SóProvas


ID
3186793
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Considere que, à altura de mais de 12 metros, esteja um soldador industrial trabalhando na montagem de uma torre metálica. Além dos instrumentos para a solda, ele utiliza uma lixadeira para dar acabamento e preparar a peça para a pintura. A empresa responsável realizou todos os treinamentos necessários e forneceu os equipamentos de proteção individual (EPI) adequados e em quantidade suficiente.

A partir dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.


No caso, os resíduos gerados pelo lixamento são considerados agentes físicos.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    9.1.5.2 Consideram-se agentes químicos as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores, ou que, pela natureza da atividade de exposição, possam ter contato ou ser absorvidos pelo organismo através da pele ou por ingestão.

  • A atividade gera poeira como um resíduo, sendo assim, é uma agente químico e não físico.

  • As atividades de lixar e soldar geram poeiras e fumos metálicos, agentes químicos. Porém, também há a luz emitida pelo maçarico no ato da solda...

  • Na minha humilde opinião, resíduo gerado pelo lixamento de uma peça metálica não é poeira nem fumo metálico. São fagulhas e sinceramente não sei onde esse agente se enquadraria. Talvez como risco de acidente (por projeção de partículas- fagulhas). Mas enfim... Parabéns a todos que comentam e registram os comentários.
  • pedaço de ferro agora é químico??? eu recorreria.
  • Gab.: ERRADO.

    POEIRAS são partículas sólidas produzidas por ruptura mecânica de um sólido, seja pelo simples manuseio (limpeza de bancadas), seja em consequência de uma operação mecânica (trituração, moagem, peneiramento, polimento, lixamento, perfuração, explosão, entre outras). Ex.: poeira de sílica, asbesto e carvão.

    Os particulados são divididos em: inaláveis, torácicos e respiráveis, conforme seu diâmetro.

    FUMOS são partículas sólidas resultantes da condensação de vapores ou de uma reação química, geralmente após a volatilização de metais fundidos. Ex.: Fumos de chumbo - ponteamento de arames; fumos de zinco - galvanoplastia.

    FONTES: Curso básico de Segurança e Higiene Ocupacional. Tuffi Messias Saliba, 7ª ed. Editora LTr 80.

    Higiene Ocupacional. Agentes biológicos, químicos e físicos. Ezio Brevigliero e outros, 10ª ed. Editora SENAC.

    No caso da questão, o lixamento gera poeira, que é um agente químico, e não físico.

  • POEIRA - AGENTE QUIÍMICO

  • Resíduos gerados no lixamento são pequenas partículas metálicas em alta temperatura. Então, creio que o melhor enquadramento para isso seria o de agentes físicos.