-
Gabarito: A
O texto fala que o formato do livro envolve muitas mudancas ao longo da história, mas algo permanece constante, não muda: ele repõe o conhecimento que circula em uma época.
Ou seja, é necessário que seu conteúdo seja renovado, pois os conhecimentos evoluem a cada época. Se o livro os traduz, esse conteúdo precisa ser constantemente atualizado.
-
Vou estudar mais...Pow... o texto fala da evolução da característica ( do livro em rolo ao formato atual ), e não das atualizações de conhecimento de época ... Português FGV é a minha dificuldade...
-
Você faz a questão. Não entende nada. Erra.
Depois que vê a resposta, pensa: "É mesmo, ó, entendi. Dá próxima eu acerto".
Aí, na próxima, você erra de novo.
Obrigado, FGV.
-
A. há sempre uma necessidade de renovação do livro em razão da contínua evolução dos conhecimentos; correta
-
Palavras-chave: repositório, na época. Ele é importante para registrar o conhecimento, mas fica desatualizado.
-
EXTRAPOLAÇÃO TOTAL
-
Difícil responder uma questão dessas. Pelo nosso conhecimento de mundo a alternativa A está correta, mas de forma alguma esta informação está contida no texto.
Em outras questões, de outras bancas e até mesmo da FGV cobra-se que a resposta errada extrapola o texto, porque não aqui também?
-
Afffffffffffff BANDO DE FDP! BANCA DO DEMÔNIO
-
Fiquei entre a A e E e marquei a Letra E, mas depois - de ter errado, como sempre - percebi que "traz a marca histórica de ter veiculado conhecimentos através dos tempos e, por isso, deve preservar seus conteúdos" tá errado e significa a mesma coisa que dizer que ele se caracteriza por seu conservadorismo (presente no item D).. enfim, na luta para acertar entre as duas que sempre fico em dúvida! :,(
-
FGV -você me dá cada rasteira....depois que a pessoa erra é que a alternativa faz todo sentido.
-
Fácil achar uma justificativa para o gabarito depois de saber a resposta.
-
Quem foi de letra E na confiança que se transformou em desconfiança dá um like. Rsrs...
-
AÍ VOCÊ VAI NA ESTATÍSTICA DA QUESTÃO E PERCEBE QUE NÃO ESTÁ SOZINHO...
FGV, VOCÊ NÃO É DE DEUS!!!
-
repositório= reposição = renovação ....
APMBB
-
FGV Port vocabulário
Sempre fico entre a A e a E, mas acabo indo na E :/
Re·po·si·tó·ri·o
adjetivo
1. [Farmácia] Que serve para guardar ou conservar medicamentos.
substantivo masculino
2. Lugar onde se deposita ou guarda alguma coisa.
3. Coleção de artigos referentes a um assunto.
4. Coleção de leis.
5. Altar que se eleva na rua para descansar a custódia que se leva na procissão
"repositório", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, [consultado em 13-03-2021].
-
"repositório de conhecimento que circulava na época". a resposta está aí. com ela vc percebe que o conhecimento em cada época era registrado em um livro, portanto o livro sempre vai (e deve) acompanhar as inovações que ocorrem no campo do conhecimento.
-
Depois o CEBRASPE que é o satanás em forma de banca examinadora.
-
Vejam:
Matei a questão por um simples fato:
-> (Leve em consideração a Letra E) Estude para um concurso atualmente com uma gramática de 1950.
Ou seja, os livros têm que ir se modificando,não só com novos descobrimentos, mas também com novos entendimentos (nos casos das legislações).
Caso alguém discorde do meu ponto de vista, só falar.
Abç.
-
-
Bom, no meu raciocínio, quando ele falou em repositório de conhecimento, deu a entender que o conhecimento sempre aumenta, o que deve ser ''reposto'' nos livros, visto que precisamos atualiza-los para que ele acompanhe a evolução e continue sendo essa fonte ''autêntica'' de saberes
-
Gente, as vezes acho que estou melhorando. Essa questão eu eliminei as opções sem nem ver o texto(fiquei entre duas obviamente). Será que estou com a visão da quinta dimensão que a FGV exige?
