SóProvas


ID
3188944
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Considerando uma economia hipotética que opera com pleno emprego e possui 100 trabalhadores, assinale a opção correta, sabendo que cada trabalhador pode produzir 4 pães ou 3 camisas.

Alternativas
Comentários
  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Celso Natale - Estratégia

    As informações do enunciado são desnecessárias para marcar a alternativa correta, que é a letra “e. Afinal, a CPP mostra justamente os pontos eficientes, nos quais a produção é máxima para os fatores de produção disponíveis na economia. 

    Contudo, as informações podem ajudar a definir o erro nas demais alternativas. 

    Se há 100 trabalhadores, e cada um pode produzir no máximo 3 camisas, se colocarmos todos eles para produzir camisas, teremos 300 camisas. Isso torna a alternativa “a” errada. 400 camisas é um ponto inatingível considerando a quantidade de trabalhadores existentes. 

    Quanto à alternativa “b”, note que precisaremos de 50 trabalhadores para produzir 200 pães, e usaremos 50 trabalhadores para produzir 150 camisas. Usamos todos os 100 trabalhadores disponíveis e, portanto, fomos eficientes, ao contrário do que afirmou a alternativa. 

    A alternativa “c” está errada porque 400 pães é o máximo que dá para produzir, mesmo se usarmos todos os 100 trabalhadores para isso – afinal, cada um produz 4 pães. 

    Por fim, um ponto interno à curva de possibilidades de produção é ineficiente, pois não utiliza todos os fatores disponíveis. O conceito de eficiência de Pareto basicamente diz, nesse contexto, que uma produção é ineficiente quando é possível aumentar a produção de um bem sem precisar diminuir a produção de outro. 

    E todos os pontos internos à curva são ineficientes, porque indicam que é possível aumentar a produção de um bem sem precisar diminuir a produção do outro. 

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre conceitos fundamentais em economia. 

    Esta questão trata especificamente sobre o conceito da curva de possibilidades de produção (CPP), que nos mostra o tanto que uma economia pode produzir. Repare no gráfico abaixo (as quantidades do gráfico são apenas um exemplo e não tem relação com as quantidades tratadas nesta questão, ok?).


    Temos basicamente 3 visões sobre a CPP:

    1 - Quando a economia utiliza seus recursos de produção ao máximo, estamos em um ponto SOBRE a CPP. Qualquer ponto SOBRE a CPP é eficiente economicamente (em outras palavras, qualquer ponto sobre a CPP é um ótimo de Pareto). Portanto, pelo gráfico acima, os pontos A, B, C, D e E são eficientes economicamente, já que estão sobre a CPP.

    No ponto A, a economia produz somente vestuário. No ponto E, a economia produz somente alimento. Mas nos pontos B, C e D a economia produz um pouco dos dois. E todos estes cinco pontos são eficientes, pois estão todos SOBRE a CPP.


    2 - Pontos internos à CPP ("dentro" da CPP) não utilizam todos os recursos disponíveis para a produção. Portanto, pontos internos à CPP são ineficientes economicamente, já que a Economia não está utilizando todo o seu potencial produtivo. O ponto F do gráfico acima é um ponto ineficiente.

    3 - Pontos além da CPP ("fora" da CPP) representam uma produção impossível de ser alcançada com os recursos produtivos atuais da economia. Para chegar lá, a economia terá que contar com mais fatores de produção. No gráfico acima, o ponto G é inalcançável com os recursos produtivos atuais da economia.

    Agora, vamos à questão.

    Se a economia possui 100 trabalhadores, e cada um deles produz 4 pães ou 3 camisas, podemos inferir que essa economia pode produzir 400 pães OU 300 camisas. Vou repetir: essa economia PODE produzir. Não significa que ela vai.

    Isso acontece porque a economia pode decidir se especializar (produzindo somente os 400 pães ou somente as 300 camisas), mas ela pode decidir também produzir um pouco dos dois (Para fazer um paralelo com o gráfico acima, a economia pode se especializar - ponto A ou ponto E -, mas também pode escolher um ponto intermediário, como o ponto C). Se estivermos sobre a CPP, não interessa o quanto de cada bem a economia irá produzir, pois essa produção será eficiente.

    Assim, não temos como afirmar qual será a produção exata desta economia, pois ela possui várias possibilidades de produção.

    A) Incorreta. Com os 100 trabalhadores que possui, esta economia pode produzir, no máximo 300 camisas. A produção de 400 camisas é um ponto que estaria "fora" da CPP e, portanto, é uma produção impossível com os fatores de produção atuais.

    B) Incorreta. Para produzir 200 pães, a economia utilizaria 50 trabalhadores (como cada trabalhador produz 4 pães, 50 trabalhadores produziriam 200 pães, pois 50*4 = 200). De forma semelhante, para produzir 150 camisas, a economia utilizaria 50 trabalhadores (3 camisas por cada trabalhador levariam a 50*3 = 150).

    Perceba que se ao produzir 200 pães e 150 camisas, a economia utiliza todos os 100 trabalhadores. Isso significa que estamos usando ao máximo o recurso produtivo da mão de obra, indicando que estamos num ponto eficiente.

    C) Incorreta. A produção de 800 pães é impossível para esta economia (ela consegue produzir, no máximo, 400 pães).

    D) Incorreta. Pontos internos à CPP ("dentro" da CPP) não utilizam todos os recursos disponíveis para a produção. Portanto, pontos internos à CPP são ineficientes economicamente, já que a Economia não está utilizando todo o seu potencial produtivo.

    E) Correta. Como vimos na explicação da CPP acima (ponto 1).


    Gabarito do Professor: Letra E.