a) Incorreto, pois o genoma de uma espécie inclui não apenas os genes, como também todo o seguimento ativo (eucromatina) e inativo (heterocromatina) das moléculas que formam o DNA.
b) Correto. O gene é a parte funcional do DNA. No caso do genoma humano, por exemplo, apenas 3% é formado por genes. O resto é apenas, agrupamentos de proteínas que não contêm nenhuma informação. Os genes, portanto, são sequências especiais de centenas ou até milhares de pares (do tipo A-T ou C-G) que oferecem as informações básicas para a produção de todas as proteínas que o corpo precisa produzir.
c) Incorreto. O núcleo responsabiliza-se por todas as funções celulares, ou seja, é ele o responsável por comandar as células, principalmente as reações químicas. O DNA fica localizado no núcleo celular, portanto, é no núcleo que está contida todas as informações genéticas.
O núcleo possui funções celulares bem especificas, sendo elas:
• Armazenar o DNA celular
• Controlar o metabolismo
• Hereditariedade
d) Incorreto. O ser humano sendo o organismo mais complexo tem o seu tamanho genômico inferior ao do arroz, por exemplo. Durante muito tempo, especulou-se sobre a possível relação entre o tamanho do genoma — medido pelo número de pares de bases (pb) —, o número de proteínas produzidas e a complexidade do organismo. As primeiras respostas começam a aparecer e já deixam claro que essa relação não existe. Vejamos por exemplo, a espécie: arroz (Oryza sativa) - tamanho estimado do genoma (pb): 5.000.000.000; a espécie: Homem (Homo sapiens) - tamanho estimado do genoma (pb): 3.400.000.000. (Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov)
e) Incorreto. O DNA é formado por uma fita dupla em forma de espiral (dupla hélice), composta por nucleotídeos (bases nitrogenadas) : Adenina (A), Timina (T), Citosina (C) e Guanina (G); e por Pentose – Um açúcar que apresenta moléculas formadas por cinco átomos de carbono e também por Fosfato – um radical de ácido fosfórico.