Marketing Cultural é uma vertente do marketing que faz uso
de ações culturais para promover e agregar valor a um produto, serviço, marca ou
organização. Tem como objetivos a diferenciação perante seus concorrentes, a
conquista e manutenção da simpatia do público, o fortalecimento institucional e
associação com causas que vão além do lucro. Pode ser praticado de quatro
formas: marketing cultural de fim, de agente, de meio e misto.
No que diz respeito à obtenção de patrocínios para as ações
de cultura, vamos analisar as alternativas:
A) Certo. Personalizar as
propostas de acordo com a categoria do negócio do patrocinador e oferecer cotas
que estejam em sintonia com o investimento realizado e os benefícios visados.
B) Errado. O correto é tratar
das necessidades do patrocinador (que está investindo seus recursos para
viabilizar e/ou contribuir com o evento) e não do patrocinado.
C) Errado. Deve-se dar
atenção a todos os aspectos de comunicação: externa (por meio das mídias e
ações contratadas pelo patrocinado, como outdoor, panfleto, banner, anúncios
pagos na TV, rádio, jornal e internet, por exemplo) e interna (através dos
canais e ações do patrocinador junto aos colaboradores, acionistas, parceiros e
clientes, como intranet, e-mail marketing, mídias sociais e informativos, por
exemplo).
D) Errado. Para a obtenção de
patrocínios, é comum oferecer benefícios promocionais automáticos ao
patrocinador, como a divulgação da marca em determinados lugares, a permissão
de praticar ações junto ao público participante e o acesso a seções
privilegiadas do espaço. Esses benefícios, no entanto, podem ser expandidos de
acordo com o interesse do patrocinador e a capacidade de atender à demanda por
parte do patrocinado.
E) Errado. A venda de cotas
de patrocínio deve ter como base os benefícios que o evento irá proporcionar ao
investidor, não em suas características.
Com base nessas explicações, podemos concluir que a
alternativa correta é a A.
Gabarito do professor: Alternativa A.
Bibliografia:
- Avelar, Rômulo. O avesso da cena: notas sobre produção
e gestão cultural. 3.ed. Belo Horizonte: Ed. Do Autor, 2013.