SóProvas


ID
3178366
Banca
IBFC
Órgão
Prefeitura de Cuiabá - MT
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Um dos profissionais que deve integrar a equipe dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do SUAS é o orientador social, descrito também pelo termo educador social. Conforme o documento Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (BRASIL, 2017) há algumas especificidades que devem ser observadas para que um profissional possa desempenhar essa função de orientador social. A esse respeito analise as afirmativas abaixo.

I. Possuir, no mínimo, nível médio de escolaridade, devendo ainda ser responsável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático.
II. Conhecer as situações de vulnerabilidade social e de risco das famílias beneficiárias de transferência de renda (BPC, PBF e outras) e as potencialidades do território de abrangência do CRAS.
III. Possuir, no mínimo, nível superior, compondo assim a equipe do CRAS para ser referência aos grupos do SCFV.
IV. Organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades individuais e coletivas de vivência nas unidades e/ou, na comunidade.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA A

    Orientador social ou educador social – função exercida por profissional com, no mínimo, nível médio de escolaridade, conforme dispõe a Resolução CNAS nº 09/2014. O orientador social tem atuação constante junto ao(s) grupo(s) do SCFV e é responsável pela criação de um ambiente de convivência participativo e democrático.

    Destacam-se as seguintes atribuições desse profissional:

     Desenvolver atividades socioeducativas e de convivência e socialização visando à atenção, defesa e garantia de direitos;

    Organizar, facilitar oficinas e desenvolver atividades individuais e coletivas de vivência nas unidades e/ou, na comunidade;

     Acompanhar, orientar e monitorar os usuários na execução das atividades;

     Apoiar na organização de eventos artísticos, lúdicos e culturais nas unidades e/ou na comunidade;

     Participar das reuniões de equipe para o planejamento das atividades, avaliação de processos, fluxos de trabalho e resultado;

     Desenvolver atividades que contribuam com a prevenção de rompimentos de vínculos familiares e comunitários, possibilitando a superação de situações de fragilidade social vivenciadas;

     Acompanhar o ingresso, frequência e o desempenho dos usuários nos cursos para os quais foram encaminhados por meio de registros periódicos;  Acompanhar e registrar a assiduidade dos usuários por meio de instrumentais específicos, como listas de frequência, atas, sistemas eletrônicos próprios, etc.