SóProvas


ID
3185752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Assinale a opção que apresenta a(s) característica(s) do controle — uma das quatro funções do processo administrativo — que enfatiza(m) o desenvolvimento, a mudança e a melhoria, de modo a impulsionar a iniciativa das pessoas e reduzir a aplicação de penalidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra E.

    Características do Controle

    O Administrador deve compreender que um sistema eficaz de controle precisa reunir os seguintes aspectos:

    Orientação estratégica para resultados (o controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização)

    Compreensão (o controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dado em termos compreensíveis)

    Orientação rápida para as exceções(o controle deve indicar os desvios rapidamente, através de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente)

    Flexibilidade(o controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações)

    Autocontrole(o controle deve proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas)

    Natureza positiva (o controle deve enfatizar o desenvolvimento, mudança e melhoria, devendo alavancar a iniciativa das pessoas e minimizando o papel da penalidade e das punições)

    Clareza e objetividade(o controle deve ser imparcial e acurado para todos, devendo ser respeitado como um propósito fundamental que é a melhoria do desempenho)

    Fonte:https://ideagri.com.br/posts/administrar-bem-lucrar-sempre-controle-a-quarta-funcao-da-administracao

  • GABARITO E

    natureza positiva:o controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.(CHIAVEANATO)

  • Quando fiz a assinatura Premium do QC eu vi bem grande na propaganda do site: QUESTÕES COMENTADAS POR PROFESSORES. Deveria ser: ALGUMAS QUESTÕES SÃO COMENTADAS... afffffffff!!!

  • Natureza positiva: o controle deve enfatizar o desenvolvimento, mudança e melhoria.

    Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.

    Economia: Os benefícios obtidos pelo processo de controle devem ser maiores que os

    custos do controle.

    Clareza e Objetividade: O controle deve ser imparcial e acurado para todos. Também deve

    haver a “economia de palavras”.

    Aceitação: os sistemas de controle devem ser aceitos pelos controlados.

    Rapidez: as informações obtidas pelo processo de controle deve chegar rapidamente ao

    tomador de decisões.

    Precisão: A tomada de decisão depende de informações precisas obtidas pelo processo de

    controle.

    prof stefan/ estratégia concurso

  • Um sistema de controle bem sucedido, o administrador precisa reunir alguns aspectos, entre eles, estão:

    Orientação estratégica para resultados (o controle deve apoiar planos estratégicos e focalizar as atividades essenciais que fazem a real diferença para a organização).

    Compreensão (o controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dado em termos compreensíveis).

    Orientação rápida para as exceções (o controle deve indicar os desvios rapidamente, através de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente).

    Flexibilidade (o controle deve proporcionar um julgamento individual e que possa ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações).

    Autocontrole (o controle deve proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas).

    Natureza positiva (o controle deve enfatizar o desenvolvimento, mudança e melhoria, devendo alavancar a iniciativa das pessoas e minimizando o papel da penalidade e das punições).

    Clareza e objetividade (o controle deve ser imparcial e acurado para todos, devendo ser respeitado como um propósito fundamental que é a melhoria do desempenho).

  • Concordo com a Magna Barbosa. Muitas vezes as aulas anexadas não respondes às questões; e, raramente há explicação dos professores que é o que mais se faz necessário quando estamos com foco em questões. Já fiz mais de 500 (assinei a pouco tempo) e se vi 4 comentários de professores foi muito. As aulas são boas, mas na maioria das vezes o que tem ajudado são os próprios assinantes.

  • Magna Barbosa, foi propaganda enganosa pelo visto!

  • Magna Barbosa... tenho o mesmo sentimento. Assim que acabar minha assinatura, não renovarei mais. QCONCURSOS!!!!! VCS ESTÃO VENDO ISSO????

  • Gab: E para os não assinantes

    muita gente reclama do QC pelas questões não comentadas por professores mas alguns comentários de assinantes são infinitamente melhores do que os de muitos professores renomados desses cursinhos renomados que exploram os concurseiros de todas as formas.

    comentário: a questão trata das característica da função controle Controle.

    todos os itens se relacionam com o controle mas a única de acordo com o comando da questão na parte: que enfatiza(m) o desenvolvimento, a mudança e a melhoria, de modo a impulsionar a iniciativa das pessoas e reduzir a aplicação de penalidades

    é a Natureza positiva conforme lição extraída do mestre Id. Chiavenato.

  •  Orientação rápida para as exceções(o controle deve indicar os desvios rapidamente, através de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente)

    • Flexibilidade(

  • A questão em análise envolve a temática das funções do administrador. As funções são as seguintes: planejar, organizar, dirigir e controlar. Apesar da questão abordar de forma específica a função controle, cabe resumirmos cada uma delas para melhor compreensão.

