SóProvas


ID
318130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens a seguir, referentes ao DSM-IV.

Entre os transtornos de alimentação da primeira infância, incluem-se a pica e o transtorno de ruminação.

Alternativas
Comentários
  • 307.52 Pica
    Critérios Diagnósticos
    A. Ingestão persistente de substâncias não nutrientes por um período mínimo de 1 mês.
    B. A ingestão de substâncias não nutrientes é imprópria em relação ao nível de desenvolvimento do indivíduo.
    C. O comportamento alimentar não faz parte de uma prática culturalmente aceita.
    D. Se o comportamento alimenar ocorre exclusivamente durane o curso de outro transtorno mental (p. ex. , Retardo Mental, Transtorno Global do Desenvolvimento, Esquizofrenia), ele é suficientemente grave a ponto de indicar uma atenção clínica independente.

    307.53 Transtorno de Ruminação
    Critérios Diagnósticos
    A. Regurgitação repetida e remastigação do alimento pelo período mínimo de 1 mês após um período de funcionamento normal.
    B. O comportamento não é devido a uma condição gastrintestinal ou outra condição médica geral associada (p. ex., refluxo esofágico).
    C. O comportamento não ocorre exclusivamente durante o curso de Anorexia Nervosa ou Bulimia Nervosa. Se os sintomas ocorrem exclusivamene durane o curso de Retardo Mental ou Transtorno Global do Desenvolvimento, eles são suficientemente graves a ponto de indicar uma atenção clínica independente.

    307.59 Transtorno da Alimentação da Primeira Infância
    Critérios Diagnósticos
    A. Perturbação na alimentação, manifestada pelo fracasso persistente em comer ou mamar adequadamente, com fracasso significativo em ganhar peso ou perda significativa de peso ao longo do período mínimo de 1 mês.
    B. A perturbação não se deve a uma condição gastrintestinal ou outra condição médica geral associada (p. ex., refluxo gastroesofágico).
    C. A perturbação não é melhor explicada pela presença de outro transtorno mental (p. ex., Transtorno de Ruminação) ou pela falta de alimentos.
    D. O início ocorre antes da idade de 6 anos.

  • A característica essencial da Pica é o consumo persistente de substâncias não nutritivas por um período de pelo menos 1 mês (Critério A). A substância típica ingerida tende a variar com a idade. Bebês e crianças mais jovens tipicamente comem tinta, reboco, cordões, cabelos ou tecidos.

    Crianças mais velhas podem comer fezes de animais, areia, insetos, folhas ou pedregulhos. Adolescentes e adultos podem consumir argila ou terra. Não existe aversão à comida. Este comportamento deve ser inapropriado em termos evolutivos (Critério B) e não deve fazer parte de uma prática culturalmente sancionada (Critério C).

    O consumo de substâncias não nutritivas é uma característica associada de outros transtornos mentais (por ex., Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, Retardo Mental). Se o comportamento alimentar ocorre exclusivamente durante o curso de um outro transtorno mental, um diagnóstico separado de Pica deve ser feito apenas se o comportamento alimentar for suficientemente severo para indicar uma atenção clínica independente (Critério D).

    A característica essencial do Transtorno de Ruminação consiste na repetida regurgitação e remastigação de alimentos, que se desenvolve em um bebê ou criança após um período de funcionamento normal e dura por pelo menos 1 mês (Critério A).

    O alimento parcialmente digerido é regurgitado sem náusea, esforço para vomitar, repugnância ou transtorno gastrintestinal aparentes. O alimento é então ejetado da boca ou, mais comumente, mastigado e engolido de novo.

    Os sintomas não são devido a uma condição gastrintestinal ou outra condição médica geral associada (por ex., síndrome de Sandifer, refluxo esofágico) (Critério B) e não ocorrem exclusivamente durante o curso de Anorexia Nervosa ou Bulimia Nervosa.

    Se os sintomas ocorrem exclusivamente durante o curso de Retardo Mental ou Transtorno Invasivo do Desenvolvimento, eles devem ser suficientemente severos para indicarem uma atenção clínica independente (Critério C).

    O transtorno é observado com maior freqüência em bebês, mas pode ser visto em indivíduos mais velhos, particularmente naqueles que também apresentam Retardo Mental. Os bebês com o transtorno exibem uma posição característica de tensionar e arquear as costas com a cabeça estirada para trás, fazendo movimentos de sucção com a língua e dando a impressão de obterem satisfação com a atividade.
  • pica, também conhecida como alotriofagia ou alotriogeusia, é uma afecção rara entre seres humanos, de apetite por coisas ou substâncias não alimentares (isto é, solo/terra, moedas, carvão, giz, tecido, etc.) ou uma vontade anormal de ingerir produtos considerados ingredientes de alimentos, como diversos tipos de farinha, de tuberosas cruas (como batatas), amidos (por exemplo de milho ou de mandioca), etc.