-
Observei vários comentários dizendo que o Gabarito da questão (letra A) não está DENTRO do texto. Esse é o cerne da questão.
Uma das principais características nas provas de Língua Portuguesa da FGV é a distinção entre COMPREENSÃO e INTERPRETAÇÃO de textos.
Compreensão de textos (dentro do texto): é a análise do que está explícito no texto. É uma análise objetiva. É o caso, por exemplo, em que a FGV coloca no enunciado da questão: segundo esse segmento de texto.
Interpretação de textos (além do texto): é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.
A interpretação de texto vai um pouco além da compreensão através de uma análise mais subjetiva do que o autor quis dizer com aquilo que escreveu. É o que ficou subentendido, ou seja, o que podemos concluir para além do que está escrito.
Na questão a banca disse: a leitura do texto nos permite CONCLUIR. Assim, ela quer interpretação e não compreensão.
Nos enunciados, a banca pede interpretação quando utiliza as expressões: “Podemos deduzir”, “Com o apoio do texto, infere-se que”, “Diante do que foi exposto, pode-se concluir que”, “O texto nos permite entender que” e outras.
Sei que pode parecer estranho para algumas pessoas, mas não adianta ficar reclamando. Não decidimos qual será a banca do concurso.
Meu rendimento em provas da FGV subiu muito após eu entender o estilo de cobrança (compreensão e interpretação, oração reduzida e analítica, complemento e adjunto, intertextualidade, além de outros temas padrões da FGV). Uma boa interpretação de texto está diretamente ligada à sua bagagem de leitura, por isso é importante ler frequentemente a respeito de diversos assuntos.
Ridison Lucas
Instagram @PROFRILU
-
COMPREENÇÃO = INTRATEXTO.
- SEGUNDO O TEXTO.
- DE ACORDO COM O TEXTO.
-
aprendi que tem questões da fgv que se você ler a alternativa e achar que tá correta, pode marcar sem extrapolar que é o gabarito
#RUMOAAFOBAÇÃO
gab:A)
-
“O livro acompanha a humanidade há tempos --> Da para deduzir que o texto trata sobre evolução!
-
GAB A) há sempre uma necessidade de renovação do livro em razão da contínua evolução dos conhecimentos; ✔
R = O tempo vai passando, logo, o livro precisa ser alterado, modificado, atualizado.
-
De fato dá pra eliminar a b, d e d. A letra E é compreensão textual e a inferência está na letra A.
-
A frase que circulava na época se refere a conhecimento, não a repositório.
"repositório disso: do conhecimento que circulava na época".
Assim o texto diz que o livro sempre foi um repositório do conhecimento que se tinha numa determinada época, num determinado tempo. Havia os livros de 1950, repositórios do conhecimento dessa época, e hoje há os livros de 2020, repositórios do conhecimento da NOSSA época.
Fui muito ajudado por um comentário com pouquíssimos likes numa questão FGV, dessas polêmicas. Por isso deixo esse coment aqui. Se ele te ajudou responde pra gente se unir na força. TMJ.
-
não poderia ser a E, traz a marca histórica de ter veiculado conhecimentos através dos tempos e, por isso, deve preservar seus conteúdos.
creio pelo motivo de dizer que "não pode ser por DEVE preservar seus conteúdos"
no enunciado diz, Sua história é complexa e envolve inúmeras mudanças
-
"Sua história é complexa e envolve inúmeras mudanças". Só por essa frase já dá para matar a questão. Errei por falta de atenção mesmo. Marquei letra E. Depois voltei e li novamente o texto e está aí a resposta: letra a - há sempre uma necessidade de renovação do livro em razão da contínua evolução dos conhecimentos.
-
O que pode ter levado muitos ao erro como eu, foi querer achar a resposta ficando preso à frase final.
A questão diz: ...a leitura do texto nos leva a concluir...Logo é o que se infere do texto e não desta fase isolada.