-
Gab A.
***
O primeiro período é narrativo pois há personagens- os alunos-, há lugar - aula, escola- e também existe ação -todos saem correndo-.
Assim, sobram as alternativas A e B.
Já no segundo período não existe descrições de algo e nem adjetivos, portanto não é descritivo, mas sim um acontecimento exposto.
-
Onde há a presença de algum elemento que nos conduza a dissertação? Com a palavra nosso nobre professor de filosofia do QC. Preferencialmente sugiro que resolva a questão antes de visualizar o gabarito fornecido pela banca.
-
Meu modo de raciocínio foi: Narrativo:Terceira pessoa está narrando o que acontece no colégio, que após o término das aulas, os alunos farão atiividades extras dentro do colégio.
"Eles não estão com pressa de ir embora..." conseguem perceber que há alguém ali vendo a ação dos alunos?
Dissertação expositiva: Tenho uma anotação, daqui do QC mesmo, que diz: "Dissertação expositiva, expõe ideia OU pontos de vistas..."
"Os alunos não estão com pressa pra ir embora, como seria de se esperar", o autor do texto expõe o ponto de vista DELE, sobre os alunos não terem pressa de ir embora, porque ELE esperava que fosse o contrário.
Não sei se a teoria correta, mas me ajudou a chegar no gabarito: A
-
Gabarito: A
Segui o mesmo raciocínio da Camile.
"Assim que toca o sinal indicando o fim das aulas, um grupo de alunos sai correndo das salas.". Narrativo, com narrador-observador. É como se estivéssemos lendo um livro, que contasse a história desses personagens (alunos).
"Eles não estão com pressa de ir embora, como seria de se esperar após nove horas e meia de atividade escolar, mas para ir ao pátio, onde vão ensaiar para a fanfarra ou treinar handebol.". "Como seria de se esperar" expõe a posição do autor em relação ao acontecimento, caracterizando um texto dissertativo-expositivo.
Eu costumava associar sempre textos dissertativos à argumentação. Mas uma dissertação não necessariamente é argumentativa, porque nem sempre há a necessidade de convencer o leitor, como nesse caso.
-
Gabarito: a
--
Para diferenciar um texto descritivo de um narrativo:
Narrativo: pense como se estivesse vendo um filme; verbos no passado.
Descritivo: pense como se estivesse vendo uma foto.
-
A. narrativo / dissertativo-expositivo; correta
-
Não vejo de maneira tão simples. Pra mim, fica uma nuance de argumentativo. O autor opina quando se diz surpreendido com a atitude dos alunos, e não apenas informa. Seria narrativo / dissertativo-argumentativo. Sei que essa opção não existe, mas chamar de expositivo é um pouco forçado.
-
Jaílson e Marcelo, a alternativa é "argumentativo-expositivo". Para ser dissertativo deveria ter apresentado premissas e conclusão. Argumentativo-expositivo porque descreve um fato colocando sua opinião.
-
Não é dissertativo-argumentativo pelo fato que que o autor não está se posicionando em relação a nada, e nem argumentando para convencer ngm sobre nada. Ele simplesmente está dizendo o que a pessoas pensavam que fosse - ir embora para casa - que seria "o habitual", "o normal", mas não, o motivo é outro.
-
Assertiva A
narrativo / dissertativo-expositivo;
-
Fonte: aula do professor Andresan Machado
"Assim que toca o sinal indicando o fim das aulas, um grupo de alunos sai correndo das salas": São duas ações sequenciais, o que indica que o texto é narrativo. Atenção: ações simultâneas são características de textos descritivos.
"Eles não estão com pressa de ir embora, como seria de se esperar após nove horas e meia de atividade escolar,mas para ir ao pátio, onde vão ensaiar para a fanfarra ou treinar handebol": Há uma análise, então o texto é dissertativo.
Nota: Para o professor há erro da banca, pois o "como seria de se esperar" exprime uma opinião, portanto, texto disertativo-argumentativo. Como não há essa opção, a resposta é dissertativo-expositivo.
-
O texto dissertativo-expositivo tem como objetivo informar e esclarecer o leitor através da exposição de um determinado assunto ou tema. Não há a necessidade de convencer o leitor, apenas de expor conhecimentos, ideias e pontos de vista.
