SóProvas


ID
3191215
Banca
FGV
Órgão
MPE-RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Todo cidadão, numa sociedade democrática, tem o direito às mesmas oportunidades. Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile. (Ana Maria Machado)

Nesse fragmento textual, critica-se sobretudo:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Todo cidadão, numa sociedade democrática, tem o direito às mesmas oportunidades. Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile. (Ana Maria Machado)

    ? Essa foi de matar, desigualdade social ou falta de inserção social? Observa-se que o exposto diz que houve condições supostamente iguais, tanto que o "alguém" passou por uma suposta escola, mas ao final não conseguiu ser INSERIDO EM UM AMBIENTE, subentende-se que o "baile" é relativo a um "emprego" (assim, falta de oportunidades de passar do nível da escola).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Desigualdade Social: "Diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade."

    Inclusão social: "Conjunto de meios e ações que combatem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pelas diferenças de classe social, educação, idade, deficiência, gênero, preconceito social ou preconceitos raciais. Inclusão social é oferecer oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todos."

  • Eu vi os comentários dos meus colegas e acabei por interpretar diferente. Bem, eu acabei interpretando ao "pé da letra", pensei que a seguinte frase:

    Todo cidadão, numa sociedade democrática, tem o direito às mesmas oportunidades. Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile.

    Teria por conclusão a seguinte: aquele que teve acesso à escola acabou por ser excluído de permanecer no "baile", este que diz alusão ao baile funk que é comumente conhecido em periferias. E por tal qualidade, de ser escolarizado, foi excluído do meio do baile e por conseguinte das pessoas daquela região.

    Algum erro, pode mandar msg ;)

  • Gabarito: C

    Eu fiquei em dúvida entre as opções A e C, e depois de errar, tentei interpretar a questão com a resposta correta, mas ainda acho as questões da FGV um pouco subjetivas e tenho bastante dificuldade.

    Na minha visão, a desigualdade social não é meramente econômica. Existem formas de desigualdade social (de gênero, de raça, inclusive econômica/de classes), e por isso essa questão pegou pra mim. Mas, pensando duas vezes, o texto não fala sobre desigualdade social (dificuldade de acesso à direitos básicos por determinado grupo/classe social).

    Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile.

    O alguém que "passou por uma escola", em teoria, teve acesso à educação. Mas, sentir-se "barrado no baile" significa (ao meu ver) que este alguém não conseguiu usufruir as recompensas/benefícios de ter estudado (como o baile, de formatura, é para quem terminou a escola), pois faltam políticas de inclusão social para esta pessoa - ou seja, mesmo escolarizada, não tem oportunidades pós-escola, como no mercado de trabalho, por exemplo.

  • Pelo que entendi:

    Desigualdade social é abrangente. Por isso, alternativa errada.

    O fragmento deixa bem claro a falta de inserção social. exclusão de entrar em certos ambientes por fazer parte de certa escola.

    escola, no texto, está no sentido figurado.

    Baile também está no sentido figurado;

    Baile pode ser baile de gala, alta sociedade, empregos muito bem remunerados e etc.;

    Escola = escola da vida = comunidades, uma das formas de entender esse fragmento;

    Desistir Nunca!

    Aprovado - Analista de Planejamento e desenvolvimento organizacional - Pref. munic. SP.

  • C. a falta de inserção social; correta

  • Se falta inserção social, há desigualdade, pois alguns conseguem.

    Se menciona a escola, há algo de errado com ela. Analfabeto não é, poderia ser funcional. O problema poderia estar na pedagogia escolar. Porque não?

  • O trecho “Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile” expressa a ideia de exclusão. A única opção em que temos de forma explícita essa ideia de exclusão (ou falta de inserção) é a letra C (falta de inserção social).

    A dúvida poderia pairar sobre a letra A (desigualdade social), mas entendo que a crítica é anterior à desigualdade. A crítica se concentra no fato de que nem todos os indivíduos possuem as mesmas oportunidades. Passamos pela mesma vida (escola), mas alguns são barrados no baile (são excluídos).

    Esse quadro de exclusão gera desigualdade, mas veja que esta é uma consequência da falta de inclusão. O texto critica a causa, não o efeito, daí a resposta ser a letra C.

    GABARITO: LETRA C

  • Eu havia acertado na primeira marcação, mas não confiei em mim e remarquei outra alternativa que foi a errada. A FGV está me deixando insegura.

  • acertei, mas não faço a menor ideia do porquê

  • A letra A parece-me mais coerente que a letra C, mas vai entender o pensamento dessas bancas.

  • Só com super poderes pra saber.

  • È preciso atentar-se para o que está no texto para não gerar dúvida. Ele afirma que não é uma questão de desisgualdade, mas sim do cidadão não se SENTIR excluído.

    Todo cidadão, numa sociedade democrática, tem o direito às mesmas oportunidades. Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile. 

    APMBB

  • Quem mais lembrou da música barrado no baile de Edson Gomes ? rsrsrssr

  • DÚVIDAS ENTRE C E A?

    1) Primeiramente, olhar o comando da questão: critica-se SOBRETUDO (Principalmente)

    2) Sobre a alternativa A, ela não é a resposta pois olhando o comando da questão: ele pede A CRÍTICA PRINCIPAL, logo observa-se que ele crítica a desigualdade social sim, mas é a principal crítica? NÃO. Por que? ela é muito ampla e consequência de fatores como falta de inserção social.

