas médias de glicemias são elevadas, ou mais baixo para aqueles que fazem tratamento intensivo e estão acostumados a glicemias mais baixas. Pode ser causada por uma quantidade excessiva de insulina ou agentes hipoglicemiantes orais, quantidade muito pequena de alimento ou atividade física excessiva. O tratamento precisa ser imediato, se sinais de hipoglicemia grave, administrar glucagon SC ou IM ou 20 mL de glicose a 50% e manter veia com glicose a 10% até recuperar plenamente a consciência ou glicemia >60mg/dL; manter então esquema oral, observando o paciente enquanto perdurar o pico da insulina; pacientes que recebem sulfoniluréias (especialmente clorpropamida e glibenclamida) devem ser observados por 48 a 72h para detectar possível recorrência. Logo, a afirmação contida na questão está totalmente correta.

    Resposta CERTO

    Bibliografia Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Diabetes Mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2006. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: diabetes mellitus / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
  • O glucagon IM, é indicado caso haja indisponibilidade de acesso venoso. No protocolo de controle glicêmico do Hospital Sírio Libanês, há essas duas formas de tratamento tanto endovenoso quando intramuscular, porém tenta-se a endovenosa primeiro.  

  • depende dos protocolos assistenciais e da gravidade da hipoglicemia como irá aplicar im ou subc. se hipoglicemia grave paciente entra em coma

  • cabe recurso, TMB é possível com administração de glicose hipertônica.
  • Questão conforme protocolo: dificuldade em despertar do sono ou perda da consciência, para cujo tratamento imediato é indicada uma injeção de 1 mg de glucagon por via subcutânea ou intramuscular.

    Certo

  • QUESTÃO DESATUALIZADA