-
Em que publicação se encontra tais respostas?
-
Que pergunta maluca! O que isso mede de conhecimento??
-
Essa questão é mais de atualidades do que de Direito Tributário.
-
Resposta: B
-
Quando comparada à América Latina, embora a carga tributária desses países também tenha crescido, o crescimento da carga brasileira foi superior. O Brasil passou de uma carga tributária de 28,20% do PIB, em 1990, para 35,95% do PIB, em 2013. O nível da carga tributária brasileira no decorrer das últimas duas décadas, que era superior ao nível da carga da América Latina, aproximou-se da carga tributária média dos países de renda alta.
pg 37 do pdf.
-
Para estabelecer um parâmetro, vamos adotar os dados da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), um grupo internacional, formado por 35 países, em sua maioria de elevado, que tem o objetivo de levantar e comparar dados entre as nações para ajudar na promoção do desenvolvimento econômico, social e das mesmas.
Segundo os dados comparativos, a carga tributária brasileira, ao contrário do que se pensa, está abaixo da média da OCDE. Enquanto a média da organização varia em torno de 34% a 35% sobre o (ou sobre a renda da população), a brasileira oscila em torno de 32% a 33%. Portanto, embora a diferença seja pouca, notamos que, ao compararmos o Brasil com os países desenvolvidos, pagamos tributação menor que eles, em média.
Já em relação à carga tributária da América Latina e Caribe, aí sim possuímos uma proporção muito maior, já que a média da tributação nestes países se aproxima dos 22% de incidência sobre o PIB, 12% a menos que em terras tupiniquins. É importante ressaltar que a nossa média se assemelha com a da Argentina (aproximadamente 32%).
Fonte:
-
A carga tributária de um país é a soma de todos os tributos arrecadados pelo governo dividido pelo Produto Interno Bruto , que é a quantidade de riqueza produzida pelo país. Uma vez que existem tributos nas três esferas da administração pública: União, Estados e Munícipios; a carga tributária pode ser calculada em cada esfera.
A questão demanda que seja assinalada a afirmativa correta acerca da carga tributária no Brasil. Os dados para auxiliar o raciocínio são disponibilizados pelos órgãos públicos como o IBGE e por documentos de organismos internacionais.
A) INCORRETA – O presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário, em entrevista afirma que O Brasil é a 15ª maior carga tributária do mundo.
B) CORRETA – Considerando os países desenvolvidos com uma maior renda per capita paga-se no Brasil uma carga tributária um pouco menor, de acordo com os parâmetros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Porém, a taxa de conversão dos tributos em bem estar social no Brasil é considerado baixo.
C) INCORRETA – A carga tributária com relação ao PIB nas esferas da administração da União e Estados teve oscilação de percentuais de 3 a 4% de aumento ou diminuição ao longo do período citado. Com relação a esfera municipal houve um aumento progressivo começando com 1,21%, em 1991 e chegando a 1,52%, nos anos 2000.
D) INCORRETA - Nos últimos 10 anos houve uma oscilação da carga tributária brasileira em relação ao PIB. No período de 2000 a 2019, o maior valor atingido foi em 2019 com 35,17% do PIB.
E) INCORRETA – A carga tributária com relação ao PIB tem diversos períodos de um pequeno recuo quando analisada comparativamente ano a ano. No período de 2000 a 2019, observa-se este recuo nos anos de 2003, 2006, 2009, 2013, 2014 e 2015.
Gabarito do professor: Letra B.
-
o intuito das bancas não é medir conhecimentos, e cansar o aluno ao máximo, com 5000mil paginas para memorizar,
-
A pesquisa aponta que, em 2017, a carga tributária brasileira representou 32,3% do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos bens produzidos em território nacional. O percentual é inferior apenas ao observado na Espanha (33,7%) e na Polônia (33,9%).
-
Enquanto a média da organização varia em torno de 34% a 35% sobre o (ou sobre a renda da população), a brasileira oscila em torno de 32% a 33%. Portanto, embora a diferença seja pouca, notamos que, ao compararmos o Brasil com os países desenvolvidos, pagamos tributação menor que eles, em média.
Gab B
-
Segundo os dados comparativos, a carga tributária brasileira, ao contrário do que se pensa, está abaixo da média da OCDE. Enquanto a média da organização varia em torno de 34% a 35% sobre o (ou sobre a renda da população), a brasileira oscila em torno de 32% a 33%. Portanto, embora a diferença seja pouca, notamos que, ao compararmos o Brasil com os países desenvolvidos, pagamos tributação menor que eles, em média.
fonte: https://www.politize.com.br/carga-tributaria-brasileira-e-alta/