SóProvas


ID
3185482
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Em janeiro de 2019, uma entidade do setor público adquiriu licenças para o uso de uma metodologia de gestão desenvolvida no exterior pelo valor de R$ 200.000,00. No contrato, estava previsto que a metodologia poderia ser utilizada por 5 anos, sem cláusula de renovação contratual. No entanto, os gestores públicos acreditam que a utilização da metodologia irá trazer benefícios econômicos para a gestão e prestação de serviços públicos por um prazo superior a 8 anos. Considerando as informações apresentadas, em janeiro de 2019, o contador da entidade reconheceu

Alternativas
Comentários
  •  CPC 04 (R1)

    94. A vida útil de ativo intangível resultante de direitos contratuais ou outros direitos legais não deve exceder a vigência desses direitos, podendo ser menor dependendo do período durante o qual a entidade espera utilizar o ativo. Caso os direitos contratuais ou outros direitos legais sejam outorgados por um prazo limitado renovável, a vida útil do ativo intangível só deve incluir o prazo de renovação, se existirem evidências que suportem a renovação pela entidade sem custo significativo. A vida útil de um direito readquirido reconhecido como ativo intangível em uma combinação de negócios é o período contratual remanescente do contrato em que o direito foi concedido e não incluirá períodos de renovação. 

    Gab. C

  • No enunciado da questão, o autor informa que uma entidade do setor público adquiriu licenças para o uso de uma metodologia de gestão, uma ativo intangível.

    O contrato de uso da licença é por 5 anos, não há cláusula de renovação contratual.

    Com base nestes dados, vamos analisar as opções:

    a)      Deve ser registrado um ativo intangível com vida útil definida. A amortização será em 5 anos, tempo que a entidade espera ter benefícios econômicos com o ativo, prazo do contrato. ERRADA

    b)      ERRADA, mesmo que a expectativa de uso pelos gestores públicos seja de 8 anos, o prazo de utilização é de 5 anos, prazo contratual, sem renovação. Portanto a depreciação será por este prazo.

    c)       CORRETA,

    d)      ERRADA, a vida útil do ativo não é indefinida, pois ele só poderá ser usado pela entidade do setor público por 5 anos.

    e)       Se a entidade do setor público adquire um direito de uso, não há porque se falar em contas a receber. ERRADA.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Questão leve e interessantes. Usando um pouco da lógica, não faria sentido a contabilidade registrar algo que extrapole o contrato.

    Um exemplo caseiro é: Você compra uma licença do QConcursos e só pode usar por 1 ano; não faz sentido você contabilizar no seu planejamento pessoal que terá aquela licença por mais de 1 ano sem ter que pagar novamente.