SóProvas


ID
3188995
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O Estado realiza intervenções na economia para garantir a provisão de bens e serviços públicos financiados pelo poder público, uma vez que indivíduos e organizações não possuem disponibilidade para pagar por eles voluntariamente. Essa intervenção do Estado na economia é denominada função

Alternativas
Comentários
  • Existem três funções do orçamento público (funções fiscais) principais: alocativa, distributiva e estabilizadora. De forma objetiva, é o seguinte:

    A função alocativa diz respeito a promover ajustamentos na alocação de recursos, justifica-se quando o funcionamento do mecanismo de mercado (sistema de ação privada) não garante a necessária eficiência na utilização desses recursos. Portanto, a utilização desse instrumento de atuação se efetiva em situações de “falha de mercado”, como, por exemplo, na presença de externalidades ou de bens públicos.

    A função distributiva, por sua vez, diz respeito a promover ajustamentos na distribuição de renda. Justifica-se seu emprego nos casos em que o resultado distributivo do mecanismo de ação privada não for considerado socialmente justificável ou desejado. Mais uma vez a justificativa está ligada à correção das falhas de mercado.

    A função estabilizadora, por fim, está associada à manutenção da estabilidade econômica, justificada como meio de atenuar o impacto social e econômico na presença de inflação ou depressão. Portanto, seu emprego gera estabilidade dos níveis de preço (combate às pressões inflacionárias), diminui os potenciais efeitos da depressão e mantém o nível de emprego (combate ao desemprego).

    https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2014/11/07/funcoes-orcamento-publico-funcoes-fiscais/

  • Letra D

    A função alocativa visa à promoção de ajustamentos na alocação de recursos. É o Estado

    oferecendo determinados bens e serviços necessários e desejados pela sociedade, porém que não são providos pela iniciativa privada.

  • Na função alocativa, o Estado atua diretamente na produção de bens.

    De acordo com a função distributiva,  o governo se utiliza do Orçamento para promover políticas de distribuição de recursos públicos como forma de tentar resolver problemas.  

    A função estabilizadora visa promover ajustes para que a economia atinja adequado nível de estabilidade.

    https://www12.senado.leg.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-85-o-orcamento-publico-e-a-automacao-do-processo-orcamentario

  • A questão induziu o candidato ao erro ao expressar " O Estado realiza intervenções na economia..." deixando claro, até este ponto, se tratar da função estabilizadora.

  • LETRA D

     

    Funções Economicas do Estado

     

    Distributiva: reduzir desigualdades

    Alocativa: oferecer bens e serviços à sociedade

    Estabilizadora: concede estabilidade às condições macroeconômicas

    Regulamentadora: estabelece normas para a atividade econômica

  • A questão está se referindo à função alocativa.

    Nem sempre o dinheiro, os investimentos, de uma economia estão alocados onde o Estado e a população gostariam. Isso normalmente acontece porque a iniciativa privada não tem interesse em investir naquilo. É nessa hora que o Estado pode intervir. Em outras palavras: a função alocativa se justifica nos casos em que não houver a necessária eficiência por parte do mecanismo de ação privada (sistema de mercado) e nos casos de provisão de bens públicos (puros) ou bens semipúblicos (bens meritórios), ou seja, quando ocorrerem falhas de mercado.

    Por isso que eu digo: a função alocativa é o Estado oferecendo determinados bens e serviços necessários e desejados pela sociedade, porém que não são produzidos ou providos pela iniciativa privada.

    Com efeito, na função alocativa, o Estado atua, por exemplo:

    ·      Na provisão de bens públicos (puros) e semipúblicos (bens meritórios); ou então

    ·      Na criação condições para que o mercado ofereça bens privados, investindo, por exemplo, em infraestrutura.

    Na lição de Augustinho Paludo, em sua obra “Orçamento público, AFO e LRF”:

    Função alocativa – relaciona-se à alocação de recursos por parte do Governo a fim de oferecer bens e serviços públicos puros (ex.: rodovias, segurança, justiça) que não seriam oferecidos pelo mercado ou seriam em condições ineficientes; bens meritórios ou semipúblicos (ex.: educação e saúde); e criar condições para que bens privados sejam oferecidos no mercado pelos produtores, corrigir imperfeições no sistema de mercado (como oligopólios) e corrigir os efeitos negativos de externalidades.

    Gabarito: D

  • Ainda acho que o gabarito correto é a letra C.

    o enunciado informa que "indivíduos e organizações não possuem disponibilidade para pagar por eles voluntariamente". Portanto, compete ao Estado distribuir melhor esses recursos, de forma a atender à maior quantidade de indivíduos / organizações possíveis.

  • Pessoal, tem um mnemônico que me ajuda bastante a lembrar das intervenções (funções) do Estado na economia.