    A função planejar refere-se ao processo de elaboração e execução do Planejamento Estratégico, do Planejamento Tático e do Planejamento Operacional de uma empresa. A função organizar está relacionada à estrutura da empresa, à sua arquitetura organizacional, ou seja, à forma como ela se estrutura para prestação de serviços a seus clientes. A função dirigir refere-se ao estilo de liderança, de direção, a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos da organização. Essa função refere-se ao relacionamento interpessoal do administrador com o subordinado, ou seja, reflete um processo de informação e de decisão. Por fim, a função controle está relacionada ao processo de avaliação da condução das atividades da empresa, para que todas as coisas funcionem da maneira certa e no tempo certo.

    Na questão em análise, a banca cobra características da Função Controle que se relaciona ao desenvolvimento, à mudança e à melhoria, de modo a impulsionar a iniciativa das pessoas e reduzir a aplicação de penalidades . Sendo assim, vamos à análise das alternativas:

    Letra “A": flexibilidade – essa alternativa está errada, porque a característica de flexibilidade na função controle proporciona um julgamento individual que pode ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações. Portanto, ela não se relaciona à característica solicitada pela banca;


    Letra “B": clareza e objetividade - essa alternativa está errada, porque a característica de clareza e objetividade se relaciona à imparcialidade e à acurácia da função controle, na busca por melhores desempenhos. Portanto, ela não se relaciona à característica solicitada pela banca;


    Letra “C": orientação rápida para as exceções – essa alternativa está errada, porque a característica indicada na alternativa relaciona-se com a indicação de desvios rapidamente, através de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente. Portanto, ela não se relaciona à característica solicitada pela banca;


    Letra “D": compreensão – essa alternativa está errada, porque a característica de compreensão da função controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dado em termos compreensíveis. O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas. Portanto, ela não se relaciona à característica solicitada pela banca;


    Letra “E": natureza positiva – essa alternativa é o gabarito da questão, pois o controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições. Essas características relacionam-se com a natureza positiva da função controle.


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA "E".
  • Características do controle (Chiavenato)

    Orientação estratégica para resultados:

    >> Apoiar planos estratégicos

    >> Focar as atividades essenciais que fazem a diferença

    Compreensão

    >> apoiar o processo de tomada de decisão

    >> dados em termos compreensíveis

    >> o controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas

    Orientação rápida para as exceções

    >> indicar os desvios rapidamente

    >> visão panorâmica onde ocorrem as variações

    >> orientar o que deve ser feito para corrigir rápido

    Flexibilidade

    >> proporcionar um julgamento individual

    >> modificar para adaptar-se a novas circunstâncias e situações

    Autocontrole

    >> o controle deve proporcionar confiabilidade

    >> boa comunicação

    >> participação entre as pessoas envolvidas

    Natureza positiva

    >> enfatiza o desenvolvimento, mudança e a melhoria

    >> alavancar a iniciativa das pessoas

    >> minimizar o papel das penalidades e punições

    Clareza e objetividade

    >> imparcial e acurado

    >> respeitado como propósito fundamental à melhoria do desempenho

    Portanto, gabarito item E.

  • Na doutrina da Administração, temos um conjunto de características de um sistema eficaz de controle. Dentre essas características, aquela que enfatiza que o controle deve focar na melhoria dos processos e não em punições é denominada de natureza positiva do controle, por isso o gabarito da questão é a alternativa E.

    Se quiser relembrar as características do controle, veja:

    Foco estratégico (orientação estratégica): O controle deve estar baseado nos planos estratégicos e focar nas atividades essenciais, ou seja, naquelas que fazem a diferença para a organização. 

    Compreensão/Inteligibilidade: O controle deve servir de suporte para a tomada de decisão, assim, ele deve ser compreensível. Utilização de linguagem complicada demais ou variáveis pouco intuitivas torna a utilização do controle mais difícil.

    Orientação rápida para as exceções: Os desvios na execução devem ser evidenciados rapidamente pelo controle. Em uma rápida passagem pelos instrumentos de controle o tomador de decisão deve ser capaz de identificar possíveis falhas. 

    Adoção de medidas corretivas: característica complementar à orientação rápida para exceções. Um sistema de controle eficaz deve ter facilidade de identificar os desvios (orientação para exceções), mas também deve ser capaz de especificar possíveis soluções para os problemas identificados.

    Flexibilidade: o controle deve proporcionar um julgamento individual e ser capaz de adaptar-se a novas circunstâncias e situações.