O texto narrativo é aquele que narra uma história através da sequência de fatos. A sucessão de acontecimentos é contada por um narrador que apresenta os principais elementos da narração. A estrutura básica de um texto narrativo é formada pela introdução, pelo desenvolvimento e pela conclusão, ou seja, ele tem começo, meio e fim
#Avante!
-
narrativo???????? não tem personagem nem enredo.
-
Letra A- Narrativo- Dissertativo expositivo.
-
Letra A- Narrativo- Dissertativo expositivo.
-
Acertou ou erro a questão?
Sempre peça o comentário do professor. A grande maioria das questões não tem comentários dos professores.
-
cara, jurava que seria a B
-
Dissertativo expositivo: ainda que o autor em alguns momentos do texto opine, sua intenção não é defender um ponto de vista do tema, mas sim expor ideias sobre esse determinado assunto. Ele não descreve, o texto não é estático, porém o autor, logo na introdução do texto, narra, conta uma história (tem uma ordem cronológica dos acontecimentos).
-
Narrativo: história, personagens e acontecimentos (quem, onde, quando...)
Dissertação Expositiva: explica algo, o motivo de tal acontecimento mas SEM a opinião do autor, apenas fatos reais.
-
-
Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores.
Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações;
Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo;
E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração;
Dicas e métodos de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial
“FAÇA DIFERENTE”
SEREMOS APROVADOS!
-
Texto Narrativo: PENTE (Personagem, Enredo, Narração, Tempo e Espaço).
-
· TIPOS DE TEXTOS
1) Texto Narrativo: O autor quer contar uma história, verbos no PASSADO (Ex: Hoje pela manhã, vesti roupa de frio); P= Personagens E= Enredo (História) N=Narração T=Tempo =Espaço
Narrativo -> Está para um FILME. No decorrer da leitura, imagina-se a cena acontecendo. Progressão temporal.
TEXTO NARRATIVO -
*Uma sequencia de acontecimentos, fatos ocorridos (passagem de tempo).
*Predominância de verbos no pretérito do indicativo (acontecimentos realizados).
-----------------------------------------------------
2) Texto Descritivo: Conta uma história mais detalhada, (Ex: Hoje pela manhã, estava chovendo. Tive que vesti roupa de frio, aquela preta com listras cinza sem botão);
Descritivo -> Está para uma FOTO. Apresenta uma característica de alguma coisa, mas com caráter estático. Sem progressão temporal.
TEXTO DESCRITIVO -
*Apontamento de características, fatos, acontecimentos. Descrição! (tempo estático).
*Predominância de verbos no presente do indicativo e pretérito imperfeito.
-----------------------------------------------------
3) Texto Dissertativo: Fala sobre um assunto; verbos no PRESENTE.
- Dissertativo Informativo/Expositivo: Informa algum assunto ao leitor;
- Dissertativo Argumentativo: O autor expõe sua opinião;
-----------------------------------------------------
4) Texto Injuntivo: Texto que serve para orientar o leitor, verbos no IMPERATIVO (Ex: Bula de remédio e receita de bolo).
Características do texto injuntivo:
• Emprega verbos normalmente no modo imperativo (Ex.: FAÇA, LEIA, ETC.).
• Utiliza sempre o padrão culto da língua, com linguagem clara e acessível a todo tipo de pessoa.
• Tem predominância da função referencial da linguagem.
-
A vontade de vencer é grande, mas a de chorar é maior kkkkkkkkkk
-
quando eu penso que sei, nada sei!
-
Narrativo: pois há um background de fundo contando sobre alunos de uma determinada, assim tendo elementos como: espaço, personagem, tempo e entre outros.
Dissertativo-expositivo: Pois expõe dados ao leitor sobre a escola querer implementar o período integral de ensino.
Portanto, Alternativa A.
Bons Estudos! ^_^ <3
-
GAB.: A
- os trecho.: "Assim que toca o sinal indicando o fim das aulas, um grupo de alunos sai correndo das salas." e "Em um colégio onde 30% dos alunos repetiam ou abandonavam os estudos, houve um receio inicial em aumentar o tempo de classe, com o período integral."
- indicam respectivamente os gêneros de narração pois registra ação ocorrida e exposição pois indica fato ocorrido