-
Gab E.
***
Na frase original há ideia de contrariedade ou oposição, marcada pelo nexo ''mas''.
Na alternativa E há uma ideia de condição, por isso muda o sentido. Condição exposta no trecho '' a menos que eu..''
Nas outras alternativas é mantido o sentido original de oposição ou ideias contrárias, com o uso de ''mesmo sendo contra'', ''apesar de'', a despeito de'', ''ainda que''.
***
A despeito de - Valor semelhante a apesar de, independentemente de.
-
GABARITO: LETRA E
? Sou contra essa visão utilitária, mas é assim que funciona ? conjunção coordenativa adversativa marcando a ideia de contrariedade.
? É assim que funciona a menos que eu seja contra essa visão utilitária ? aqui temos uma conjunção subordinativa adverbial condicional, o sentido passaria a ser de condição, hipótese, originalmente, não temos esse sentido.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
GABARITO - E
Todas as alternativas tem conjunção coordenativa "adversativa" ou passam a ideia de adversidade, com exceção da E conjunção subordinativa adverbial "condicional",
-
A menos que eu seja não ==== EU SOU CONTRA -----> ALTERA o sentido E
APROVADO - Analista de planejamento e desenvolvimento organizacional - pref. mun. SP
-
E. É assim que funciona a menos que eu seja contra essa visão utilitária. altera o sentido original
-
Gabarito "E" - o uso da conjunção adverbial condicional - a menos que - claramente alterou o sentido original da frase apresentada pela banca. Percebam abaixo a diferença entre a frase original e a outra com o sentido alterado:
"Sou contra essa visão utilitária, mas é assim que funciona." - frase original
"É assim que funciona a menos que eu seja contra essa visão utilitária. - frase com sentido alterado pela conjunção condicional.
-
Na letra E (“É assim que funciona a menos que eu seja contra essa visão utilitária”), o conector “a menos que” expressa a ideia de condição, alterando, portanto, o sentido original de oposição entre as orações.
GABARITO: LETRA E
-
A despeito = independentemente
-
Há uma relação de contraste entre " Sou contra essa visão utilitária" e " mas é assim que funciona" tendo em vista o emprego da conjunção coordenativa adversativa "mas".
Assim, ao substituir a estrutura, deve permanecer o valor de contraste
A alternativa (A) está correta, pois a oração " Mesmo sendo contra essa visão utilitária" é subordinada adverbial concessiva reduzida de gerúndio, a qual mantém com a oração principal "é assim que funciona" um valor de contraste.
A alternativa (B) está correta, pois a oração "Apesar de ser contra essa visão utilitária " é subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo, a qual mantém com a oração principal "é assim que funciona" um valor de contraste.
A alternativa (C) está correta, pois a oração "a despeito de eu ser contra essa visão utilitária " é subordinada adverbial concessiva reduzida de infinitivo, a qual mantém com a oração principal "é assim que funciona" um valor de contraste.
A alternativa (D) está correta, pois a oração "Ainda que eu seja contra essa visão utilitária" é subordinada adverbial concessiva, a qual mantém com a oração principal "é assim que funciona" um valor de contraste.
A alternativa (E) é a que deve ser marcada, pois a oração "a menos que eu seja contra essa visão utilitária" é subordinada adverbial condicional, em relação à oração principal "é assim que funciona".
Gabarito: E
-
A frase usa a conjunção "mas" que está expressa com valor de adversidade. Assim, basta encontrar nas alternativas qual não apresenta o mesmo valor. Logo, E.
APMBB
-
-
Fico muito feliz.
acertando questões da FGV cada dia evoluindo.
-
Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;
Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;
E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;
Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial
“FAÇA DIFERENTE”
SEREMOS APROVADOS!
-
Com exceção da alternativa E, todas são concessivas. Sim! CONCESSIVAS! Assim como as adversativas, as concessivas dão um sentido de oposição.
Conjunções coordenadas adversativas -> mas, contudo, entretanto, porém, todavia, no entanto.
Conjunções subordinadas concessivas -> nem que, ainda que, apesar de, posto que, embora, conquanto, a despeito de, malgrado.
-
Até essa questão essa prova de português está fácil demais pra uma prova da FGV. Isso me dá um mau pressentimento.
-
Amo questões da fgv asim.