SóProvas


ID
3188530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação à auditoria governamental, assinale a opção correta

Alternativas
Comentários
  • a- errada - É finalidade da atividade do controle interno agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios. Corrigir eventuais desvios é função da administração da entidade.

    b- errada - as auditorias operacionais, devido à variedade e complexidade das questões tratadas, possuem maior flexibilidade na escolha de temas, objetos de auditoria, métodos de trabalho e forma de comunicar as conclusões de auditoria. Empregam ampla seleção de métodos de avaliação e investigação de diferentes áreas do conhecimento, em especial das ciências sociais (ISSAI 3000/1.2, 2.2, 2004; ISSAI 400/4,21, 2001). Além disso, essa modalidade de auditoria requer do auditor flexibilidade, imaginação e capacidade analítica (ISSAI 3000/1.8, 2004).

    c- errada - O acompanhamento (e não monitoramento) é um instrumento de fiscalização dos tribunais de contas para examinar, ao longo de um período predeterminado, a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.

    d- correta - Para ser atingido o objetivo da fiscalização, o escopo da auditoria deve estar relacionado com a profundidade e a amplitude do trabalho.

    e- errada - O programa de auditoria deverá contemplar todas as informações disponíveis e necessárias ao desenvolvimento de cada trabalho a ser realizado, com vistas a determinar a extensão e a profundidade deste, e deverá ser estruturado de forma que possa ser específico (um plano para cada trabalho) e padronizado (destinado à aplicação em trabalhos locais ou em épocas diferentes, com pequenas alterações) 

  • Complementando o comentário abaixo:

    d- correta - Para ser atingido o objetivo da fiscalização, o escopo da auditoria deve estar relacionado com a profundidade e a amplitude do trabalho

    Conforme NAG 4200 – Escopo:

    "O escopo do trabalho de auditoria governamental envolve a natureza e a extensão dos procedimentos de auditoria a serem realizados. Reconhecese, contudo, que as normas constitucionais, legais e regimentais devem fornecer orientação geral quanto ao escopo desses trabalhos."

  • Fala pessoal! Tudo beleza? Professor Jetro Coutinho aqui!

    Esta questão trata sobre vários assuntos de auditoria governamental. Cada alternativa foi baseada em uma coisa diferente! Uma salada mista só! asuhasuashsa

    Vamos às alternativas.


    A) Incorreta. Esta alternativa foi retirada da IN 01/2001 da CGU (que, inclusive, já estava revogada pela IN CGU 3/2017 na época do concurso). Bastante temerário a banca cobrar norma revogada, mas fazer o que?

    Bem, a IN 01/2001 estabelecia que: "Os controles internos administrativos implementados em uma organização devem: I - prioritariamente, ter caráter preventivo;"

    Portanto, a prioridade dos controles internos administrativos é serem preventivos. Alternativa incorreta.


    B) Incorreta. Esta alternativa não está baseada em nada! ahahahuau

    O mais perto que chegamos é na definição de estudo de caso trazida pelo Manual de Auditoria Operacional do TCU, que estabelece que: "Estudo de caso é um método usado para conhecer uma
    situação complexa, baseado em compreensão abrangente da situação, obtida a partir de sua ampla descrição e análise, considerada como um todo e no seu contexto."

    Mas a definição acima não ajuda muito.

    De qualquer forma, podemos marcar a alternativa incorreta pela parte "toda espécie de registros administrativos produzidos". Em qualquer auditoria, incluindo a operacional, não há avaliação de todos os registros, mas apenas dos mais relevantes, considerando o objetivo da auditoria.
     

    C) Incorreta. A banca inverteu os conceitos de monitoramento e de acompanhamento. Monitoramento, segundo o Regimento Interno do TCU, é o instrumento de fiscalização utilizado pelo Tribunal para verificar o cumprimento de suas deliberações e os resultados delas advindos.


    D) Correta. Se o escopo for muito abrangente, isso significa que o auditor terá muitos itens para avaliar e, por isso, pode ser necessário um exame menos profundo sobre o objeto. Diferentemente, se o escopo for bem definido, pode-se fazer exames mais aprofundados.

    O escopo delimita o objeto ao deixar claro o que será avaliado. Isso impacta diretamente na profundidade e na amplitude do trabalho.


    E) Incorreta. Segundo as Normas de Auditoria do TCU (NAT), o programa de auditoria engloba:
    I. o objetivo e o escopo da auditoria;
    II. o universo e a amostra a serem examinados;
    III. os procedimentos e as técnicas a serem utilizados, os critérios de auditoria, as informações
    requeridas e suas fontes, as etapas a serem cumpridas com respectivos cronogramas;
    IV. a quantificação dos recursos necessários à execução do trabalho.

    Repare que a alternativa fala dos itens I, II e III das NAT, mas não fala do IV. De forma geral, questão incompleta não é questão errada, mas repare que a banca utilizou o termo "limita-se" o que deixa a alternativa errada mesmo, pois o programa de auditoria não "limita-se" apenas aos itens I, II e III, mas abrange também o IV.


    Gabarito do professor: D