    TRECHOS IMPORTANTES:

    -Direitos as mesmas oportunidades

    - Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile. ( Sentido figurado, concluindo que devido não ter as mesmas oportunidades o indivíduo fica excluído da sociedade).

  • TENDI PIKA NENHUMA

  • Podia ser qualquer das duas alternativas, "Falta de inserção social" e "desigualdade social".

  • A questão requer interpretação textual.


    Devemos nos atentar para a palavra-chave no enunciado: sobretudo (= principalmente). Significa dizer que esse fragmento textual pode estar fazendo uma ou mais críticas, entretanto apenas uma se sobressai, isto é, a autora, a partir de seu posicionamento, traz uma reflexão maior para uma determinada questão social.


    Alternativa (A) incorreta - Desigualdade social é muito parecido com inserção social. Porém, ao analisar a metáfora “barrado no baile", que o texto traz, fica nítido perceber que a crítica principal é a falta de inserção social.


    Exemplos de falta de inserção:

    . não dar as mesmas oportunidades de emprego a pessoas de classes sociais diferentes, de gêneros diferentes, aos transgêneros, mesmo tendo seus estudos concluídos.

    Outro exemplo também relevante é não inserir no mercado de trabalho alguém com necessidades especiais, mesmo tendo passado por uma escola.

    Resumindo, a falta de inserção social provoca a desigualdade social. Por isso, podemos afirmar que esta não é a crítica social predominante no texto, embora a desigualdade social seja fruto da falta das mesmas oportunidades para todos.

    Alternativa (B) incorreta - Se pensarmos no fato de que nem todas as pessoas usufruem dos mesmos direitos, poder-se-á afirmar que há uma crise na democracia. Todavia, essa não é a crítica principal nesse fragmento, uma vez que é um assunto mais abrangente.


    Alternativa (C) correta - Vide explicação na alternativa (A).


    Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile", essa expressão metafórica configura a crítica principal do texto. Mesmo tendo direito às mesmas oportunidades, nem todos são inseridos socialmente por diversos motivos, o que nos deixa a dúvida se realmente vivemos em uma sociedade democrática.

    Alternativa (D) incorreta - Não é um assunto abordado no texto.


    Alternativa (E) incorreta - Não é um assunto abordado no texto.



    Gabarito da Professora: Letra C.

  • marolei

  • Ao meu ver, esse texto foi bem escolhido por tratar uma situação que normalmente aconteceria de forma contrária: uma pessoa que não passou por uma escola sentir-se "barrada no baile".

    é só mudar o "Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile." por "Não podemos admitir que alguém que NÃO passou por uma escola sinta-se barrado no baile." e verá que claramente trata-se de inserção social.

    minha visão. bons estudos a todos

  • sinceramente, não sei como eu acertei kkkkkk,

    GAB:C)

    #rumoaafobação

    Um forte abraço

  • Nesse fragmento textual, critica-se sobretudo (a característica principal) **A CAUSA**

    Todo cidadão, numa sociedade democrática, tem o direito às mesmas oportunidades. Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado (exclusão; ficou de fora) no baile. (Ana Maria Machado)

    exclusão = falta de inserção social;

    A) a desigualdade social;

    R = É uma consequência da exclusão social.

    C) a falta de inserção social;

  • Se liga no enunciado, procura uma palavra que seja igual ou de mesmo sentido, papoca a caneta, e reza, mas reza muuuuito

    #RumoaAfobação

  • O trecho “Não podemos admitir que alguém que passou por uma escola sinta-se barrado no baile” expressa a ideia de exclusão. A única opção em que temos de forma explícita essa ideia de exclusão (ou falta de inserção) é a letra C (falta de inserção social).

    A dúvida poderia pairar sobre a letra A (desigualdade social), mas entendo que a crítica é anterior à desigualdade. A crítica se concentra no fato de que nem todos os indivíduos possuem as mesmas oportunidades. Passamos pela mesma vida (escola), mas alguns são barrados no baile (são excluídos).

    Esse quadro de exclusão gera desigualdade, mas veja que esta é uma consequência da falta de inclusão. O texto critica a causa, não o efeito, daí a resposta ser a letra C.

    GABARITO: LETRA C

    Fonte: prof. Zé Maria - Direção Concursos

  • O gabarito é letra C mesmo.

    Nessa questão a pessoa está se sentindo barrada no baile de favela não é porque ela é mais pobre, e sim porque ela é estudada. Então não poderia ser a desigualdade social, já que naquele ambiente só haveria gente sem estudos. A barreira não está na pobreza, está na falta de inserção social porque o fato de se ter estudos faz com que a pessoa se sinta deslocada.

  • Acho que para responder essa questão corretamente teria que ler o texto da questão anterior, porque assim faz sentido ser essa alternativa. O texto da questão anterior era: “Ler não é natural. Mesmo falar e conversar não são atos naturais, são culturais. Portanto, ninguém nasce sabendo falar, conversar, ler ou escrever. Nem aprende sozinho. São habilidades e conhecimentos que precisam ser transmitidos e ensinados. A linguagem articulada não é um fenômeno da natureza, é da cultura. Vem do grupo social, ou seja, se ninguém ensinar, não se aprende.”

    Aqui dá uma ideia de inclusão social !