SóProvas


ID
3185761
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um órgão público cujo planejamento estratégico é estruturado de acordo com o BSC (balanced scorecard) definiu os seguintes objetivos estratégicos: desenvolver competências de liderança e inovar em tecnologia da informação.


Os referidos objetivos estão inseridos

Alternativas
Comentários
  • Perspectiva Financeira

    Faturamento , Valor Agregado , Lucratividade

    Perspectiva do Cliente

    Satisfação , Captação e Retenção dos Clientes

    Perspectiva dos Processos Internos

    Refletir os processos organizacionais , Inovação dos processos , produtividade e qualidade

    Perspectiva da Aprendizagem e crescimento

    Capacitação do pessoas e dos sistemas , motivação , liderança , clima e cultura ..

  • https://www.siteware.com.br/wp-content/uploads/2018/01/BSC-1.png

  • GAB: C

    desenvolver competências de liderança e inovar em tecnologia da informação (TI)

    Bom galera, ao meu ver não há muito o que ser explicado, é mais raciocínio pois os itens deixam claro a perspectiva de aprendizado & crescimento dentro da organização.

  • A perspectiva de aprendizado e crescimento deve se preocupar com:

    CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM

    INTERNA/ DE PROCESSO

    Aqui precisamos definir objetivos que nos levem a:

    Desenvolver novos produtos, inovar, ou ganhar velocidade nos processos produtivos;

    Garantir que nós estejamos presentes e nos relacionando com nosso cliente;

    Desenvolver excelência operacional, ou seja, melhorando processos, ganhar escala e garantir padrões altos de qualidade.

    CLIENTES

     Você precisa saber bem  e transformar isso em objetivos estratégicos. Veja bem, não estou falando sobre o que você quer dos clientes, mas o que os clientes querem de você para te valorizar mais e te ajudar a crescer.

    Calma, vou melhorar a pergunta para você entender melhor: “Que necessidade do cliente precisamos satisfazer para alcançar os resultados que buscamos? 

    Por exemplo: se eu entendi que meu cliente quer mais qualidade e estabeleço o objetivo estratégico de “Fornecer alta qualidade nos meus produtos e serviços”, posso vincular indicadores como: taxa de devolução de produtos, número de reclamações de clientes, e assim por diante.

    FINANCEIRO

    como a organização pretende  ligados ao crescimento da Receita e da Produtividade. Ou seja, todos os objetivos que tratam de diminuir custos e aumentar receita estarão nesta perspectiva e serão vinculados a indicadores que traduzem os resultados financeiros da organização.

    Por exemplo: uma organização que tem como objetivo o “Alcançar a Lucratividade Planejada”, poderá olhar para indicadores como: Total de Receita, Total de Gastos, Lucro Líquido.

    FONTE:Kaplan, Robert S., Norton, Davids P. – Mapas estratégicos – Balanced Scorecard: convertendo ativos intangíveis em resultados tangíveis – Rio de Janeiro, Elsevier, 2004.

    BLOGDAQUALIDADE.COM.BR

  • A questão em análise aborda o assunto do Balanced Scorecard – BSC (traduzido como Indicadores Balanceados de Desempenho). O BSC é uma metodologia de gestão estratégica desenvolvida, em 1992, por dois professores da Harvard Business School (HBS): Robert Kaplan e David Norton. Essa metodologia está voltada para o futuro da empresa, uma vez que alinha missão, visão e estratégia em um conjunto equilibrado de indicadores (financeiros e não financeiros).

    O BSC prioriza o equilíbrio organizacional com um mecanismo de implementação da estratégia. Para isso, ele prioriza quatro perspectivas: financeira; clientes; processos internos; e aprendizado e crescimento.

    A Perspectiva Financeira aborda questões relacionadas à saúde financeira da empresa, como: lucratividade, fluxo de caixa e retorno sobre investimentos. A Perspectiva Clientes aborda aspectos do mercado, ou seja, como o cliente vê a organização. Nessa análise dos clientes, verifica-se se os produtos e serviços estão de acordo com a missão da organização ou se atendem às necessidades dos clientes. A Perspectiva Processos Internos refere-se ao negócio em si. Essa perspectiva analisa todos os processos de gestão que criam valor para os clientes, que podem aumentar a produtividade e que trazem melhores resultados para a empresa. São indicadores dessa perspectiva: qualidade, produtividade, inovação, logística etc. Por fim, a Perspectiva de Aprendizado e Crescimento refere-se à capacidade de a empresa melhorar continuamente, à capacidade de inovar e de se diferenciar no mercado. Essa perspectiva abarca principalmente os ativos intangíveis da organização, como: pessoas, informações, conhecimento, clima e motivação.

    Em face do exposto, verifica-se que a questão em análise ao apresentar o desenvolvimento de competências de liderança e a inovação em tecnologia da informação, lida com conceitos relacionados à Perspectiva de Aprendizado e Crescimento. Sendo assim, a alternativa correta é a letra “C".

    Gabarito do professor: LETRA “C".
  • O BSC é uma ferramenta que traduz missão e estratégia em objetivos e medidas, organizadas segundo quatro perspectivas diferentes: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

    Dentre essas perspectivas, a perspectiva do aprendizado e crescimento é aquela relacionada ao desenvolvimento de competências de liderança e de inovação.

    GABARITO: C

  • Por eliminação foi a C.

    Mas creio que quando fala em "Inovação em TI" está ligado aos Processos Internos.

  • Perspectiva do aprendizado e crescimento (ou inovação)

    Nessa perspectiva os indicadores buscam demonstrar como a organização pode aprender e melhorar constantemente, a

    umentando continuamente a sua eficiência operacional. É nessa perspectiva que estão os ativos intangíveis da organização. Relaciona-se, principalmente, a três variáveis:

    Capital humano (Pessoas): envolve os conhecimentos, competências, habilidades e talentos dos funcionários (ou seja, o “know-how” ou a “expertise” dos funcionários) que são necessários ao desenvolvimento dos planos estratégicos.

    Capital de informação (Sistemas): são os sistemas de informação, banco de dados, infraestrutura de informação e redes que são necessários e importantes para a execução das atividades.

    Capital organizacional (Procedimentos organizacionais): está relacionado à liderança, motivação, trabalho em equipe, cultura organizacional, etc. Trata-se dos aspectos relacionados à motivação dos funcionários para o

    atingimento dos objetivos, bem como do alinhamento dos objetivos individuais de cada funcionário, com os objetivos organizacionais. 

    Fonte: Curso Noções de Administração Pública - Prof. Stefan Fantini - Estratégia Concursos

  • O CORRETO SERIA INOVAÇÃO COMO PROCESSOS INTERNOS! MAS COMO NÃO TEM ESSA OPÇÃO, POR ELIMINAÇÃO AMBOS SÃO APRENDIZADO E CRESCIMENTO.

  • desenvolver competências de liderança e inovar em tecnologia da informação tem relação com aprendizado e crescimento.

    Poderia ser: Processos internos, MAS trata-se de treinamentos e capacitações.