SóProvas


ID
3185794
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na gestão da qualidade, é possível alcançar o nível de excelência, que se refere

Alternativas
Comentários
  • Excelência = nível máximo de qualidade

  • A) não existe

    B, C, D) conceito de Qualidade

    E) Excelência = nível máximo de qualidade

  • Ao melhor que a empresa consegue fazer não quer dizer que ela alcance a excelência.

  • EXCELÊNCIA É E SEMPRE FOI:

    SUPERAR AS EXPECTATIVAS DO CLIENTE/CONSUMIDOR.

    A CESPE QUER INVENTAR MODA E HÁ QUEM JUSTIFIQUE SEUS ERROS

  • Assim como o Jorge Fernando, eu sempre conheci excelência como a superação das expectativas dos clientes.

    Cespe sempre cespeando.

  • Marquei B, mas depois que vi o gabarito percebi que a CESPE tá considerando a Abordagem Transcendental do conceito de qualidade que diz que qualidade é o mesmo que excelência. Significa fazer o melhor que se pode fazer. Essa abordagem é de difícil aplicação prática na produção de bens e serviços, uma vez que não se pode medir “o melhor que é possível fazer”. O cliente veria como possuidor de qualidade o produto que foi feito da melhor forma possível. Fala-se ainda que, por produzir o melhor que se pode fazer, a qualidade seria reconhecida por todos, de maneira universal. Obras de arte de valor inestimável são percebidas dessa forma.

  • Ah, então quer dizer que, se uma empresa não tiver funcionários suficientes e os clientes estejam sofrendo negativamente o impacto, mas, se a organização estiver dando o seu melhor, então ela terá alcançado o nível de excelência?

    Hum... Blz. Entendi!

  • Em outras palavras o CESPE está nos afirmando que se o máximo que uma empresa conseguir entregar para o cliente for um produto/serviço de baixa qualidade, então ela está atingindo o nível de excelência! São essas questões que nos fazem pensar que o estudo não é tudo, por mais que você estude, lá no dia da prova vai ter que contar com a sorte!

  • Bom...ser excelente é superar o padrão. Em todo produto e serviço é permitido uma margem de erro, tanto que existe formalmente algo chamado "desvio padrão". Quanto menor o desvio padrão, mais próximo chegou ao padrão ou ao que é normal.

    Quando você atinge a excelência, é porque você superou o padrão ou o que é normal. Assim, a resposta deveria estar relacionada com algo que SUPEROU alguma coisa.

    Ao meu ver, a resposta correta seria a letra A ("à superação das especificações predeterminadas."). Nela está explícito que as especificações predeterminadas, ou seja, o que é padrão ou normal, foram superadas. Isto é, atingiu a excelência.

    Não sou teórico, sou um administrador com 18 anos de experiência na área. Com tudo, as bancas se prendem somente ao que está escrito e de determinados autores. Assim, temos que engolir as respostas. Como ouvi, numa entrevista, o representante da CESPE/CEBRASPE, para concursos, "todos os professores das banca são Mestres e Doutores renomados no assunto", não aceitam questionamento.

    Definição de Excelente (https://www.dicio.com.br/excelente/): Superior em seu gênero; perfeito, primoroso, exímio, inigualável.

  • Segundo PALUDO (2013), a excelência em serviços públicos “está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre Estado e a sociedade". Para isso, a Administração Pública se utiliza de ferramentas e técnicas da qualidade para promover a melhoria contínua nos serviços oferecidos ao cidadão.
    Na oportunidade, cabe destacar o trabalho elaborado pelos americanos David Osborne e Ted Gaebler, na obra Reinventando o governo (1994). Esse trabalho foi um marco na administração pública americana e disseminou uma cultura de excelência no serviço público. Entre seus fundamentos, destacam-se: Governo catalisador, a partir da redefinição do papel do governo, de provedor direto para promotor; Governo competitivo, que destaca as vantagens da competição; Governo da comunidade, que transfere responsabilidades da burocracia para o cidadão; Governo orientado por missões e resultados, que muda o enfoque em regras e procedimentos para missões e resultados; Governo voltado para clientes, que destaca o papel preponderante do governo de servir aos cidadãos com qualidade e enfatizando o controle social.

