SóProvas


ID
3189685
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O orçamento que consiste em resumo do orçamento detalhado e que é elaborado a partir do projeto executivo, com etapas ou valores parciais expressos em grupos de serviços a serem executados, é denominado orçamento

Alternativas
Comentários
  • Detalhado -> Analítico

    Resumo -> Sintetico

  • A questão aborda as características do orçamento de obra quanto ao tipo ou grau de detalhamento. Utilizaremos a terminologia do Manual de Obras Públicas - SEAP e algumas questões.

    Características:

    1º) Resumo do orçamento detalhado;

    2º) Elaboração a partir do projeto executivo;

    3º) Etapas e valores parciais expressos em grupos.

    Letra A. ERRADO

    (CESPE/2010) Estimativa de custo é a avaliação obtida por meio da estimativa de áreas e quantidades de componentes, pesquisa de preços médios e aplicação de coeficientes de correlação, usualmente realizada na etapa de estudo preliminar. CERTO

    Letra B. ERRADO

    Definição SEAP: Orçamento Preliminar é a avaliação de custo obtida através de levantamento e estimativa de quantidades de materiais, equipamentos e serviços e pesquisa de preços médios, usualmente realizado na etapa de projeto básico.

    (FGV/2018) Dentre as terminologias do orçamento de uma obra, aquela que corresponde à avaliação de custo obtida através de levantamento e estimativa de quantidades de materiais, serviços e equipamentos e pesquisa de preços médios, usualmente utilizada a partir do anteprojeto da obra, é denominada: orçamento preliminar. CERTO

    Letra C. ERRADO

    Conceito abordado anteriormente, na Letra A.

    Letra D. CERTO

    O orçamento preliminar e sintético por muitas vezes se confundem. Então, vejamos como as bancas tratam o conceito de Orçamento Sintético.

    (FEPESE/2019) Orçamento sintético é aquele que apresenta o conjunto das composições de custos unitários para cada um dos serviços. ERRADO

    (CEPERJ/2013) Orçamento realizado a partir de um projeto básico, no qual as atividades macro mensuráveis foram avaliadas. CERTO

    (CESPE/2015) O orçamento sintético, obtido por meio da estimativa de quantidades de materiais, equipamentos e serviços, é usualmente realizado na etapa do projeto básico. ANULADA

    Justificativa: No gabarito preliminar esta questão foi considerada correta. No gabarito oficial final, a banca optou por anular com base na seguinte afirmativa "Não há informações suficientes para o julgamento do item. Por esse motivo, opta‐se por sua anulação". Mas, vale a pena utilizar as características abordadas.

    Letra E. ERRADO

    (UECE-CEV/2013) Constitui a maneira mais detalhada e precisa de se prever o custo da obra e vale-se de uma composição de custos unitários para cada serviço da obra, levando em consideração quanto de mão de obra, material e equipamento é gasto em sua execução. Esse tipo de orçamento denomina-se: Orçamento Analítico. CERTO

    (AOCP/2018) Para o levantamento do valor de uma obra a ser executada, foi solicitado ao engenheiro que realizasse um orçamento detalhado, através da composição de custos unitários com o levantamento das quantidades de materiais, serviços e equipamentos de acordo com as características da obra, conforme projeto executivo, sendo inclusos todos os custos diretos, despesas indiretas, tributos, lucro do construtor e demais elementos necessários. Esse tipo de orçamento denomina-se: Orçamento Analítico. CERTO

  • Afonso José, sobre a referência que você indicou:

    Bem, eu até acertei a questão, mas, vendo sua referência, resolvi verificá-la, já que na fonte que utilizo mais é o documento de ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE PLANILHAS ORÇAMENTÁRIAS DE OBRAS PÚBLICAS do TCU e nele não encontrei explicitamente citando que o orçamento sintético é "elaborado a partir do projeto executivo". Mas, o trecho que encontrei do "Manual de Obras Públicas-Edificações" acerca do orçamento sintético (que ele chama de preliminar) foi este:

    "2.2 Orçamento Preliminar (Orçamento Sintético) Avaliação de custo obtida através de levantamento e estimativa de quantidades de materiais, equipamentos e serviços e pesquisa de preços médios, usualmente realizado na etapa de projeto básico."

    Poderia dizer em que parte do documento posso encontrar estas três características que você informou em seu comentário? Estão mais coerentes. Particularmente, achei confusa essa descrição que encontrei neste Manual.

  • 1.3.3 Classificação de Orçamento por Grau de Detalhamento ou Precisão

    Segundo Baeta (2012), um orçamento de obras pode ser classificado conforme seu grau de detalhamento ou precisão:

    • Estimativa de Custo

    Avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Pode-se, inclusive, adotar índices específicos conhecidos no mercado, como o CUB (NBR 12.721/2006), ou o custo por MW de potência instalada ou ainda, o custo por km de rodovia construída. Utilizada nas etapas iniciais do empreendimento, serve para avaliar a viabilidade econômica do empreendimento.

