SóProvas


ID
3189886
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O diretor de um centro administrativo de uma universidade está criando um novo organograma para a sua unidade, de forma a proporcionar a troca de experiências entre especialistas de várias áreas de conhecimento. Para atender a essa demanda, o modelo de departamentalização a ser utilizado é o

Alternativas
Comentários
  • FUNCIONAL

    Esse é um dos tipos de abordagem mais comum que existem. Nesse caso, são criadas áreas na empresa agrupando pessoas especialistas em determinada atividade. É aquela velha estrutura que você já conhece (e talvez até trabalhe), onde uma empresa possui uma área de vendas, uma área financeira e por aí vai. No final das contas, o objetivo é ter pessoas com expertises similares trabalhando junto.

    MATRICIAL

    Essa é uma combinação da departamentalização funcional com uma de outro tipo. Essa outra pode ser por projetos (como mostraremos no exemplo abaixo), por produtos, serviços, clientes ou localização geográfica.

    Na realidade, nesse tipo de divisão, a empresa mantém a estrutura funcional para atividades internas e adota a departamentalização divisional para os projetos ou produtos/serviços ofertados. É muito comum ver esse tipo de estrutura em consultorias, agências de publicidade e empresas similares.

  •  (VUNESP/TJ-SP/2019) Cada vez mais frequente em organizações contemporâneas, especialmente as mais jovens e vinculadas a setores mais dinâmicos da economia, em muitos casos com foco em inovação, as estruturas organizacionais têm se apresentado de variadas formas. Uma dessas formas combina duas ou mais variáveis, podendo ser áreas funcionais e processos ou produtos, ou ainda projetos, delineando múltiplas “linhas de autoridade” a serem atendidas. O nome dessa estrutura é

    a) matricial.

    b) por equipe.

    c) funcional.

    d) por projeto.

    e) vertical.

    Letra a. A estrutura matricial é caracterizada pela convivência de dois formatos: função e processos; função e projetos; funções e produtos. Apesar das possibilidades, a regra são projetos + funções. Há bancas que são taxativas em dizer que estrutura matricial sempre tem projetos.

    FONTE: ADMINISTRAÇÃO GERAL Estrutura Organizacional Prof. Vinicius Ribeiro 

  • Para que a questão seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre alguns critérios de departamentalização. Vejamos qual dentre as opções apresentadas estão de acordo com o enunciado da questão. Vamos lá.

    A - correta. A equipe de uma organização matricial é composta por pessoas que pertencem às áreas funcionais permanentes da organização, isto é, são especialistas de várias áreas emprestados a para trabalharem em um projeto até a sua conclusão. Lembrando que cada um dos especialistas não rompe os compromissos com seus departamentos funcionais. Os integrantes de uma equipe matricial podem, inclusive, trabalhar em diversos projetos ao mesmo tempo.

    B - incorreta. A departamentalização por funções se fundamenta no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.

    C e D - incorretas. Não existem os critérios de departamentalização vertical e consultivo.

    Após analisarmos as alternativas, concluímos que a alternativa "A" é a correta.

    GABARITO: A