SóProvas


ID
3190156
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1

Um dicionário de cultos afro-brasileiros termina sua apresentação do seguinte modo:

“Nenhum dicionário, seja o mais exaustivo, poderá dar conta de todo um sistema de significação: em primeiro lugar, porque os sistemas de significação não são estáticos; em segundo lugar, porque estes, e principalmente os sistemas religiosos, se fazem mais de regras, isto é, de gramáticas, que de vocabulários; em terceiro lugar, porque nem todos os elementos significativos dos sistemas simbólicos se encontram cobertos por termos que os denotem e, finalmente, porque os significados apreendidos pelos dicionários são apenas pontos de referência para se atingir significados constantemente variáveis com os contextos em que os sistemas de significação encontram existência concreta”. (Olga Gudolle Cacciatore, Dicionário de cultos afro-brasileiros, p. 11)

“...os significados apreendidos pelos dicionários são apenas pontos de referência para se atingir significados constantemente variáveis com os contextos em que os sistemas de significação encontram existência concreta” (texto 1).

Deduz-se desse segmento do texto 1 que:

Alternativas
Comentários
  • gabarito A

    não pode estar certo isso, o caso da A é de compreensão, tanto que dá para se achar literalmente no texto, e o enunciado pede interpretação.

  • GABARITO A - os dicionários procuram indicar referências que podem auxiliar na apreensão dos diversos significados nos contextos;

    “...os significados apreendidos pelos dicionários são apenas pontos de referência para se atingir significados constantemente variáveis com os contextos em que os sistemas de significação encontram existência concreta” (texto 1).

    Minha sugestão:É no CONTEXTO que o significado encontra existência concreta, e não no dicionário, que apenas indica referências para que possamos compreender melhor o significado no contextos em que está inserido.

  • " ...são apenas pontos de referência..."

    Ponto de referência para entender o contexto.

    A

  • Essas planilhas de propaganda do Arthur são boas mesmo pra ele supostamente acertar tanto??

  • Jeová, vai na frente. Esses examinadores da FGV só podem ter vindo de outro planeta. Tem cabimento não.

  • A - os dicionários procuram indicar referências que podem auxiliar na apreensão dos diversos significados nos contextos;

  • Analisando FGV, sempre fico em duvida em duas alternativas, ai, na hora da escolha só consigo marca a errada. vot. Jesus misericordioso, como passar nesse meu cargo, vot, ow trem louco.

  • Erro da b: o q está escrito nela não pode ser deduzido do trecho.

  • LETRA A

    Compreendi da seguinte forma: diante dos significados que determinadas palavras podem apresentar em cada contexto, a significação das palavras previstas nos dicionários são apenas referências, ou seja, não são únicas, estáveis apenas para um determinado contexto.

    Por exemplo, manga pode ser a fruta ou a parte da roupa, vai depender do contexto em que está empregada a palavra.

  • Gabarito aos não assinantes: Letra A.

    Em síntese, pode-se simplificar a ideia do trecho com o seguinte pensamento: o dicionários não vão te pegar, colocar dentro de um carro e te levar até o destino. Eles irão te oferecer o "norte", mostrar os vários caminhos... Cabe a você, conforme sua necessidade, usar tais recursos de forma adequada (obviamente que deve haver coerência para tanto).

    Portanto, os dicionários são pontos de referências. Um norte. Para se chegar ao real significado de uma palavra, conforme o seu contexto.

  •  são apenas pontos de referência para se atingir significados constantemente variáveis os dicionários procuram indicar referências que podem auxiliar na apreensão dos diversos significados nos contextos

  • Marquei a letra A por ser a menos errada, os dicionários não PROCURAM INDICAR, ELES INDICAM. ai ai!