    • Orçamento Preliminar

    Mais detalhado do que a estimativa de custos, pressupõe o levantamento de quantidades dos serviços mais expressivos e requer pesquisa de preços dos principais insumos. Seu grau de incerteza é menor que o da estimativa de custos.

    • Orçamento Discriminado ou Detalhado

    Elaborado com composições de custos e pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo “real”, com reduzida margem de incerteza. Feito a partir de especificações detalhadas e composições de custo específicas. Depende da existência de projetos detalhados e especificações em nível suficiente para o levantamento preciso de quantitativos e para o entendimento da logística de apoio necessária à produção. 

    FONTE: SINAPI METODOLOGIAS E CONCEITOS

  • 1) Orçamento paramétrico (Estimativa);

    2) Orçamento preliminar;

    3) Orçamento analítico ou detalhado ou discriminado;

    4) Orçamento sintético ou resumido.

    Orçamento sintético ou resumido: Compreende o resumo do orçamento analítico expresso através das etapas com valores parciais ou grupos de serviços, com seus respectivos totais e o preço do orçamento da obra, conforme descreve o Tisaka (2011).  

    http://www.salesianolins.br/universitaria/artigos/no7/artigo25.pdf

    Orçamento sintético: O orçamento que consiste em resumo do orçamento detalhado e que é elaborado a partir do projeto executivo, com etapas ou valores parciais expressos em grupos de serviços a serem executados. (CESPE)

  • ORÇAMENTO ANALÍTICO - Elaborado com composição de custos e extensa pesquisa de preços dos insumos. Procura chegar a um valor bem próximo do custo “real”. 

    ESTIMATIVA DE CUSTOS – Avaliação expedita com base em custos históricos e comparação com projetos similares. Pode-se adotar índices específicos conhecidos no mercado, como o CUB (NBR 12721/06). Utilizada nas etapas iniciais do empreendimento, para avaliar a viabilidade econômica da obra.

    ORÇAMENTO PRELIMINAR – Mais detalhado do que a estimativa de custos. Pressupõe o levantamento de quantidades e requer pesquisa de preços dos principais insumos e serviços. Seu grau de incerteza é menor. Levantamento expedito de algumas quantidades e inferência de outras. Ex: Taxa de aço / m3 de concreto

    FONTE: TCU

     

    Orçamento sintético ou resumido - Compreende o resumo do orçamento analítico expresso através das etapas com valores parciais ou grupos de serviços a serem realizados, com seus respectivos totais e o preço do orçamento da obra, conforme descreve Tisaka (2011).

    O orçamento expedito -  é um orçamento fácil, que não requer grandes contas, utilizado para a viabilidade do empreendimento e, sempre com indicadores_o CUB, R$/Km (rodovias) e R$/MW (usinas), sendo o CUB o mais importante. 

     

    Vá e vença, que por vencido não os conheça!

  • 1.3.5 Classificação de Orçamento pela Apresentação de Informações 

    Sintético  Apresenta os custos de uma obra agrupando serviços por macro itens ou por etapas 

    (infraestrutura, superestrutura, vedações, canteiro, etc.). 

    Analítico  Apresenta visão detalhada de macro itens ou etapas ao detalhar quantitativos e custos 

    unitários de cada serviço a ser executado, além das parcelas referentes aos custos indiretos. 

    SINAPI METODOLOGIAS E CONCEITOS

  • "MATTOS, A.D. Como preparar orçamento de obras.1°ed. São Paulo: PINI,2006:

    Estimativa de custo ou orçamento expedito:

    Dá uma ideia aproximada da ordem de grandeza do custo do empreendimento. Feita com base em custos históricos e comparação com projetos similares.

    Utiliza indicadores genéricos e números consagrados que servem para uma primeira abordagem da faixa de custo da obra.

    Orçamento preliminar ou sintético:

    Está um grau acima da estimativa de custos, sendo um pouco mais detalhado. Pressupõe o levantamento de algumas quantidades e a atribuição do custo de alguns serviços.

    Orçamento analítico ou detalhado:

    É efetuado a partir de uma composição de custos unitários para cada serviço de obra. Além do custo direto, são computados também os custos de manutenção do canteiro de obras, equipes técnica, administrativa e de suporte da obra, taxas e emolumentos, etc."

    *Texto consultado no material de @arqconcurso.

    A questão apresenta dois gabaritos possíveis, letras B e E, assim caberia recursos.

  • Para responder essa pergunta devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre planejamento e controle de obras, especificamente sobre orçamentos.


    O orçamento, adjunto do cronograma, constitui um elemento fundamental para o planejamento e gestão de uma obra, ao passo que estima os custos envolvidos para cada etapa da execução.