    Autocontrole: o controle deve proporcionar confiabilidade, boa comunicação e participação entre as pessoas envolvidas.

    Natureza positiva: o controle deve enfatizar o desenvolvimento, mudança e melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições.

    Clareza e objetividade: O controle deve ser objetivo, isto é, imparcial e acurado. Deve enfatizar a melhoria do desempenho.

    Precisão: O sistema de controle deve gerar informações precisas, isto é, confiáveis e válidas. Informações imprecisas ou incorretas conduzem a tomadas de decisões inadequadas.

    Rapidez: O sistema de controle deve ser capaz de proporcionar informações com rapidez. Apenas dessa forma, o administrador conseguirá tomar decisões tempestivas, isto é, no momento correto. Ainda que precisas, informações sem tempestividade não geram valor para a tomada de decisão.

    Economicamente viável: Toda atividade de controle possui um custo embutido, seja em decorrência da implantação de sistemas, por exemplo, seja em decorrência do consumo de um tempo maior dos empregados para realizar as atividades. O benefício proporcionado pelo controle deve ser sempre maior que o custo de sua adoção. Do contrário, o sistema de controle será inócuo.

    Aceitação: Os membros da organização devem conhecer as razões que justificam o controle. Do contrário, o sistema de controle não conseguirá atingir seus objetivos de melhorar o desempenho da organização. Em outras palavras, as pessoas que realizam as atividades de controle, bem como aquelas que realizam as atividades controladas devem aceitar o controle como parte natural do seu trabalho. 

    Razoabilidade dos critérios: os critérios de desempenho devem ser alcançáveis, ainda que desafiadores. Os membros devem se sentir motivados e engajados pelos critérios e padrões de controle adotados. Quando os critérios e metas são postos em patamares inalcançáveis, as pessoas tendem a agir com indiferença e, assim, as atividades de controle perdem o sentido. Deixando mais claro: uma meta de até 1% de desperdício nos insumos em uma empresa farmacêutica pode ser possível, porém essa mesma meta torna-se inalcançável em um supermercado, por exemplo. 

    Multiplicidade dos critérios: o desempenho de uma organização não pode ser avaliado apenas por uma perspectiva. Não se pode considerar apenas o resultado econômico ou apenas o resultado da satisfação do cliente. Para que seja possível reproduzir com maior fidedignidade a realidade, um sistema de controle deve adotar critérios múltiplos que retratem aspectos distintos da organização e, dessa forma, seja possível criar uma visão geral da organização.

    Gabarito: E

  • Tem questão que os alunos comentam que é melhor do que o professor explicando
  • Triste, mas é decoreba brabo.

  • Parte da resposta do Professor do Qconcurso para não assinantes:

    Letra “A": flexibilidade – essa alternativa está errada, porque a característica de flexibilidade na função controle proporciona um julgamento individual que pode ser modificado para adaptar-se a novas circunstâncias e situações. Portanto, ela não se relaciona à característica solicitada pela banca;

    Letra “B": clareza e objetividade - essa alternativa está errada, porque a característica de clareza e objetividade se relaciona à imparcialidade e à acurácia da função controle, na busca por melhores desempenhos. Portanto, ela não se relaciona à característica solicitada pela banca;

    Letra “C": orientação rápida para as exceções – essa alternativa está errada, porque a característica indicada na alternativa relaciona-se com a indicação de desvios rapidamente, através de uma visão panorâmica sobre onde as variações estão ocorrendo e o que deve ser feito para corrigi-las adequadamente. Portanto, ela não se relaciona à característica solicitada pela banca;

    Letra “D": compreensão – essa alternativa está errada, porque a característica de compreensão da função controle deve apoiar o processo de tomada de decisões apresentando dado em termos compreensíveis. O controle deve evitar relatórios complicados e estatísticas enganosas. Portanto, ela não se relaciona à característica solicitada pela banca;

    Letra “E": natureza positiva – essa alternativa é o gabarito da questão, pois o controle deve enfatizar o desenvolvimento, a mudança e a melhoria. Deve alavancar a iniciativa das pessoas e minimizar o papel da penalidade e das punições. Essas características relacionam-se com a natureza positiva da função controle.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA "E".

  • Essa questão vc teria que saber a doutrina;n tem jeito.

  • ???

  • Segundo Chiavenato, as características do controle são:

    1. Orientação estratégica para resultados;
    2. Compreensão;
    3. Orientação rápida para as exceções;
    4. Flexibilidade;
    5. Autocontrole;
    6. Natureza positiva;
    7. Clareza e objetividade.