    Suco ADEs! É bom também fazer correlações com ideias-chave.

    A - Alocativa - Estado disponibiliza B/S pq a iniciativa privada não tá afim (custo alto e não vale a pena).

    D - Distributiva - Reduz desigualdade (Lembre-se do Bolsa-Família)

    E - Estabilizadora - Níveis baixos de desemprego e inflação

  • função distributiva ou para alguns--->Robin hood

  • A questão trata das FUNÇÕES CLÁSSICAS DO ORÇAMENTO.

    As funções clássicas do orçamento, segundo a doutrina, dividem-se da seguinte forma:

    1) Função Alocativa (promover o ajustamento na alocação de recursos)

    2) Função Distributiva (promover o ajustamento na distribuição de renda)

    3) Função Estabilizadora (manter a estabilidade econômica)

    1) Função Alocativa (características)

    - Não há eficiência do setor privado (sistema de mercado).

    - Setor privado não consegue suprir as necessidades da população, por isso o Estado oferta bens e serviços para a sociedade.

    Situações que o Estado oferece bens e serviços para a sociedade:

    a) Investimentos na infraestrutura econômica

    b) Provisão de bens públicos e bens meritórios

    2) Função Distributiva (características)

    - Promover ajustamentos na distribuição de renda, corrigindo as falhas de mercado (desigualdades sociais, monopólios empresariais, etc.) inerentes ao sistema econômico capitalista. Há uma separação das classes sociais.

    - Apropriação da renda e da riqueza de forma diferenciada na sociedade. Retira de uma parcela população e transfere para outra. Torna menos desigual possível.

    Exemplos:

    a) Utilização do Imposto Progressivo

    b) Concessão de Subsídios

    c) Transferências Diretas

    3) Função Estabilizadora (características)

    - É a mais moderna das 3 funções

    - Manter a estabilidade econômica, através de instrumentos macroeconômicos.

    - Estabilizar o valor da moeda.

    - Assegurar o nível de emprego.

    - Estabilizar os preços.

    - Estabelecer Política Monetária

    - Estabelecer Política Fiscal (mexer nas receitas e despesas)

    - Atua sobre a demanda agregada (disposição de gastar dos consumidores, das famílias, dos capitalistas ou de qualquer outro comprador).

    - Se a demanda for superior a capacidade de produção, os preços tendem a subir. Já se for inferior, os preços tendem a baixar e, consequentemente, haverá desemprego.

    - Mecanismo de política de estabilização: Estado atuando sobre a demanda agregada, aumentando ou reduzindo, conforme as necessidades.

    Portanto, a questão aborda que o Estado realiza intervenções na economia para garantir a provisão de bens e serviços públicos financiados pelo poder público. Essa situação encontra-se no contexto da Função ALOCATIVA.

    Gabarito do professor: Letra D.

  • LETRA D

  • Funções do Orçamento

     

    Alocativa: oferecer bens e serviços à sociedade.

    Distributiva: reduzir desigualdades sociais.

    Estabilizadora: conceder estabilidade às condições macroeconômicas.

  • Funções do Orçamento

     

    Alocativa: oferecer bens e serviços à sociedade.

    Distributiva: reduzir desigualdades sociais.

    Estabilizadora: conceder estabilidade às condições macroeconômicas.

  • Gabarito: D

    A função alocativa visa à promoção de ajustamentos na alocação de recursos. É o Estado oferecendo determinados bens e serviços necessários e desejados pela sociedade, porém que não são providos pela iniciativa privada.

    A função distributiva visa à promoção de ajustamentos na distribuição de renda. Surge em virtude da necessidade de correções das falhas de mercado, contrabalanceando equidade e eficiência. Os instrumentos mais usados para o ajustamento são os sistemas de tributos e as transferências.

    A função estabilizadora visa manter a estabilidade econômica, diferenciando-se das outras funções por não

    ter como objetivo a destinação de recursos. O campo de atuação dessa função é principalmente a manutenção de elevado nível de emprego e a estabilidade nos níveis de preços. Destaca-se, ainda, a busca do equilíbrio no balanço de pagamentos e de razoável taxa de crescimento econômico. O mecanismo básico da estabilização é a atuação sobre a demanda agregada, que representa a quantidade de bens ou serviços que a totalidade dos consumidores deseja e está disposta a adquirir por determinado preço e em determinado período.

    Fonte: PDF Estratégia Concursos.

  • O Estado realiza intervenções na economia para garantir a provisão de bens e serviços públicos financiados pelo poder público, uma vez que indivíduos e organizações não possuem disponibilidade para pagar por eles voluntariamente. Essa intervenção do Estado na economia é denominada função ALOCATIVA.