SóProvas


ID
3182767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que se refere a análise orçamentária, acompanhamento e fiscalização de obras rodoviárias, julgue o item subsequente.


A medição dos volumes de bota-fora geralmente é feita com o material em estado solto, no próprio local da escavação, conforme indicado no projeto de engenharia.

Alternativas
Comentários
  • medido no corte

  • E considerando o Empolamento

  • Questão boa essa.

    Só lembrar dessa fórmula cálculo do EMPOLAMENTO

    Vs=vc(1+E)

  • Bota fora é medido no corte, se fosse no solto estaria medindo mais que o real, isso se não levasse em consideração o fator de empolamento.

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre terraplenagem.


    A terraplenagem, também conhecida como terraplanagem, trata-se do serviço cujo intuito é, por meio da movimentação de terra, preparar a topografia de um terreno para a execução de uma obra.


    Durante o manejo de um solo, o seu volume varia em função do grau de compactação. Nesse contexto, o empolamento (E) é o nome do fenômeno em que um solo passar a ocupar mais espaço durante a escavação. O valor de E é expresso em termos percentuais e representa o aumento de volume. Por exemplo, se 1 m³ de solo aumenta para 1,2 m² quando escavado, seu empolamento é de 20%. Matematicamente, sendo Vcorte o volume de corte e Vsolto o volume do material solto após, tem-se que:



     

    O bota-fora é a denominação dada para o material de escavação dos cortes que não será aproveitado, geralmente por conta de sua má qualidade e/ou volume excessivo e/ou grande distância ao ponto de utilização.


    Visto isso, tem-se que a assertiva do enunciado está errada, pois, para considerar o empolamento, é preciso que o volume de bota-fora seja medido no corte.


    Gabarito do Professor: ERRADO.