SóProvas


ID
318208
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Transporte
Assuntos

Julgue os itens que se seguem, relativos a técnicas operacionais.

Ao realizar abordagem e busca pessoal de infratores, o agente de segurança deve deixá-los em pé, quando estiver em local aberto, descampado, ou quando houver vários deles e algum manifestar a intenção de fugir.

Alternativas
Comentários
  •  Em pé:

    - Adequada apenas quando no local da captura há obstáculos físicos onde o infrator possa se apoiar (muros, paredes, veículos altos, etc)

  • Questão Errada.

    No caso em questão, se há mais de um infrator, ou ele ficam encostados de costas na parede, ou ficam sentados e algemados.

    E ainda:

    - Busca Pessoal de Joelhos: só é utilizada se o revistado for delinquente em fuga, foragido, criminoso conhecido da guarnição ou pego em flagrante delito.

    - Busca Deitado:  empregada quando a ocorrência for de alto risco, como delinquente em fuga, criminoso que trocou tiros com a guarnição e na abordagem confirmada de veículo furtado ou roubado.

    Bons estudos!

    Fonte: Prof. Marcos Girão.
  • Na questão fala em local aberto, nesse caso, deve ser feita a busca pessoal no possível infrator com ele de joelhos ou deitado, pois o recomendado é ele virado para muro ou viatura, não possuindo esse tipo de auxilio o que resta é coloca-lo de joelhos ou deitado com as mãos atrás da cabeça.

  • A abordagem a uma pessoa com atividade suspeita deve estar calcada em técnicas de posicionamento que facilitem sua contenção, caso se faça necessário. O policial deve, taticamente, encontrar-se sempre em posição de vantagem no momento da realização da busca pessoal.

    Existem posições que podem dar ao policial certa vantagem sobre o abordado, fazendo com que os riscos e a necessidade do uso da força sejam minimizados:

     O policial deve manter distância do individuo abordado, a fim de evitar que seu corpo seja alvo de uma eventual investida;

     A distância adequada proporcionará uma melhor visão do ponto de foco (corpo inteiro), dando tempo de reagir conforme seja necessário;

     É fundamental para a segurança do policial manter-se longe das chamadas “regiões quentes” – mãos, pés e cabeça;

     A região frontal do corpo humano é considerada a região mais adequada para combates. Por isso, o policial deve evitar abordar a pessoa sob suspeita pela região frontal;

     O policial deve realizar abordagem transversalmente, minimizando o poder de reação da pessoa abordada;

     Ao abordar um indivíduo, mantenha a parte do seu corpo onde está localizada sua arma longe dele;

     O posicionamento adequado durante a abordagem policial, fará com que o agente da lei possa conter a pessoa abordada, caso se faça necessário, diminuindo a necessidade da utilização da força, salvaguardando, assim, a integridade física dos envolvidos na ação.

    Prof. Alexandre Herculano