SóProvas


ID
3185560
Banca
Quadrix
Órgão
CRB - 2° Região
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os requisitos “acesso livre, arranjo coerente na estante, catálogo adequado e serviço de referência” dizem respeito à

Alternativas
Comentários
  • QC REVEJA O GABARITO CREIO QUE ESTEJA ERRADA - POUPE O TEMPO DO LEITOR É SERVIÇO DE REFERENCIA . TÁ ERRADO A GABARITO.

    TERCEIRA LEI = É DISSEMINAÇÃO SELETIVA DA INFORMAÇÃO DSI A CADA LIVRO 1 LEITOR.

  • GABARITO: C

    "O terceiro princípio – a cada livro seu leitor – complementa a segunda Lei e enfatiza, mais ainda, a relevância de tornar os recursos informacionais conhecidos dos usuários o mais rápido possível. É a ênfase ao sistema de livre acesso, ao arranjo bem definido da estanteria, a um catálogo organizado de fácil acesso e de uso flexível, aliados a um serviço de referência especializado". 

    Fonte: SOUSA, Maria Eliziana Pereira de; TARGINO, Maria das Graças. Cinco leis da Biblioteconomia / cinco leis de Ranganathan: resistindo bravamente ao tempo. Ci. Inf. Rev., Maceió, v. 3, n. 1, p. 11-29, jan./abr. 2016

  • Breve resumo do Livro "As 5 leis da Biblioteconomia" - Ranganathan

    1)  OS LIVROS SÃO PARA USAR

    ·       acessibilidade e usabilidade.

    ·       Localização, horário de funcionamento, iluminação, disposição das estantes, mobiliário, pessoal. 

    ·       conduz naturalmente a um sistema de bibliotecas no qual elas se localizam em pontos centrais, abrem por longos horários, são mobiliadas de maneira hospitaleira e com corpo de pessoal treinado, orientado à prestação de serviço e adequadamente assalariado.

    2)  A CADA LEITOR O SEU LIVRO

    ·       Disponibilidade.

    ·       Esta lei mostra a importância de se conhecer o leitor, de se conhecer o usuário.

    ·       Customer Relationship Management (CRM) – Gestão de relacionamento com o cliente: seu objetivo principal é colocar o cliente no centro dos processos da empresa de modo a viabilizar aquele tipo de percepção que permite antecipar as necessidades atuais e potenciais do cliente. 

    ·       Determina que as bibliotecas sirvam a todos os leitores, não importa a classe social, sexo, idade, ou qualquer outro fator.

    3)  A CADA LIVRO SEU LEITOR

    ·       Dinamismo da biblioteca. 

    ·       Esta lei dá sustentação ao serviço de disseminação seletiva da informação.

    ·       Divulgar os livros existentes na biblioteca. 

    ·       Arranjo nas estantes, catálogo, serviço de referência, publicidade. 

    ·       Estipula que para cada livro existe um leitor e que os livros devem estar descritos no catálogo, expostos de maneira a atrair os leitores e prontamente disponíveis. Esta lei leva a práticas, tais como acesso livre, arranjo coerente na estante, catálogo adequado e serviço de referência. 

    4)  ECONOMIZE/ POUPE O TEMPO DO LEITOR

    ·       É a lei do serviço de referência.

    ·       Aponta para o livre acesso às estantes, o serviço de referência e a simplificação dos processos técnicos. 

    ·       Acompanha o leitor desde quando ele entra na biblioteca até o momento em que sai. 

    ·       Enfatiza serviço eficiente, o que implica rápido sistema de empréstimo e guias de fácil entendimento nas estantes. Esta lei tem como corolário – Economize o tempo do bibliotecário –, o que requer o uso de técnicas e tecnologias que permitam ao pessoal atuar de maneira eficiente.

    ·       Orienta para a seleção de uma coleção ampla e representativa de obras de referência que apoiam a pesquisa bibliográfica.

    5)  A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO

    ·       A palavra-chave é adaptabilidade.

    ·       A biblioteca precisa estar preparada para todas as eventualidades. Para isso, é preciso planejamento.

    ·       Planejamento para poder crescer, e crescer não significa espaço, e sim importância social. Planejamento e organização das bibliotecas 

    ·       Reconhece que o crescimento que indubitavelmente ocorrerá deve ser planejado sistematicamente. Assim, das acomodações físicas às práticas administrativas, a biblioteca deve ser aberta, sempre pronta a se expandir.

  • Esta questão cobra do candidato conhecimento detalhado sobre as cinco leis da Biblioteconomia de Ranganathan.

    As cinco leis de Ranganathan estão interligadas em muitos aspectos, sendo difícil precisar os limites e fronteiras entre os assuntos que elas discutem. Todavia, a interpretação mais comum se dá da seguinte maneira:

    1 - Os livros são para o uso: esta lei está relacionada à circulação dos livros e seu uso;

    2 - A cada leitor o seu livro: esta lei está ligada as necessidades dos leitores e está relacionada aos processos que envolvem o estudo de usuário e a formação e desenvolvimento de coleções;

    3 - A cada livro o seu leitor: está ligada ao leitor de forma individualizada, relacionando-se a serviços oferecidos de caráter personalizado como a disseminação seletiva da informação;

    4 – Economize o tempo do leitor: refere-se aos serviços de atendimento e pesquisa como o serviço de referência. Os serviços de tratamento da informação (classificação, catalogação e indexação) também estão ligados a esta lei pois seu produto resultado em um processo de referência ou de recuperação da informação mais rápido e eficaz;

    5 - A biblioteca é um organismo em crescimento: está ligada ao desenvolvimento da biblioteca como órgão de participação e importância social no contexto que está inserida.

    Com base nestas informações, identificamos que a alternativa correta é a letra D, pois é aquela que está ligada ao serviço de referência de maneira mais direta.

    Gabarito do Professor: Letra D (em discordância com a banca).
    Gabarito da Banca: Letra C.


  • Acrescentando...

    Conforme Ranganathan (2009, p. 189-210):

    A Terceira Lei diz para cada livro seu leitor. 

    • Sistema de Livre Acesso
    • Arranjo nas Estantes
    • Estante de Novas Aquisições
    • Rearrumação - Uma redistribuição ocasional do conteúdo das estantes ajuda a estabelecer novos contatos entre as pessoas e os livros.
    • Catálogo
    • Serviço de Referência

    Gab. C

    Ranganathan, S. R. As cinco leis da biblioteconomia. Brasília, DF: Briquet de Lemos/Livros, 2009.