SóProvas


ID
3187306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do fenômeno organizacional e do trabalho, julgue o item seguinte.


Um diagnóstico organizacional deve dar preferência à análise das estruturas informais em detrimento das formais, pois, naquelas, as relações entre trabalhadores não obedecem às prescrições das organizações e a dinâmica de poder favorece a coordenação entre setores e pessoas.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

    Um diagnóstico organizacional deve dar preferência à análise das estruturas FORMAIS.

  • Um diagnóstico institucional consiste no levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar o seu grau de saúde ou eficiência. Através dele é possível verificar a existência de problema ou disfunções que estão afetando os resultados da organização, bem como fornecer indicadores para ações interventivas que colaborem com a supressão das queixas.
    O diagnóstico permite uma visão integrada e articulada da organização ou de um problema específico, resultando em mais agilidade para superar os obstáculos, melhor direcionamento dos investimentos. Assim, deve abarcar o máximo possível de dados,  sejam eles formais e informais.

    GABARITO : ERRADO 

  • diagnóstico organizacional deve dar preferência à análise das estruturas FORMAIS, que é aquela pautada pela racionalidade, pela lógica e pelo conjunto de normas que orientam o andamento dos processos organizacionais. Essa estrutura formal ampara-se em regulamentos e em organogramas

    A estrutura INFORMAL não se baseia em normas nem está inserida em um organograma. Possui sua própria liderança, sua própria ética e regras estabelecidas pelos membros do grupo, dificultando a coordenação por parte da organização. Por isso, o administrador deve considerar a estrutura informal no diagnóstico organizacional, mas não priorizá-la.

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública: Provas e Concursos, 5ª edição. São Paulo, Manole: 2018.

    MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração, 8ª edição. São Paulo, Atlas: 2011.

  • nada em detrimento do outro!