    Em face do exposto, percebe-se que não existe uma definição objetiva do que seja o nível de excelência. Porém, podemos depreender que excelência é fazer o melhor possível para atender às necessidades do cidadão, do cliente, da sociedade. Sendo assim, o gabarito da questão é a letra “E".

    Gabarito do professor: LETRA “E".

    FONTES:

    PALUDO, Augustinho. Administração Pública. 3ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

    Osborne, David e Ted Gaebler. Reinventando o governo: como o espírito empreendedor está transformando o setor público. 6ª Edição, Ed. MH Comunicação, 1995.
  • O melhor que a organização é capaz de fazer é a BUSCA da excelência, acho que a questão não deixou bem claro o que queria.

  • Conceito absurdo. Como bem disseram vários colegas, é possível que uma empresa, mesmo se esforçando ao máximo, ainda assim entregue um produto de baixa qualidade quando comparado com os concorrentes. E, segundo o cespe, nesse caso a tal empresa teria alcançado a excelência.

    Ridículo.

  • Eu hein!? Depois que eu escrevo questão sem gabarito a galera fica me tirando. Mas nesse caso eu assim como alguns colegas fui de alternativa "a". Enfim... Cespe né!?

  • Máxima efetividade

  • Gabarito: letra B.

    Para Maximiano, os significado mais importantes da qualidade são os seguintes:

    Excelência: Se refere ao melhor que se pode fazer.

    Especificações: Se refere à qualidade planejada.

    Conformidade: Se refere ao grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.

    Adequação ao uso: Está ligada à qualidade do projeto e à ausência de deficiências.

    Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos da Administração: Introdução à Teoria Geral e aos Processos da Administração, 3ª edição. Rio de Janeiro, LTC: 2015. pp.75-77.

  • Gabarito: letra B.

    Para Maximiano, os significado mais importantes da qualidade são os seguintes:

    Excelência: Se refere ao melhor que se pode fazer.

    Especificações: Se refere à qualidade planejada.

    Conformidade: Se refere ao grau de identidade entre o produto ou serviço e suas especificações.

    Adequação ao uso: Está ligada à qualidade do projeto e à ausência de deficiências.

    Fonte: MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos da Administração: Introdução à Teoria Geral e aos Processos da Administração, 3ª edição. Rio de Janeiro, LTC: 2015. pp.75-77.

  • LETRA E

  • Baseado na resposta da letra E,a gente pode dizer que essa pergunta não atingiu nível de excelência

  • Segundo a NBR ISO 9000:2005 — Sistema de Gestão da Qualidade — Fundamentos e Vocabulários, qualidade é definida como:

    - O GRAU NO QUAL UM CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS INERENTES SATISFAZ A REQUISITOS.

  • Essa resposta não tem lógica.

    O conceito mais básico aqui é que a qualidade é definida pelo cliente, logo é o CLIENTE quem vai dizer se algo tem qualidade e mais que isso: se o produto/serviço superou as expectativas do que considera como qualidade, tornando-se excelente.

  • Qualidade: expectativa = realidade

    Excelência: expectativa < realidade

    Frustração: expectativa > realidade

    A- à superação das especificações predeterminadas.

    B- ao atendimento às expectativas do cliente.

    C- à ausência de deficiências ou falhas.

    D- ao atendimento às especificações.

    E- ao melhor que a organização é capaz de fazer.

    Qual o erro da letra A? Para mim a questão deveria ser anulada. (minha opinião sempre será apenas a minha opinião e nunca uma verdade absoluta).

  • Excelência: Se refere ao melhor que se pode fazer. A excelência é absoluta: é o ideal mais elevado

  • Definição de Maximiano:

    '' Excelência: o melhor que se pode fazer. O padrão mais elevado de desempenho em qualquer campo de atuação.''

  • Pode até ter base em algumas doutrinas, mas dizer que excelência é " Ao melhor que a organização é capaz de fazer" não entra na minha cabeça. Se o melhor que a empresa de fulano consegue fazer é um produto sem qualidade, isso é excelência?

    Típica questão para eliminar candidato.

  • A meu ver, de acordo com os livros estudados, excelência sempre foi superar expectativas dos clientes