-
MANIPULAR? E a ética? Tá de sacanagem né...
-
Manipular = Mudar?
-
Manipula vem do verbo manipular. O mesmo que: forja, maneja, manufatura, mistura, manuseia, falsifica, manobra.
Não entendi a questão! Não consigo enxergar como certa! Alguém poderia me ajudar??
Quando abro os comentários informam, 4. Mas só consigo ler dois.
-
De fato a palavra "manipular" possui uma conotação negativa. Poderia-se empregar outro verbo. No entanto, pelo contexto percebe-se que a "manipulação" realizada é no sentido de construir um ambiente favorável ao trabalhador. Ademais, três requisitos fundamentais para o comprometimento organizacional são o SUPORTE ORGANIZACIONAL, a RECIPROCIDADE ORGANIZACIONAL e a JUSTIÇA ORGANIZACIONAL. A partir deles aumenta-se a produtividade e, consequentemente, se reduz o absenteísmo, as faltas e a rotatividade. Vocês encontram isso no cap 8 do livro Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Questão polêmica, mas atendo-se ao contexto era possível acerta-la, uma vez que as palavras não são organismos endógenos, mas dependem intrinsecamente do contexto em que são empregadas.
-
Na verdade a palavra "manipular" não necessariamente tem sentido negativo, nós é que estamos acostumados a empregá-la dessa forma. Vejamos alguns sentidos:
1 Preparar, dar forma, tocar, segurar ou transportar com as mãos.
2 Fazer funcionar com eficácia; manejar.
3 fig Influenciar ou controlar um ou mais indivíduos de maneira ilegítima e de acordo com os próprios interesses; sugestionar.
4 Provocar o falseamento da realidade; adulterar, falsear.
Aqui a palavra manipular foi empregada no mesmo sentido que é usada na teoria comportamental: como manejo de condições que propiciem a aparição e manutenção de comportamentos/sentimentos saudáveis (socialmente e individualmente). Essa é uma das funções dos gestores.
-
manipular = manejar
-
Apesar de comumente a palavra Manipular estar associada a algo negativo, nesta questão ela transforma a assertiva correta pelo início da frase "uma forma" e não uma regra estabelecida.
-
Manipular no sentido de gerenciar, em intervir.
-
Marquei errado pensando pela perspectiva da Teoria Bifatorial de Hezberg, a qual postula que políticas organizacionais seriam fatores higiênicos, que então não gerariam satisfação, mas poderiam diminuir/evitar a insatisfação. Para aumentar a satisfação seria necessário manipular fatores motivacionais.