a) A partir das características mencionadas dos átomos de sódio e de cloro, infere-se que o sódio tem eletronegatividade mais alta quando comparada à do cloro.
b) Baixa eletronegatividade compreende a situação em que os elétrons na camada de valência estão mais presos no átomo e, por isso, são considerados maus condutores de calor.
c) A quantidade de energia necessária para retirar elétrons de átomos de substâncias metálicas é maior que aquela necessária para retirar elétrons de átomos de substâncias não metálicas.
d) O elétron de valência está ligado ao átomo por uma força de atração que no sódio é muito menor que no cloro.
e) Como o número de camadas no átomo de sódio é menor que no átomo de cloro, a força de interação elétrica entre as cargas do núcleo e o elétron de valência é maior no sódio que no cloro. (em razão do numero atômico do cloro ser maior).
Lida a questão, vamos para a resolução.
Esta questão abrange conceitos relacionados às características dos elementos e para resolvê-la é importante saber sobre as diferenças entre metais e ametais. Sendo assim, analisemos as alternativas:
A) INCORRETA - De acordo com o enunciado, o sódio possui um elétron na camada de valência e o cloro sete. A eletronegatividade é definida como a força de atração exercida por um átomo sobre os elétrons em uma ligação química, medindo a tendência dos átomos em receber elétrons quando se ligam. Como o sódio possui apenas um elétron na sua camada de valência ele tende a perder esse elétron, enquanto que o cloro, com sete, tende a ganhar um elétron. Logo, o cloro é mais eletronegativo do que o sódio.
B) INCORRETA - Como explicado na letra A, a eletronegatividade está relacionada à força de atração exercida por um átomo sobre os elétrons em uma ligação química, portanto, ela é mais baixa quando os elétrons estão mais "soltos" no átomo, característica dos bons condutores de calor.
C) INCORRETA - O sódio possui número atômico igual a 11 e é classificado como um metal. Como ele só possui um elétron na camada de valência, ele possui a tendência em doar esse elétron, e, portanto, há uma facilidade em retirar esse elétron. Desta forma, a quantidade de energia necessária para retirar elétrons de
átomos de substâncias metálicas é menor que aquela necessária
para retirar elétrons de átomos de substâncias não metálicas, uma vez que a força de atração sobre os elétrons das substâncias não metálicas é maior.
D) CORRETA - O sódio só possui um elétron na camada de valência, logo, possui a tendência em doar esse elétron (regra do octeto). Sendo assim, a força de atração sobre esse elétron é menor quando comparada à força de atração sobre os elétrons do cloro, que não pode perder os sete elétrons e ainda precisa receber mais um para se tornar estável.
E) INCORRETA - Para saber o número de camadas de cada elemento é importante saber a distribuição eletrônica de ambos, de acordo com o diagrama de Linus Pauling:
Sódio (Na) - 1s2 2s2 2p6 3s1
Cloro (Cl) - 1s2 2s2 2p6 3s2 3p5
Sendo assim, ambos os elementos possuem o mesmo número de camadas, três.
Gabarito do Professor: Letra D.