SóProvas


ID
3190231
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

“Observei a paisagem da janela, que se estendia por largo espaço e brilhava sob o sol. Verifiquei que a falta de chuvas havia feito estragos e que seria necessário irrigação urgente, mas abandonei a reflexão quando me chamaram ao portão”.

Como a narrativa é marcada por uma sucessão cronológica de fatos, uma sequência de tempos verbais que mostra essa sucessão é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?Observei a paisagem da janela, que se estendia por largo espaço e brilhava sob o sol. Verifiquei que a falta de chuvas havia feito estragos e que seria necessário irrigação urgente, mas abandonei a reflexão quando me chamaram ao portão?.

    ? Temos um encadeamento crescente de ações, primeiro ele observou algo, logo após verificou que seria necessário fazer algo através dessa observação e por último abandonou tudo.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gosto de responder este tipo de questão, pena que a FGV, traz pouco delas.

    Mas, vamos lá, é bem tranquilo achar a sucessão de fatos.

    1ª O autor OBSERVA a paisagem da janela.

    2º Depis, ele VERIFICA da janela, todos os estragos causados pela chuva.

    E por fim 3º ABANDONA a OBSERVAÇÃO, porque o chamaram no portão.

  • Gabarito''E''.

    Observei a paisagem da janela, que se estendia por largo espaço e brilhava sob o sol. Verifiquei que a falta de chuvas havia feito estragos e que seria necessário irrigação urgente, mas abandonei a reflexão quando me chamaram ao portão.”

    Todos os três verbos estão no PRETÉRITO PERFEITO. Expressam um fato ocorrido num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. 

    Há um encadeamento crescente de ações, que depois concluídas, dão sequência à outra.

    Primeiro ele “observou” algo, logo após “verificou” que seria necessário fazer algo através dessa observação e por último “abandonou” tudo.

    Não desista em dias ruins. Lute pelo seus sonhos!

  • Observei (1º ato narrativo - primeiro ele observou a paisagem) a paisagem da janela, que se estendia por largo espaço e brilhava sob o sol (descrição da paisagem, não altera a cronologia, apenas a detalha).

    Verifiquei (2º ato narrativo) que a falta de chuvas havia feito estragos e que seria necessário irrigação urgente (descrição do que foi verificado, não altera a cronologia, está dentro do "verificar"),

    mas abandonei (3º ato narrativo) a reflexão quando me chamaram ao portão (apenas detalha o momento do abandono)”.

    • Uma dica é permanecer nos tempos verbais correlatos ao primeiro sinal da cronologia, remetendo-se ao autor/narrador e não aos outros elementos do texto. Para a cronologia, geralmente há uma correlação entre os modos verbais utilizados (observei, verifiquei, abandonei - pretérito perfeito, atos que começaram e acabaram, indicando uma sequência de fatos -> narrativa).

    • Lembrar que o texto descritivo serve para caracterizar/descrever (congela no tempo/foto), enquanto que o narrativo tem como foco contar a história e, por isso, possui evolução cronológica (possui sequência no tempo/filme).
  • para mim, todos os verbos do trecho caracterizam uma sucessão de fatos. aff

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Luciana Uhren

    a)  INCORRETO.  O  verbo  “observei”  está  no  PRETÉRITO  PERFEITO  e  indica  uma  ação  já  concretizada  no passado. Poderia marcar uma sucessão cronológica de fatos caso os demais verbos estivessem no mesmo tempo verbal. Todavia, os verbos “estendia” e “brilhava” estão no PRETÉRITO IMPERFEITO e são usados para descrever a cena de uma paisagem que permanecia estática enquanto outras ações eram realizadas. 

    b) INCORRETO. A locução verbal “havia feito” está no PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO. Esse tempo verbal expressa um fato ocorrido antes de outro fato já terminado. Os verbos “estendia” e “brilhava” estão no PRETÉRITO IMPERFEITO. O tempo verbal foi usado para descrever uma cena. 

    c)  INCORRETO.  A  locução  verbal  “havia  feito”  está  no  PRETÉRITO  MAIS-QUE-PERFEITO,  tempo  que caracteriza  uma  ação  passada  que  aconteceu  antes  de  outra  ação  no  passado.  No  caso,  as  ações  já concretizadas no passado são as dos verbos “verifiquei” e “abandonei”, que estão no PRETÉRITO PERFEITO. 

    • Portanto,  primeiro  a  falta  de  chuva  fez  estragos  e  só  depois  ele  verificou  isso.  E  depois  disso  ele  teria abandonado a reflexão. Logo, não há uma sucessão cronológica na ordem apresentada na alternativa. Na sequencia de verbos apresentados, a ação de verificar teria acontecido antes, o que não é possível pela escolha dos tempos verbais. 

    d)  INCORRETO.  Essa  alternativa está  errada, pois  "havia  feito"  está  no  PRETÉRITO  MAIS-QUE-PERFEITO. 

    • Portanto,  primeiro  a  falta  de  chuva  fez  estragos  e  só  depois  ele  verificou  isso.  Não  há  uma  sucessão cronológica porque pela forma como a alternativa apresenta a sequência de verbos, a ação de verificar teria acontecido primeiro. 

    e)  CORRETOTodos  os  três  verbos  estão  no  PRETÉRITO  PERFEITO.  Expressam  um  fato  ocorrido  num momento anterior ao atual e que foi totalmente terminado. Há um encadeamento crescente de ações, que depois concluídas, dão sequência à outra.

  • Eu imaginei a cena e consegui responder.

  • Esse é o tipo de questão que vc mais duvida de ter alguma pegadinha