SóProvas


ID
3188656
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPC-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação dos Tribunais de Contas (TCU, TCEs e TCMs) e Ministérios Públicos de Contas
Assuntos

Acerca do controle exercido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C

    a) CF, art. 71, III - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo poder público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório.

    b) CF, art. 70. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    c) RI-TCU, art. 188-A. As ações de controle externo obedecerão a plano de controle externo, proposto pela Presidência, de acordo com o plano estratégico e as diretrizes do Tribunal e das Contas do Presidente da República.

    d) ??

    e) Lei 8.666, art. 113 § 2º Os Tribunais de Contas e os órgãos integrantes do sistema de controle interno poderão solicitar para exame, até o dia útil imediatamente anterior à data de recebimento das propostas, cópia do edital de licitação já publicado, obrigando-se os órgãos ou entidades da Administração interessada à adoção de medidas corretivas pertinentes que, em função desse exame, lhes forem determinadas.

  • c) RI-TCU, art. 188-A. As ações de controle externo obedecerão a plano de controle externo, proposto pela Presidência, de acordo com o plano estratégico e as diretrizes do Tribunal e das Contas do Presidente da República.

    Presidência do TCU ou o Presidente da República? Está correto o gabarito?

  • Indiquei para comentário por discordar do gabarito apresentado. Absurdo.

  • GABARITO "C"

    PROPOSTA DE GABARITO "B"

    Entendo que a alternativa B encontra-se correta. Veja o que dispõe o Art. 71, Inciso IV da CF:

    "Art. 71 O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, será exercido com o auxílio do Tribunal de Contas da União, ao qual compete:

    IV - realizar, por iniciativa própria, da Câmara dos Deputados, do Senado Federal, de Comissão técnica ou de inquérito, inspeções e auditorias de natureza contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, nas unidades administrativas dos Poderes Legislativos, Executivo e Judiciário, e demais entidades referidas no inciso II."

    Fica claro que o TCU pode realizar diretamente, sem necessidade de qualquer autorização do Congresso Nacional ou de qualquer de suas casas, auditorias e fiscalizações.

    Já em relação a alternativa C, quem propõe o plano de controle externo é o Presidente do Tribunal e não o Presidente da República. Veja abaixo o que dispõe o RI-TCU:

    Art. 188-A. As ações de controle externo obedecerão a plano de controle externo, proposto pela Presidência, de acordo com o plano estratégico e as diretrizes do Tribunal e das Contas do Presidente da República.

  • Tamanha a certeza da letra B que sequer fui adiante. Para minha surpresa, eis que surge a letra C. Ignoremos este gabarito. A correta é a B.

    Fé na missão!

  • Fiquei entre B e C, mas marquei a alternativa C por se mostrar mais certa do que alternativa B.

  • Quem errou essa está no caminho certo.

  • Gab.C

    Quanto a B, eu não marquei pq ela não age de forma direta e nem é independente na fiscalização, já que sua função é auxiliar o o Congresso Nacional nesse controle.

  • Art 70 CF -> de forma direta e INDIRETA

    B

    Gabarito C

  • Olá, Glauber Crespo.

    Por gentileza, poderia comentar o erro da B, a fim de nos ajudar nesse entendimento?

    Desde já obrigado.

  • Gabarito C: As ações de controle externo do TCU devem obedecer a plano de controle externo proposto pela Presidência da República. (Se negar essa frase ela ficará em desacordo com Art. 188-A do RI do TCU, por isso a letra C é correta) .

    Artigo 188-A. As ações de controle externo obedecerão a plano de controle externo, proposto pela Presidência, de acordo com o plano estratégico e as diretrizes do Tribunal e das Contas do Presidente da República. Parágrafo único. O plano será elaborado em consulta aos relatores das listas de unidades jurisdicionadas e das Contas do Presidente da República, e será aprovado pelo Plenário em sessão de caráter reservado.

  • Da interpretação conjunta dos arts. 188-A e art. 15 do RI/TCU, o plano de controle externo é proposto pela Presidência; elaborado por relatores; e aprovado pelo Plenário. Desse modo, a assertiva C deveria ser ERRADA.

    Art. 7º São órgãos do Tribunal o Plenário, a Primeira e a Segunda câmaras, o Presidente, as comissões, de caráter permanente ou temporário, e a Corregedoria, que colaborarão no desempenho de suas atribuições.

    Art. 15. Compete privativamente ao Plenário, dirigido pelo Presidente do Tribunal: VI – aprovar o plano de controle externo;

    Art. 188-A. As ações de controle externo obedecerão a plano de controle externo, proposto pela Presidência, de acordo com o plano estratégico e as diretrizes do Tribunal e das Contas do Presidente da República.

    Parágrafo único. O plano será elaborado em consulta aos relatores das listas de unidades jurisdicionadas e das Contas do Presidente da República, e será aprovado pelo Plenário em sessão de caráter reservado.

  • Não tem nenhuma lógica esse gabarito ser a letra C.

  • GAB C

    GRAN, Letícia Fernandes De Oliveira Martins

    GABARITO: C (COM AS CRÍTICAS APONTADAS)

    Vamos analisar a questão:

    A) INCORRETO. Art. 71, III, CF - apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admissão de pessoal, a qualquer título, na administração direta e indireta, incluídas as fundações instituídas e mantidas pelo poder público, excetuadas as nomeações para cargo de provimento em comissão, bem como a das concessões de aposentadorias, reformas e pensões, ressalvadas as melhorias posteriores que não alterem o fundamento legal do ato concessório.

    B) INCORRETO. Art. 70, CF. A fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas, será exercida pelo Congresso Nacional, mediante controle externo, e pelo sistema de controle interno de cada Poder.

    Crítica: O TCU auxilia o Congresso nessa atribuição, conforme art. 71, IV, CF. Logo, poderia ter sido considerada Correta.

    C) CORRETA. Art. 188-A, Regimento Interno do TCU. As ações de controle externo obedecerão a plano de controle externo, proposto pela Presidência, de acordo com o plano estratégico e as diretrizes do Tribunal e das Contas do Presidente da República.

    Crítica: "proposto pela Presidência" - seria a presidência do Tribunal e não o presidente da república, como propõe a questão.

    D) INCORRETA. A auditoria de desempenho presta-se a examinar de forma objetiva se organizações, atividades, projetos e programas governamentais operam de acordo com os princípios de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade e se há margem para melhoria.

    E) INCORRETA. Art. 113 § 2º, Lei 8.666. Os Tribunais de Contas e os órgãos integrantes do sistema de controle interno poderão solicitar para exame, até o dia útil imediatamente anterior à data de recebimento das propostas, cópia do edital de licitação já publicado, obrigando-se os órgãos ou entidades da Administração interessada à adoção de medidas corretivas pertinentes que, em função desse exame, lhes forem determinadas.

    Bons estudos. Fé na caminhada.

  • É por coisas assim que a FGV está fazendo o concurso do TCU e CGU 2022.