    Com base em seu nível de detalhamento, os orçamentos recebem uma classificação. São elas:


    - Orçamento estimativo/Estimativa de custo: elaborado com base em indicadores ou valores de projetos similares para realizar análises iniciais. Como exemplos citam-se a utilização do custo do metro quadrado construído de uma obra similar já executada; ou o uso do Custo Unitário Básico (CUB). Tal orçamento fornece, como o próprio nome sugere, uma estimativa do custo da obra;


    - Orçamento preliminar: trata-se de uma versão um pouco mais detalhada do orçamento estimativo, ao passo que considera e levanta os quantitativos dos principais serviços;


    - Orçamento analítico: também chamado de orçamento detalhado, consiste na versão mais detalhada e precisa dos tipos de orçamento. O mesmo, fundamentado no projeto executivo, realiza a discriminação e especificação técnica de todos os serviços com suas respectivas composições de custos locais, apresentando os quantitativos e custos unitários. Além disso, o orçamento analítico considera o BDI;


    - Orçamento sintético: denominado também de orçamento resumido, corresponde a um resumo do orçamento analítico, apresentando os valores deste agrupados em etapas ou grupos de serviços.

    Visto isso, conclui-se que o resumo do orçamento detalhado é o orçamento sintético e, portanto, a alternativa D está correta.


    Gabarito do Professor: Letra D.


    Corroborando o que foi dito, o Projeto de Normas ABNT NBR 16633-4 (2017) apresenta as seguintes definições:


    a) orçamento estimativo: avaliação do preço por meio de exame de dados preliminares de uma ideia de projeto em relação à área a ser construída, quantidades de materiais e serviços envolvidos, preços médios dos componentes por meio de pesquisa de preços no mercado ou estimativas baseadas em projetos similares já executados ou nos preços médios de construção publicados em revistas especializadas para diversas opções de estrutura e acabamentos. Deve indicar a data-base dos valores utilizados, a região de coleta dos preços unitários e a unidade monetária utilizada;


    b) orçamento preliminar: avaliação do preço por meio de levantamento e estimativa de quantidades de materiais, serviços e equipamentos, e pesquisa de preços médios do mercado, usualmente utilizada a partir de anteprojeto da obra. Sendo um orçamento e não apenas custo, deve ser incluído o BDI. Deve indicar a data-base dos valores utilizados, a região de coleta dos preços unitários e a unidade monetária utilizada;


    c) orçamento analítico ou detalhado: discriminação e especificação técnica dos serviços necessários à execução da obra ou serviço de engenharia, apresentada na forma de planilha, com a indicação das quantidades e respectivos custos unitários, composições de preços unitários e BDI, bem como a data-base dos valores utilizados, a região de coleta dos preços unitários e a unidade monetária utilizada;


    d) orçamento sintético ou resumido: corresponde ao resumo do orçamento analítico, expresso por meio das etapas ou grupos de serviços, com seus respectivos totais e o preço total do orçamento da obra ou serviço de engenharia, indicando a data base dos valores utilizados, região de coleta dos preços unitários e a unidade monetária utilizada."

  • Sintético é o mesmo que Resumo.

    O orçamento sintético é o resumo do orçamento detalhado/analítico.

  • Muito cuidado com as classificações dos tipos de orçamento.

    Manual do SEAP (muito usado antigamente pela Cebraspe e algumas bancas ainda usam!) - trazia a definição de que orçamento sintético era o orçamento preliminar.

    PROJETO DA NORMA DE ORÇAMENTO (NBR 16633) - não tem valor normativo. Está há anos pra ser aprovada e acredito que demore pois está uma briga de egos inflados..rsrs. Mas seria ótimo que fosse aprovada pois ela vai dar um fim nas divergências dos conceitos.

    Ela ainda traz alguns conceitos diferentes sobre o orçamento expedido x paramétrico x preliminar do que alguns autores utilizam.

    TCU, demais autores e NBR projeto de norma adotam que - orçamento sintético é um resumo do orçamento analítico.

    -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    Analisando a questão:

    PONTO 1 - fala que é um orçamento detalhado. Orçamento detalhado, analítico e discriminado é a mesma coisa. (eliminamos a a), b) e c))

    PONTO 2 - fala que é do projeto executivo. Primeiro que a própria lei de licitações já exige um orçamento detalhado desde o Projeto básico (o que entra em conflito com a resolução Confea que fala que tem ter um orçamento no PB com 15% de precisão... mas são outros quinhentos e não vi questão sobre ). Eliminamos a a,b,c

    PONTO 3 - fala que é um resumo do orçamento detalhado. Aqui já mata a questão. Não precisava nem ler o restante. Só pode ser a d.

    Letra e - é o orçamento detalhado (ou discriminado).