SóProvas


ID
3190153
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

Um dicionário de cultos afro-brasileiros termina sua apresentação do seguinte modo:

“Nenhum dicionário, seja o mais exaustivo, poderá dar conta de todo um sistema de significação: em primeiro lugar, porque os sistemas de significação não são estáticos; em segundo lugar, porque estes, e principalmente os sistemas religiosos, se fazem mais de regras, isto é, de gramáticas, que de vocabulários; em terceiro lugar, porque nem todos os elementos significativos dos sistemas simbólicos se encontram cobertos por termos que os denotem e, finalmente, porque os significados apreendidos pelos dicionários são apenas pontos de referência para se atingir significados constantemente variáveis com os contextos em que os sistemas de significação encontram existência concreta”. (Olga Gudolle Cacciatore, Dicionário de cultos afro-brasileiros, p. 11)

Sobre a estruturação e significação do texto 1, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Sim Arthur, dai ela apresenta 3 razões para argumentar essa afirmativa.

    Qual é o erro da A?

  •  "e, finalmente, porque os significados apreendidos pelos dicionários são apenas pontos "

    Lucas Gib, aqui está a quarta razão. Estão todas sendo enumeradas: "em primeiro lugar", "em segundo lugar", "em terceiro lugar", contudo a quarta razão é representada nesse "e, finalmente"

    Creio que seja isso, abraço.

  • Lucas Gib, ela apresenta quatro razões. Ela cita: primeira, segunda e terceira e depois diz "e finalmente" (nesse momento ela aponta uma quarta razão).

  • em primeiro lugar, afirma que eles não são estático. E

  • Essas planilhas de propaganda do Arthur são boas mesmo pra ele supostamente acertar tanto??

  • Complementando a resposta do Arthur Carvalho

    A – ERRADA – diz que são apresentadas 03 razões, mas são apresentadas 04:

    Nenhum dicionário, seja o mais exaustivo, poderá dar conta de todo um sistema de significação: em primeiro lugar, porque os sistemas de significação não são estáticos; em segundo lugar, porque estes, e principalmente os sistemas religiosos, se fazem mais de regras, isto é, de gramáticas, que de vocabulários; em terceiro lugar, porque nem todos os elementos significativos dos sistemas simbólicos se encontram cobertos por termos que os denotem e, finalmente, porque os significados apreendidos pelos dicionários são apenas pontos de referência para se atingir significados constantemente variáveis com os contextos em que os sistemas de significação encontram existência concreta.

    B – ERRADA – o texto não é contrário à publicação de dicionários, nem diz que eles são inúteis, só diz que nenhum dicionário é capaz de abordar todo um sistema de significação.

    C – ERRADA – não é publicação do dicionário que leva à mudança de significados das palavras, o texto diz que os significados são variáveis e por isso os dicionários não abrangem todo um sistema de significação.

    D – ERRADA – ela inverte o conteúdo do texto, pois este diz que os sistemas religiosos são compostos mais por gramática do que vocabulário:

    (...) principalmente os sistemas religiosos, se fazem mais de regras, isto é, de gramáticas, que de vocabulários (...).

    E – CORRETA – o texto expõe razões para afirmar que os dicionários não abrangem todos os significados por estes são variáveis.

  • Tô precisando comprar um curso desses que nem estuda e acerta todas as questões. pois, eu estou estudando feito um condenado e só erro na hora de fazer questões. Deus amado, esse mundo até passar no meu cargo vou sofrer tanto ainda ai, aia, ai,. Deus amado.

  • Preciso de uma luz divina nessas questões de "inferência". :(

  • Nessa questão a alternativa (A) está fácil de mais . Desconfie.

  • Gabarito aos não assinantes: Letra E.

    A) Incorreta. São apresentadas (a meu ver) razões pelas quais um dicionário não consegue abarcar um sistema de significação.

    B) Incorreta. Em síntese, não é porque um dicionário não consegue dar conta de todos os significados que a sua publicação seja dispensada. Aquela velha frase "se tá ruim com, imagina sem".

    C) Incorreta. Não é a publicação de um dicionário que leva à mudança do significado de palavras, mas sim, um conjunto de fatores. Um deles, a própria regionalidade, por exemplo. Uma palavra na minha terra pode significar algo, e na fulano outra coisa. Por isso que os dicionários não dão conta de tudo.

    D) Incorreta. É o inverso. Os dicionários religiosos, conforme o texto, são constituídos mais de regras que de vocabulário.

    E) Correta. Sim. Mesmo que fosse elaborado um dicionário da altura da torre Eiffel, ainda assim ele não abrangeria todos os significados. O que faz com que ele, por natureza, seja uma obra deficiente. Porém necessária, mesmo diante da dinâmica das palavras..

    ___

    Persista!

  • na A são 4 afirmaçoẽs: em PRIMEIRO LUGAR, EM SEGUNDO LUGAR, EM TERCEIRO LUGAR, E EM "FINALMENTE"

  • Questão fdp = fim de prova.

  • LETRA E.

    “Nenhum dicionário, seja o mais exaustivo, poderá dar conta de todo um sistema de significação:

    1. em primeiro lugar, porque os sistemas de significação não são estáticos;
    2. em segundo lugar, porque estes (sistemas de significação), e principalmente os sistemas religiosos, se fazem mais de regras, isto é, de gramáticas, que de vocabulários;
    3. em terceiro lugar, porque nem todos os elementos significativos dos sistemas simbólicos se encontram cobertos por termos que os denotem e,
    4. finalmente, porque os significados apreendidos pelos dicionários são apenas pontos de referência para se atingir significados constantemente variáveis com os contextos em que os sistemas de significação encontram existência concreta”.

    A são apresentadas três razões em função das quais os dicionários apresentam deficiências; (4 razões)

    B a publicação do dicionário contraria a primeira afirmação do texto de que nenhum dicionário dá conta de todo um sistema de significação; (não contrária, o dicionário é publicado e depois, de tempos em tempos, se publicam novas versões com as mudanças)

    C como os sistemas de significação não são estáticos, a publicação de um dicionário leva à mudança de significados de algumas palavras; (o dicionário não modifica significado, apenas acrescenta novos)

    D alguns dicionários, como os dos sistemas religiosos, enfrentam maiores problemas porque devem cobrir mais vocabulário que gramáticas; (sistemas religiosos se fazem mais de gramáticas, que de vocabulários)

    E um dicionário é, por definição, uma obra deficiente, pois retrata somente um estado momentâneo de algo em permanente mudança.